Benfica goleia Guimarães e destaca-se na liderança

SportLisboaBenfica / Facebook

-

O Benfica não abranda na Primeira Liga e conseguiu no estádio da Luz um bom triunfo por 3-0 sobre o Vitória de Guimarães, em jogo que poderia ter dado goleada.

O encontro, da 16.ª jornada do campeonato – penúltima da primeira volta –, fica ainda marcado pelos três remates aos ferros da baliza vitoriana, lutadora, mas globalmente inferior ao líder da prova, que venceu com golos de Jonas (13 minutos), Ola John (54) e Gaitán (89).

Com este resultado, o Benfica já é virtual campeão de inverno e ultrapassa mais um obstáculo teoricamente difícil, já que o Vitória era terceiro no arranque da jornada e é consensualmente apontado como a revelação da jornada.

Não jogou mal a equipa minhota e conseguiu mesmo ocasiões para marcar, só que, na contabilidade golo e jogadas de golo perde – e muito – com o Benfica, que do princípio ao fim procurou a baliza de Assis.

Lima, descaído para a direita do ataque encarnado, foi um dos jogadores em destaque, com ação essencial em dois dos três golos.

No 1-0, aos 13 minutos, Gaitán marcou o livre direto para a área de Assis, onde Jonas se antecipou à defesa, ao primeiro poste. No 2-0, aos 54 minutos, Lima consegue uma magnífica incursão até à linha de fundo na direita e centra atrasado, para o golo de Ola John.

Um golo trapalhão, com o holandês a falhar o remate com o pé direito, para logo de seguida rematar forte e colocado com o pé esquerdo.

Finalmente, quando o Benfica já jogava em descompressão e quando estavam feitas as substituições, Lima voltou a estar no 3-0. A jogada, bastanta rápida, de contra-ataque e em que também esteve envolvido Salvio, acabou por chegar a Gaitán, que fez o terceiro tento da sua equipa.

O Benfica jogou, como de costume no estádio da Luz, aberto e apostado no ataque, com o Vitória a deixar jogar mais que muitas equipas. Os vimaranenses tentaram lutar ao mesmo nível do adversário, procurando oportunidades para chegar ao golo – e estiveram perto disso, sobretudo aos 40 minutos, quando Júlio César defendeu a dois tempos um cabeceamento de Tomané.

Do lado do Benfica, claro que há que contabilizar ainda, no constante caudal ofensivo, os três remates aos ferros, de Gaitán (21), Talisca (28) e Jonas (34).

O Benfica aumenta a vantagem na Liga para nove pontos, mas com mais um jogo do que o FC Porto, que este sábado recebe o Belenenses.

Quanto ao Vitória de Guimarães, marca passo e mantém os 31 pontos, no terceiro lugar, que poderá perder no domingo, dia em que se defrontam em Braga os seus mais diretos perseguidores, Sporting de Braga e Sporting.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou hoje o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação a …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …