Benfica perde com o Anderlecht na despedida de Jonas

O Benfica perdeu por 2-1 com os belgas do Anderlecht, no primeiro jogo de preparação para a nova temporada, que serviu de apresentação do plantel principal de futebol das águias.

No Estádio da Luz, antes do encontro de preparação com o Anderlecht, os 32 jogadores benfiquistas foram entrando um a um no relvado, encaminhando-se para o palanque que se encontrava no centro do terreno de jogo.

Fejsa, Raúl de Tomás, Seferovic, Pizzi, Samaris, Rafa ou o técnico Bruno Lage foram dos mais aplaudidos pelos adeptos, mas a maior ovação ficou reservada para Jonas, o último dos elementos a mostrar-se aos presentes, envergando a camisola 10.

O presidente encarnado, Luís Filipe Vieira, presenteou o brasileiro com um troféu em forma de águia, e Jonas retribuiu o gesto, oferecendo também ele uma placa ao líder benfiquista, antes de ambos selarem o momento com um abraço e visivelmente emocionados.

Jonas assinalou a despedida dos relvados integrado no onze benfiquista, tendo saído do relvado ao fim de dez minutos, o número da sua camisola.

Num relvado da Luz em muito más condições, Bruno Lage manteve o habitual 4x4x2 e lançou de início os reforços Caio Lucas e Raúl de Tomás. A baliza começou por ser defendida por Zlobin, enquanto Salvio foi aposta como lateral direito, num quarteto defensivo formado ainda por Ferro, Jardel e Grimaldo. O meio-campo ficou entregue a Florentino, Gabriel, Caio Lucas e Taarabt, cabendo a Jonas e De Tomás as despesas na frente de ataque.

Só ao quarto de hora surgiram os primeiros lances de perigo, com Caio Lucas a ‘disparar’ ao lado e De Tomás a ficar perto de um golo de antologia, num ‘chapéu’ do meio-campo, que acabou por ficar mais curto do que o esperado.

Os belgas, agora sob o comando de Vincent Kompany, até há pouco tempo capitão do Manchester City e que assumiu as funções de jogador-treinador, ameaçaram por Vlap e, pouco depois da meia hora, chegaram ao golo: Doku ‘desbravou’ caminho pela direita e, quando cruzou, viu Jardel desviar a bola para a própria baliza.

No segundo tempo, e após várias mexidas operadas por Bruno Lage, os campeões nacionais conseguiram reduzir aos 68 minutos, por intermédio de Chiquinho, médio que está de volta aos ‘encarnados’, após uma época em que se destacou no Moreirense.

Com uma semana de preparação, o Benfica manifestava dificuldades na transição defensiva, ou seja, na recuperação após a perda da bola, abrindo ‘clareiras’ que o Anderlecht aproveitava para se aproximar da baliza à guarda de Zlobin.

As dificuldades foram de tal forma evidentes que os belgas marcaram o segundo tento, da autoria de Isaac Thelín, na sequência de um canto, e só não chegaram ao terceiro porque Jardel foi crucial para evitar a finalização de um adversário.

No calendário de preparação dos encarnados, seguem-se partidas com Académica, Chivas, Fiorentina e AC Milan, antes do primeiro duelo oficial da temporada, frente ao rival Sporting, na Supertaça, marcada para 4 de agosto, no Estádio Algarve.

ZAP ZAP // Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …