Benfica perde primeiro jogo da Champions em casa contra Zenit

DR Isabel Cutileiro, SportLisboaBenfica / Facebook

-

O Benfica estreou-se na fase de grupos da Liga dos Campeões com uma inesperada derrota caseira perante o Zenit, por 2-0, numa encontro marcado pela expulsão do guarda-redes Artur e pela “traição” de Witsel.

No Estádio da Luz, no arranque do Grupo C, o médio belga e antigo jogador dos “encarnados” Witsel marcou de cabeça aos 22 minutos, sem festejos à mistura, o segundo golo dos russos, instantes depois de Artur ter visto o vermelho direto, por ter derrubado Danny, que seguia isolado.

Antes, logo aos cinco minutos, Hulk abriu o marcador para a formação treinada pelo português André Villas-Boas, numa jogada de contra-ataque com muitas culpas para Eliseu, que ficou a “milhas” do internacional brasileiro.

Foi um jogo ingrato para os campeões portugueses, que muito cedo na partida ficaram com menos uma unidade e com dois golos de desvantagem.

A derrota até podia ter sido mais pesada, face às inúmeras oportunidades criadas pelo Zenit, mas os “encarnados” nunca viraram a cara à luta e também podiam, e até mereciam, ter pelo menos marcado um golo.

Este resultado iguala o pior registo em casa do Benfica na fase de grupos das “Champions”, que data de 02 de outubro de 2012, quando foi derrotado na Luz pelo FC Barcelona, pelos mesmos números.

Além disso, esta foi a primeira vez que um emblema russo venceu no Estádio do Luz.

Apesar de ter sido uma má estreia da formação de Jorge Jesus e com a vitória (1-0) do AS Mónaco perante o Bayer Leverkusen, o Benfica continua a ter condições para alcançar um lugar nos oitavos de final, num Grupo C que promete ser dos mais equilibrados e imprevisíveis desta fase.

Com os ex-benfiquistas Garay, Witsel e Javi Garcia no “onze” e ainda com os conhecidos Hulk e Danny, o Zenit entrou muito bem na partida, perante um Benfica que apresentou a mesma equipa que goleou (5-0) o Vitória de Setúbal no campeonato, mas entrou em campo “adormecido”.

Os vice-campeões russos aproveitaram e logo aos cinco minutos colocaram-se em vantagem através de uma finalização sublime de Hulk, que apareceu na área completamente sozinho, depois de Eliseu ser ter “esquecido” que seguir o antigo jogador do FC Porto.

Hulk esteve mesmo endiabrado neste encontro, criando várias oportunidades de golo, incluindo um remate ao poste na segunda parte.

Um dos lances cruciais da partida aconteceu aos 18 minutos, com o guarda-redes Artur, muito azarado nos jogos na Luz neste início de temporada, a derrubar Danny, quando o internacional português seguia isolado para a baliza.

O guardião Paulo Lopes foi chamado, acabando Talisca por ser o sacrificado.

Ainda estava a o Benfica a reorganizar quando Witsel aproveitou um pontapé de canto de Danny para fazer o segundo do Zenit, um golo que praticamente “matou” o encontro.

A partir daí, com consciência que o resultado poderia ser ainda mais pesado, o Benfica começou a defender em bloco no seu meio campo, só saindo pela certa para o ataque, com Salvio a ser o mais inconformado.

Mesmo assim, foi criando algumas oportunidades, cabeando as mais claras a Luisão e a Lima.

Já o Zenit, com a vitória particamente garantida no “bolso”, baixou claramente o ritmo de jogo, mas criou várias oportunidades para sair da Luz com uma goleada.

 

Real Madrid goleia Basileia; Liverpool só chega à vitória nos descontos

Cristiano Ronaldo foi um dos melhores em campo na vitória dos ‘merengues’ frente ao Basileia treinado por Paulo Sousa num jogo que terminou 5-1, a maior goleada desta noite europeia. Os ‘reds’ passaram por grandes dificuldades contra o Ludogorets e foi uma grande penalidade nos momentos finais que os livrou de um empate embaraçoso.

No Santiago Bernabéu, o Real Madrid entrou com o pé a fundo no acelerador para não dar hipóteses aos suíços do Basileia orientados por Paulo Sousa.

Aos 14 minutos, um autogolo de Suchy deu vantagem aos ‘merengues’. Em sete minutos, o Real Madrid sentenciou o jogo: Gareth Bale à meia hora, Ronaldo no minuto seguinte e James Rodríguez aos 37 colocaram o resultado em 4-0.

No minuto seguinte, Derlís González, ponta de lança paraguaio que já passou pelos quadros do Benfica, reduziu a desvantagem do Basileia. O 5-1 final seria da autoria de Karim Benzema que marcou aos 79 minutos e selou a goleada desta noite europeia, um resultado que dá confiança aos ‘merengues’.

O Liverpool passou por maus momentos em Anfield Road mas conseguiu os três pontos face ao Ludogorets do português Fábio Espinho.

Balotelli inaugurou o marcador aos 82 minutos e Abalo empatou o encontro a um minuto do final do tempo regulamentar.

Mas Steven Gerrard, de grande penalidade, deu a vitória aos ‘reds’ já nos descontos.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …