Benfica perde com o Anderlecht na despedida de Jonas

O Benfica perdeu por 2-1 com os belgas do Anderlecht, no primeiro jogo de preparação para a nova temporada, que serviu de apresentação do plantel principal de futebol das águias.

No Estádio da Luz, antes do encontro de preparação com o Anderlecht, os 32 jogadores benfiquistas foram entrando um a um no relvado, encaminhando-se para o palanque que se encontrava no centro do terreno de jogo.

Fejsa, Raúl de Tomás, Seferovic, Pizzi, Samaris, Rafa ou o técnico Bruno Lage foram dos mais aplaudidos pelos adeptos, mas a maior ovação ficou reservada para Jonas, o último dos elementos a mostrar-se aos presentes, envergando a camisola 10.

O presidente encarnado, Luís Filipe Vieira, presenteou o brasileiro com um troféu em forma de águia, e Jonas retribuiu o gesto, oferecendo também ele uma placa ao líder benfiquista, antes de ambos selarem o momento com um abraço e visivelmente emocionados.

Jonas assinalou a despedida dos relvados integrado no onze benfiquista, tendo saído do relvado ao fim de dez minutos, o número da sua camisola.

Num relvado da Luz em muito más condições, Bruno Lage manteve o habitual 4x4x2 e lançou de início os reforços Caio Lucas e Raúl de Tomás. A baliza começou por ser defendida por Zlobin, enquanto Salvio foi aposta como lateral direito, num quarteto defensivo formado ainda por Ferro, Jardel e Grimaldo. O meio-campo ficou entregue a Florentino, Gabriel, Caio Lucas e Taarabt, cabendo a Jonas e De Tomás as despesas na frente de ataque.

Só ao quarto de hora surgiram os primeiros lances de perigo, com Caio Lucas a ‘disparar’ ao lado e De Tomás a ficar perto de um golo de antologia, num ‘chapéu’ do meio-campo, que acabou por ficar mais curto do que o esperado.

Os belgas, agora sob o comando de Vincent Kompany, até há pouco tempo capitão do Manchester City e que assumiu as funções de jogador-treinador, ameaçaram por Vlap e, pouco depois da meia hora, chegaram ao golo: Doku ‘desbravou’ caminho pela direita e, quando cruzou, viu Jardel desviar a bola para a própria baliza.

No segundo tempo, e após várias mexidas operadas por Bruno Lage, os campeões nacionais conseguiram reduzir aos 68 minutos, por intermédio de Chiquinho, médio que está de volta aos ‘encarnados’, após uma época em que se destacou no Moreirense.

Com uma semana de preparação, o Benfica manifestava dificuldades na transição defensiva, ou seja, na recuperação após a perda da bola, abrindo ‘clareiras’ que o Anderlecht aproveitava para se aproximar da baliza à guarda de Zlobin.

As dificuldades foram de tal forma evidentes que os belgas marcaram o segundo tento, da autoria de Isaac Thelín, na sequência de um canto, e só não chegaram ao terceiro porque Jardel foi crucial para evitar a finalização de um adversário.

No calendário de preparação dos encarnados, seguem-se partidas com Académica, Chivas, Fiorentina e AC Milan, antes do primeiro duelo oficial da temporada, frente ao rival Sporting, na Supertaça, marcada para 4 de agosto, no Estádio Algarve.

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Alves escolhido para a presidência executiva do Banco Montepio

Pedro Gouveia Alves, atual presidente do Montepio Crédito, foi escolhido para novo CEO do Banco Montepio. O nome reuniu o consenso de Carlos Tavares e de Tomás Correia. O Banco Montepio escolheu Pedro Alves como novo …

Tancos. Sindicato dos procuradores sugere que ordem para não inquirir Costa e Marcelo é ilegal

O Sindicato dos procuradores sugere que a ordem do diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que travou a inquirição de António Costa e de Marcelo Rebelo de Sousa, como testemunhas no …

Guardas prisionais voltam à greve pela quinta vez desde setembro

Esta será a quinta greve dos guardas prisionais, convocada pelo SNCGP, desde setembro. O presidente do sindicato diz que, caso se mantenha o silêncio do Governo, vão ser marcadas mais paralisações para dezembro. Os guardas prisionais …

PSD apresenta queixa sobre votos da emigração. Publicação dos resultados das eleições suspensa

O PSD apresentou uma reclamação ao Tribunal Constitucional a pedir a revisão dos resultados. A publicação dos resultados fica suspensa, pondo em causa as tomadas de posse da Assembleia da República e do Governo. Nesta medida, …

"Em defesa do Alto Minho". Empresário de Viana do Castelo candidata-se à liderança do CDS

O empresário Carlos Meira, militante de Viana do Castelo do CDS-PP, vai ser candidato à liderança do partido no congresso da sucessão da ainda líder, Assunção Cristas, que está marcado para 25 e 26 de …

Benfica renova com Ferro até 2024

O Benfica renovou o contrato com o jovem defesa-central até 2024, revelou, esta quinta-feira, o clube encarnado no seu site oficial. A renovação do contrato com Ferro já tinha sido tema na conferência de imprensa de …

Acordo para o Brexit garante milhões aos homens mais ricos do Reino Unido

Os três homens mais ricos do Reino Unido acabaram de ficar mais ricos apenas com o acordo entre o Governo de Boris Johnson e a União Europeia para o Brexit. O anúncio de acordo fez …

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …

Dez escolas fechadas em Lisboa por protestos contra falta de funcionários

As 10 escolas do Agrupamento Vergílio Ferreira, em Lisboa, não abriram as portas, esta sexta-feira, devido a um protesto de trabalhadores não docentes, revoltados com a falta de pessoal. A paralisação irá prolongar-se durante toda …