Benfica goleia Sporting e conquista Supertaça

O Benfica goleou hoje o Sporting por 5-0 e conquistou pela oitava vez a Supertaça de futebol, na estreia na época 2019/20, que podia ter tido um desfecho diferente, não fosse o desperdício dos ‘leões’ no primeiro tempo.

Na quarta vez em que os rivais lisboetas se encontraram na competição, o Sporting – que terminou reduzido a 10 jogadores, devido à expulsão de Doumbia, aos 89 minutos – foi perdulário e o excesso de erros cometidos ditou um resultado esmagador, construído com golos de Rafa (40), Pizzi (60 e 75), Grimaldo (64) e Chiquinho (90).

Os dois técnicos optaram por manter grande parte dos titulares da época passada em ambos os ‘onzes’ e lançar apenas um reforço em cada lado: o internacional português Luís Neto estreou-se no Sporting, num esquema de três centrais, enquanto o avançado espanhol Raúl de Tomás fez companhia no ataque ao suíço Seferovic, o melhor marcador do campeonato em 2018/19.

As duas equipas iniciavam a época com paradigmas bastante distintos, pois, se os ‘leões’ não conseguiram vencer nenhum dos jogos de preparação, ainda que tenham alcançado um empate 2-2 diante do campeão europeu Liverpool, as ‘águias’ tornaram-se na primeira equipa portuguesa a vencer a International Champions Cup, o mais prestigiado torneio de pré-época.

Contudo, no Estádio Algarve, a primeira grande ocasião de golo aconteceu para o lado ‘leonino’, quando decorria o minuto três, num lance que, por pouco, não resultou em autogolo de Ferro.

O central Mathieu percebeu que a linha defensiva ‘encarnada’ estava demasiada adiantada e desmarcou Bruno Fernandes (iniciou o jogo no lado esquerdo do ataque), para progredir e assistir Bas Dost na área, que só não deu seguimento devido ao corte errado do central português para quase trair Vlachodimos.

o Benfica conseguia até ter mais bola, fez alguns remates à figura de Renan, mas mostrou dificuldade no capítulo do último passe e em ligar jogo com os dois homens mais adiantados, Seferovic e De Tomás.

Até àquele momento, a melhor oportunidade do Benfica na primeira parte surgiu aos 16 minutos, também num contra-ataque, mal definido por Seferovic, deixando-se intercetar por um decisivo Thierry Correia, que se mostrou acertado a nível defensivo.

O Sporting voltaria a estar muito perto de marcar, em dois momentos e num curto espaço de nove minutos, pelo capitão Bruno Fernandes, tendo sido só travado pelo grego Vlachodimos.

Bas Dost retribuiu o passe para o internacional português atirar ainda longe da baliza para uma grande defesa do guarda-redes grego, que voltaria a negar o golo ao médio, depois uma abertura de Thierry para Acuña servir o número ‘8’ dos ‘leões’.

Aos 40 minutos, acabou por ser o Benfica a inaugurar o marcador, por intermédio de Rafa. O extremo das ‘águias’ correspondeu da melhor forma a um cruzamento primoroso de Pizzi do lado direito, apanhando toda a defesa do Sporting desorganizada para bater Renan com um toque de pé esquerdo.

Mário Cruz / Lusa

Na segunda parte, o Benfica foi tremendamente eficaz nas ocasiões de que dispôs, perante um Sporting desanimado e que deixou de conseguiu jogar.

Rafa voltou a estar em evidência com duas assistências, aos 60 e 75 minutos, primeiro ao aproveitar a atrapalhada tentativa de sair a jogar entre Coates e Mathieu e oferecer o golo a Pizzi, entregando novamente um passe decisivo ao compatriota 15 minutos depois.

Pelo meio, a falta cometida por Coates à entrada da área permitiu a Grimaldo marcar de livre direto, aos 64, e o suplente utilizado Chiquinho deu mais ênfase à noite demolidora dos ‘encarnados, segundos antes do apito final do árbitro Nuno Almeida.

A vitória permite ao Benfica igualar o número de títulos do Sporting, que terminou reduzido a 10 jogadores, devido à expulsão de Doumbia, aos 89.

O Benfica equilibrou também o histórico de confrontos com o Sporting em jogos da Supertaça, com dois triunfos para cada lado (as ‘águias’ impuseram-se em 1980 e 2019 e os ‘leões’ em 1987 e 2015), numa prova dominada pelo FC Porto, com 21 troféus, mais do que todas os outros vencedores juntos.

ZAP // Lusa / Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Bruno Fernandes falhou grande penalidade - e Cristiano deve substituí-lo

Médio do Manchester United desperdiçou a oportunidade de dar um ponto à sua equipa, contra o Aston Villa. De repente, o ambiente em Old Trafford mudou. O Manchester United venceu três jogos e empatou um, nos …

A Islândia estava prestes a ter um parlamento de maioria feminina - até à recontagem dos votos

A recontagem dos votos das legislativas de sábado fez com que o número de mulheres passasse de 33 para 30. Mesmo assim, a Islândia mantém-se como um dos países do mundo com maior representação parlamentar …

É mesmo possível reconhecer um ditador pelas suas características faciais

Os líderes democraticamente eleitos tendem a ter rostos mais atraentes e simpáticos do que os líderes autoritários, conclui um polémico estudo. É comum as pessoas formarem juízos de valor baseados na aparência de um rosto. No …

Moedas já fala como presidente. "Temos que deixar a política da fricção e apostar na construção de soluções, de resultados"

Carlos Moedas, que se vê como um presidente inclusivo", recusa uma política de "fricção", nomeadamente na oposição ao poder nacional e promete concentrar-se nos "resultados e nas pessoas" para melhorar a vida dos lisboetas. Carlos Moedas, …

Responsabilidade é a característica mais importante para alcançar bons resultados escolares

Cerca de 300 estudantes do concelho de Sintra participaram no estudo internacional que teve como objetivo correlacionar o desempenho escolar com as competências sociais e emocionais dos mesmos. A responsabilidade é uma das características mais importantes …

CCB condenado por violar direitos laborais de técnicos de espetáculos

O Centro Cultural de Belém (CCB) foi condenado em tribunal por violação dos direitos laborais de 12 técnicos de espetáculos. Segundo o jornal Público, os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa deram razão a 12 …

Berlinenses apoiam expropriação de grandes proprietários para conter preços da habitação

Resultados do referendo são um sinal da crescente divisão que se vive na sociedade berlinense em relação à especulação imobiliária. Agentes imobiliários interpretam o resultado como um "mau sinal" que pode levar à "paralisação imediata …

Portugal com 230 novos casos de covid-19 e uma morte. País cada vez mais próximo da zona verde da matriz de risco

Portugal registou, esta segunda-feira, 230 novos casos e uma morte na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). País está mais próximo da zona verde da …

Restauração defende manutenção do lay-off simplificado

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a continuidade do lay-off simplificado para apoio à manutenção dos postos de trabalho das atividades da restauração, similares e alojamento turístico. “Esta medida assume …

Cumbre Vieja deixou de expelir lava, mas os sismos voltaram

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Canárias, parou de emitir lava. Apesar de a atividade ter sido a mais baixa da última semana, as autoridades alertam que a situação pode mudar rapidamente. A atividade …