Benfica perde primeiro jogo da Champions em casa contra Zenit

DR Isabel Cutileiro, SportLisboaBenfica / Facebook

-

O Benfica estreou-se na fase de grupos da Liga dos Campeões com uma inesperada derrota caseira perante o Zenit, por 2-0, numa encontro marcado pela expulsão do guarda-redes Artur e pela “traição” de Witsel.

No Estádio da Luz, no arranque do Grupo C, o médio belga e antigo jogador dos “encarnados” Witsel marcou de cabeça aos 22 minutos, sem festejos à mistura, o segundo golo dos russos, instantes depois de Artur ter visto o vermelho direto, por ter derrubado Danny, que seguia isolado.

Antes, logo aos cinco minutos, Hulk abriu o marcador para a formação treinada pelo português André Villas-Boas, numa jogada de contra-ataque com muitas culpas para Eliseu, que ficou a “milhas” do internacional brasileiro.

Foi um jogo ingrato para os campeões portugueses, que muito cedo na partida ficaram com menos uma unidade e com dois golos de desvantagem.

A derrota até podia ter sido mais pesada, face às inúmeras oportunidades criadas pelo Zenit, mas os “encarnados” nunca viraram a cara à luta e também podiam, e até mereciam, ter pelo menos marcado um golo.

Este resultado iguala o pior registo em casa do Benfica na fase de grupos das “Champions”, que data de 02 de outubro de 2012, quando foi derrotado na Luz pelo FC Barcelona, pelos mesmos números.

Além disso, esta foi a primeira vez que um emblema russo venceu no Estádio do Luz.

Apesar de ter sido uma má estreia da formação de Jorge Jesus e com a vitória (1-0) do AS Mónaco perante o Bayer Leverkusen, o Benfica continua a ter condições para alcançar um lugar nos oitavos de final, num Grupo C que promete ser dos mais equilibrados e imprevisíveis desta fase.

Com os ex-benfiquistas Garay, Witsel e Javi Garcia no “onze” e ainda com os conhecidos Hulk e Danny, o Zenit entrou muito bem na partida, perante um Benfica que apresentou a mesma equipa que goleou (5-0) o Vitória de Setúbal no campeonato, mas entrou em campo “adormecido”.

Os vice-campeões russos aproveitaram e logo aos cinco minutos colocaram-se em vantagem através de uma finalização sublime de Hulk, que apareceu na área completamente sozinho, depois de Eliseu ser ter “esquecido” que seguir o antigo jogador do FC Porto.

Hulk esteve mesmo endiabrado neste encontro, criando várias oportunidades de golo, incluindo um remate ao poste na segunda parte.

Um dos lances cruciais da partida aconteceu aos 18 minutos, com o guarda-redes Artur, muito azarado nos jogos na Luz neste início de temporada, a derrubar Danny, quando o internacional português seguia isolado para a baliza.

O guardião Paulo Lopes foi chamado, acabando Talisca por ser o sacrificado.

Ainda estava a o Benfica a reorganizar quando Witsel aproveitou um pontapé de canto de Danny para fazer o segundo do Zenit, um golo que praticamente “matou” o encontro.

A partir daí, com consciência que o resultado poderia ser ainda mais pesado, o Benfica começou a defender em bloco no seu meio campo, só saindo pela certa para o ataque, com Salvio a ser o mais inconformado.

Mesmo assim, foi criando algumas oportunidades, cabeando as mais claras a Luisão e a Lima.

Já o Zenit, com a vitória particamente garantida no “bolso”, baixou claramente o ritmo de jogo, mas criou várias oportunidades para sair da Luz com uma goleada.

 

Real Madrid goleia Basileia; Liverpool só chega à vitória nos descontos

Cristiano Ronaldo foi um dos melhores em campo na vitória dos ‘merengues’ frente ao Basileia treinado por Paulo Sousa num jogo que terminou 5-1, a maior goleada desta noite europeia. Os ‘reds’ passaram por grandes dificuldades contra o Ludogorets e foi uma grande penalidade nos momentos finais que os livrou de um empate embaraçoso.

No Santiago Bernabéu, o Real Madrid entrou com o pé a fundo no acelerador para não dar hipóteses aos suíços do Basileia orientados por Paulo Sousa.

Aos 14 minutos, um autogolo de Suchy deu vantagem aos ‘merengues’. Em sete minutos, o Real Madrid sentenciou o jogo: Gareth Bale à meia hora, Ronaldo no minuto seguinte e James Rodríguez aos 37 colocaram o resultado em 4-0.

No minuto seguinte, Derlís González, ponta de lança paraguaio que já passou pelos quadros do Benfica, reduziu a desvantagem do Basileia. O 5-1 final seria da autoria de Karim Benzema que marcou aos 79 minutos e selou a goleada desta noite europeia, um resultado que dá confiança aos ‘merengues’.

O Liverpool passou por maus momentos em Anfield Road mas conseguiu os três pontos face ao Ludogorets do português Fábio Espinho.

Balotelli inaugurou o marcador aos 82 minutos e Abalo empatou o encontro a um minuto do final do tempo regulamentar.

Mas Steven Gerrard, de grande penalidade, deu a vitória aos ‘reds’ já nos descontos.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …

Secretas alertaram a Casa Branca para o perigo do coronavírus em novembro

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos alertaram o Pentágono e a Casa Branca, no fim de novembro, que o novo coronavírus estava a espalhar-se em Wuhan, avisando que o vírus estaria a mudar o …

Pandemia pode criar mais 520 milhões de pobres

Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) conclui que a pandemia do novo coronavírus poderá deixar mais 520 milhões de pessoas a viver com rendimentos inferiores a cinco euros por dia, num cenário de …

Cerca de 20% dos eleitores de Bolsonaro estão arrependidos da escolha

De acordo com uma sondagem divulgada esta quarta-feira, 83% dos inquiridos garantiram não estar arrependidos de terem votado em Jair Bolsonaro e 39% consideram "ruim ou péssima" a gestão do Presidente brasileiro face à crise …

Cascais comprou 850 mil máscaras à China. Vão ser vendidas à população a 70 cêntimos

A Câmara Municipal de Cascais investiu cinco milhões de euros na compra de equipamento médico e material de proteção individual. Com as pistas cheias de aeronaves paradas, o aeroporto de Lisboa viu aterrar mais um avião …

Tribunal dos Estados Unidos confirma 18 anos de prisão para familiares de Maduro

Um tribunal de apelação de Nova Iorque ratificou a condenação a 18 anos de prisão de dois familiares do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por conspiração para enviar droga para os Estados Unidos. "Fica ordenado, julgado …

Ana Gomes espera "verdadeiro Portugal Leaks" com Rui Pinto a colaborar com a justiça

A antiga eurodeputada Ana Gomes considerou que “é um verdadeiro Portugal Leaks” que se pode esperar a partir de agora, depois de Rui Pinto aceitar colaborar com a justiça portuguesa. O criador do Football Leaks e …