Benfica-PAOK. Jesus tem surpresas no onze e “grande ambição” na Europa

1

Jorge Jesus vai promover dois reforços ao onze titular do Benfica frente ao PAOK, esta terça-feira. Ambos os técnicos concordam que o favoritismo está do lado benfiquista.

O SL Benfica tem o seu primeiro teste oficial esta terça-feira, preparando-se para enfrentar o PAOK, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Nesta, que é a segunda vinda de Jesus, o treinador benfiquista reservou algumas novidades no onze, que deverá incluir dois reforços.

O jornal A BOLA avança com o onze provável das ‘águias’ para o encontro que tem hora marcada para as 19h00: Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Vertonghen e Grimaldo; Rafa Silva, Weigl, Taarabt e Everton; Pizzi e Seferovic.

Assim, Jorge Jesus deverá promover os reforços Jan Vertonghen e Everton Cebolinha ao onze titular.

“É a nossa primeira final”, declarou Jorge Jesus na conferência de imprensa de antevisão da partida contra os gregos, treinados pelo português Abel Ferreira, assumindo ainda o favoritismo, que “não é um sinónimo de ser vencedor antecipado”, neste como em qualquer jogo dos ‘encarnados’.

Para o técnico, essa declaração de Abel, que tinha passado o favoritismo aos portugueses, “é um bom sinal, de qualidade e de uma equipa forte”, ainda que tenha elencado os gregos como “uma boa equipa”, com um treinador a fazer “um excelente trabalho”.

“Temos tudo para fazer um excelente jogo, independentemente de ser a primeira partida oficial. [Ganhar] é o grande objetivo“, atirou.

https://www.instagram.com/p/CFIZt3zgjqQ/

Descartando a pressão “zero” que sente, uma marca “dos grandes treinadores e equipas”, o Benfica tem “responsabilidade de passar a eliminatória”, com vista a chegar à fase de grupos.

Sobre a pandemia de covid-19, doença com a qual está infetado o guarda-redes Mile Svilar, Jesus disse que é preciso “saber conviver com a covid-19” e lembrou que, no Flamengo, teve 11 jogadores infetados.

Ainda assim, o lado negativo da pandemia prende-se com os jogos à porta fechada, defende o técnico, porque este sistema, a uma só mão e sem adeptos, “não beneficia ninguém, nem quem joga fora nem quem joga em casa”.

Falta “a mesma adrenalina”, afiançou, mas ainda assim este primeiro jogo oficial dos lisboetas “é uma final”, que se enquadra na ambição de Jesus e do Benfica de “chegar o mais longe possível nas competições europeias”.

Também presente na conferência de imprensa em Salónica, o médio Pizzi disse que o Benfica entra “em todos os jogos para vencer” e, para isso, os jogadores terão de “entrar fortes, concentrados e determinados”.

“Temos vindo a trabalhar muito bem nesta pré-época, a assimilar as ideias do treinador. (…) Os reforços são jogadores de muita qualidade, vêm acrescentar muita coisa à nossa equipa”, afirmou.

Sobre a formação de Salónica, o internacional português destaca os “bons jogadores” e um treinador “com provas dadas no futebol português” e que garante equipas com “uma maneira muito positiva de jogar”, o que permite “um grande jogo, difícil, contra uma equipa de qualidade”.

Abel não esconde favoritismo do Benfica

O treinador do PAOK, Abel Ferreira, assumiu o “objetivo” de atingir, pela primeira vez, a fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol, embora admitindo que o Benfica é favorito para o embate da terceira pré-eliminatória.

“O Benfica é favorito, não vamos esconder isso, mas o PAOK quer fazer história, tem o objetivo de passar à próxima fase e é isso que vamos procurar fazer”, afirmou o técnico português, na conferência de imprensa de antevisão da partida.

Depois de ter eliminado o Besiktas, na segunda pré-eliminatória, a formação grega está decidida a ultrapassar o Benfica nesta eliminatória a um só jogo, para seguir para os ‘play-offs’ e ficar ainda mais próxima de uma inédita presença na fase de grupos da ‘Champions’.

“Temos a mesma pressão que tínhamos contra o Besiktas. Aliás, agora até aumentei a pressão, porque [a qualificação] deixou de ser um sonho e passou a ser um objetivo. Quem representa o PAOK tem de estar preparado para vencer qualquer adversário e em qualquer estádio”, vincou o antigo técnico do Sporting de Braga, de 41 anos.

Embora considere que o Benfica “tem um bom treinador, bons jogadores e fez um dos maiores investimentos da história”, Abel Ferreira assegurou que os ‘encarnados’ vão ter pela frente “uma equipa com muita ambição e disciplina”, reforçando: “Enquanto treinador, sempre fui habituado a fazer mais com menos. Foi assim que cresci como treinador.”

O sérvio Andrija Zivkovic, que há poucas semanas reforçou o PAOK, depois de rescindir contrato com o Benfica, mereceu elogios de Abel Ferreira, que se regozijou com a chegada de “um jogador de muita qualidade” ao plantel da formação helénica.

Por outro lado, o treinador lamentou a ausência de público nas bancadas do estádio Toumba, face à pandemia de covid-19, salientando que “a força” do clube de Salónica “vem muito também dos seus adeptos”, que acrescentam “mais 50% de motivação, ambição e exigência” à equipa.

Já o defesa José Ángel Crespo antecipou “um jogo difícil”, perante um Benfica que é “uma grande equipa, agressiva, que faz muita pressão quando não tem a bola, com um grande jogo entre linhas e com muita qualidade individual”.

“Conhecemos a equipa um pouco melhor por termos jogado com eles há dois anos [nos ‘play-offs’ da Liga dos Campeões], mas eles também mudaram muitos jogadores. É uma grande equipa, mas vamos dar o nosso melhor”, disse o espanhol.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.