Benfica goleia Guimarães e destaca-se na liderança

SportLisboaBenfica / Facebook

-

O Benfica não abranda na Primeira Liga e conseguiu no estádio da Luz um bom triunfo por 3-0 sobre o Vitória de Guimarães, em jogo que poderia ter dado goleada.

O encontro, da 16.ª jornada do campeonato – penúltima da primeira volta –, fica ainda marcado pelos três remates aos ferros da baliza vitoriana, lutadora, mas globalmente inferior ao líder da prova, que venceu com golos de Jonas (13 minutos), Ola John (54) e Gaitán (89).

Com este resultado, o Benfica já é virtual campeão de inverno e ultrapassa mais um obstáculo teoricamente difícil, já que o Vitória era terceiro no arranque da jornada e é consensualmente apontado como a revelação da jornada.

Não jogou mal a equipa minhota e conseguiu mesmo ocasiões para marcar, só que, na contabilidade golo e jogadas de golo perde – e muito – com o Benfica, que do princípio ao fim procurou a baliza de Assis.

Lima, descaído para a direita do ataque encarnado, foi um dos jogadores em destaque, com ação essencial em dois dos três golos.

No 1-0, aos 13 minutos, Gaitán marcou o livre direto para a área de Assis, onde Jonas se antecipou à defesa, ao primeiro poste. No 2-0, aos 54 minutos, Lima consegue uma magnífica incursão até à linha de fundo na direita e centra atrasado, para o golo de Ola John.

Um golo trapalhão, com o holandês a falhar o remate com o pé direito, para logo de seguida rematar forte e colocado com o pé esquerdo.

Finalmente, quando o Benfica já jogava em descompressão e quando estavam feitas as substituições, Lima voltou a estar no 3-0. A jogada, bastanta rápida, de contra-ataque e em que também esteve envolvido Salvio, acabou por chegar a Gaitán, que fez o terceiro tento da sua equipa.

O Benfica jogou, como de costume no estádio da Luz, aberto e apostado no ataque, com o Vitória a deixar jogar mais que muitas equipas. Os vimaranenses tentaram lutar ao mesmo nível do adversário, procurando oportunidades para chegar ao golo – e estiveram perto disso, sobretudo aos 40 minutos, quando Júlio César defendeu a dois tempos um cabeceamento de Tomané.

Do lado do Benfica, claro que há que contabilizar ainda, no constante caudal ofensivo, os três remates aos ferros, de Gaitán (21), Talisca (28) e Jonas (34).

O Benfica aumenta a vantagem na Liga para nove pontos, mas com mais um jogo do que o FC Porto, que este sábado recebe o Belenenses.

Quanto ao Vitória de Guimarães, marca passo e mantém os 31 pontos, no terceiro lugar, que poderá perder no domingo, dia em que se defrontam em Braga os seus mais diretos perseguidores, Sporting de Braga e Sporting.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise devido à covid-19

Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala este sábado, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas. A …

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …