Benfica pagou 200 milhões de euros em juros em 10 anos

slbenfica.pt

Luís Filipe Vieira, presidente do S.L.Benfica

Luís Filipe Vieira, presidente do S.L.Benfica

O presidente do Benfica negou esta quinta-feira que a SAD esteja em situação de incumprimento com o BES e lembrou que é o único clube que “nunca incumpriu com o sistema financeiro nos últimos 14 anos”.

“O Benfica nunca incumpriu com ninguém, cumpriu sempre os seus compromissos com o BES, o BCP ou a Caixa Geral de Depósitos, com todos, não tem qualquer conta caucionada, e não percebo o porquê da notícia do Expresso que afeta a credibilidade do clube”, disse Luís Filipe Vieira, em entrevista à Benfica TV, na qual revelou estar a averiguar a origem e a motivação dessa notícia.

O líder “encarnado” acrescentou que o Benfica “nunca regateou até hoje uma taxa” com a Banca e que “pagou nos últimos dez anos 200 milhões de euros de juros”, razão pela qual “é um bom cliente para qualquer instituição financeira”.

Questionado sobre o facto de o Sporting dispor de taxas de juros mais favoráveis no BES, Luís Filipe Vieira admitiu tratar-se de “uma situação de desigualdade”, mas não quis aprofundar a questão, lamentando que o clube tenha sido “colocado nas primeiras páginas dos jornais pelos piores motivos quando cumpriu sempre e quer continuar a cumprir” os seus compromissos com a Banca.

“Fui eu próprio a negociar com a Banca, que acreditou no projeto que apresentámos e a quem pedimos certos apoios, por razões de tesouraria, que vinham de situações de trás, e para investir em infraestruturas e na equipa, que entrou no top 10 do ranking europeu, estando em 5º lugar neste momento”, disse o presidente do Benfica, que garantiu não se arrepender do caminho seguido e que tem sido caucionado eleitoralmente pelo sócios.

Benfica não está em liquidação

A notícia veiculada pelo semanário Expresso que dava conta de que o Benfica necessitava de realizar 200 milhões de euros para pagar ao BES obrigações que se venciam a curto prazo foi também negada por Luís Filipe Vieira.

“Já pagámos outros empréstimos e conseguimos sempre renová-los. Ninguém do BES ou do Novo Banco nos chamou ou falou a dizer que estavam preocupados. Os 200 milhões? O Benfica não está em liquidação. Se vou renegociar? Vamos liquidar tudo, como fizemos sempre, mas podemos fazer outros empréstimos”.

Vieira procurou sossegar os sócios do Benfica sobre a situação financeira e desportiva do clube, negou “problemas de tesouraria” e assegurou que o clube é o “único em Portugal que nunca incumpriu com o sistema financeiro nos últimos 14 anos” e que os seus ativos “são suficientes para pagar a dívida”.

Vieira recorda que o Benfica “reporta mensalmente todas as suas contas” ao BES e que este “sabe em detalhe” as mesmas, o que o leva a questionar as motivações da notícia veiculada pelo Expresso.

“Estamos a indagar a razão dessa notícia aparecer agora e quando soubermos tomaremos uma posição”, prometeu Luís Filipe Vieira.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Benfica, além de uma grande empresa, tem um ‘manto protector’ larguíssimo que mobiliza os seus accionista, sócios do clube e simpatizantes, e arrasta certa imprensa a não abdicar de alvitres…

RESPONDER

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …

Farmacêutica Purdue aceita declarar-se culpada em processo sobre analgésico opiáceo

A farmacêutica Purdue concordou em declarar-se culpada pela promoção agressiva do analgésico opiáceo OxyContin. O acordo foi anunciado pelo ministério da Justiça norte-americano e está avaliado em cerca de 8,3 mil milhões de dólares. A farmacêutica …

Norte pode ultrapassar os 2.000 casos diários esta semana e os 4.000 na próxima

As novas infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 podem ultrapassar esta semana a "barreira dos dois mil casos" na região Norte, alertaram especialistas esta quinta-feira, afirmando que o atual índice de transmissibilidade (o designado RT) "permite …

Uber quer comprar Free Now. Empresa norte-americana ofereceu mais de mil milhões

A Uber quer comprar a Free Now, o antigo MyTaxi, tendo oferecido mais de mil milhões de euros à BMW e Daimler para assumir o controlo da empresa. Segundo noticiou o Cinco Días, a imprensa alemã avançou …

Portugal ultrapassa barreira dos 3.000 casos diários. Quase 2.000 no Norte

Portugal regista esta quinta-feira 3.274 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 16 mortes relacionadas com a covid-19, segundo o boletim epidemiológico …

Neve em Roma

Polícia australiana investiga alegados pagamentos no julgamento do cardeal George Pell pelo Vaticano

A Polícia australiana revelou esta quarta-feira que recebeu informações do órgão de controlo de crimes financeiros sobre alegadas transferências de fundos do Vaticano durante o julgamento contra o cardeal George Pell, condenado por abuso sexual …

Giro: João Almeida desce; mas camisola azul vem para Portugal

Mais de duas semanas depois, a camisola rosa tem novo dono: Wilco Kelderman. Duo de fugitivos controlou etapa rainha, João Almeida ficou para trás. Rúben Guerreiro vai ficar com a camisola azul até ao final. João …