Benfica só tem rival na Escócia

Hugo Delgado / Lusa

Em 25 jornadas disputadas até agora, o Benfica venceu em 22. Mais ninguém tem este registo nos principais campeonatos europeus.

A I Liga vai voltar mais logo, com o jogo Estoril-Gil Vicente, depois da pausa para jogos entre selecções nacionais.

O Benfica entra na última fase do campeonato com uma margem confortável: tem mais 10 pontos do que o FC Porto e mais 12 do que o Sporting de Braga.

Essa diferença é resultado de um percurso perto da perfeição por parte do líder do campeonato: em 25 jogos, venceu 22. Só foi travado por Vitória de Guimarães (empate), Sporting de Braga (derrota) e Sporting (empate).

O Benfica tem 68 pontos. Nunca tinha acumulado tantos pontos após 25 jornadas da I Liga.

22 vitórias em 25 jogos. Uma percentagem de vitórias de 88%, que é a maior nas cinco principais ligas europeias (Espanha, França, Itália, Alemanha e Inglaterra), destaca o Diário de Notícias.

Atrás do Benfica ficam Nápoles e Barcelona, com percentagens próximas dos 85% de triunfos. O Arsenal está nos 79%, o PSG tem 75% e o Borussia Dortmund venceu 68% dos jogos.

Olhando para os 15 principais campeonatos da Europa – segundo a tabela UEFA – só na Escócia há uma equipa com maior taxa de sucesso do que o Benfica: o Celtic.

O líder da liga escocesa, onde joga Jota, jogou até agora 29 vezes. Venceu 27, empatou uma vez (com o rival Rangers) e perdeu só contra o St. Mirren. É uma taxa de sucesso de 93%.

Em relação à diferença de 10 pontos para o FC Porto, o Benfica não é recordista nas principais ligas europeias. Em Itália, o quase campeão Nápoles tem 19 pontos (?) de vantagem sobre a Lazio. E o Barcelona tem mais 12 pontos do que o Real Madrid, no campeonato espanhol.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.