Benfica goleia Gil Vicente e fica a dois triunfos do título

Estela Silva / Lusa

-

O Benfica está cada vez mais perto de revalidar o título da I Liga de futebol, depois de golear hoje por 5-0, em Barcelos, o Gil Vicente, equipa que se ‘afunda’ no fim da tabela.

Os golos de Maxi Pereira (15 e 70), Jonas (21), Luisão (46) e Lima (59), deram corpo a uma grande exibição e à superioridade total dos ‘encarnados’.

Nas três últimas jornadas, bastam mais duas vitórias para o Benfica sagrar-se bicampeão nacional, mas a consagração até pode surgir antes, se o FC Porto ‘tropeçar’.

Hoje, a equipa de Jorge Jesus passou sem dificuldades em Barcelos, diante de um frágil Gil Vicente, que tem a vida muito complicada para continuar no primeiro escalão do futebol português.

Nas rondas que faltam, os ‘galos’ jogam duas vezes fora, já na próxima no ‘Dragão’, frente ao FC Porto, depois em Penafiel e terminam o campeonato recebendo o Belenenses.

Nota, no Benfica, para a titularidade de Sulejmani e para a do ponta-de-lança Marwan em vez de Simy na equipa da casa (embora parecesse o contrário, tantos eram os adeptos do Benfica presentes).

Os primeiros minutos foram de algum equilíbrio, mas com ascendente do Benfica, e pressentia-se que a equipa de Jorge Jesus podia marcar a qualquer instante, o que aconteceu aos 15 minutos: grande passe de Lima a ‘rasgar’ a defesa gilista e a isolar Sulejmani, que, podendo rematar, preferiu assistir Maxi, que só teve que encostar.

A equipa ‘encarnada’ mostrava grande mobilidade ofensiva e, apesar de ainda ter passado por um susto, num remate traiçoeiro de Yazalde a que Júlio César se opôs com dificuldade (19 minutos), voltaria a marcar logo a seguir.

Bom trabalho de Gaitan pela esquerda, ainda que contando com a passividade de Gabriel na marcação, e remate de primeira de Jonas (17.º golo no campeonato, igualando o portista Jackson Martinez na liderança dos melhores marcadores), sem hipótese para Adriano Facchini, aos 22 minutos.

Apesar das limitações, o Gil Vicente não queria render-se e deu sinais disso aos 31 e 33 minutos, na segunda situação com um grande cabeceamento de Cadu a obrigar Júlio César a grande defesa, após livre de Ruben Ribeiro.

José Mota trocou de ponta-de-lança ainda antes do intervalo, colocando Simy no lugar de Marwan, e Jorge Jesus também teve que mexer, mas por lesão de Gaitán, entrando Fejsa para o seu lugar. Pizzi passou para o lado direito e Sulejmani para o esquerdo do ataque.

O Benfica fez o terceiro logo a abrir a segunda parte (46 minutos), por Luisão, de cabeça, após canto de Pizzi, e, poucos instantes depois, Sulejemani, servido por Lima e com muito espaço, falhou o quarto tento, permitindo a defesa de Adriano.

Mas não demorou a chegar, quando, aos 59 minutos, Lima, de cabeça, correspondeu da melhor maneira a um excelente trabalho de Jonas, que fez um grande jogo.

Aos 62 minutos, o Gil Vicente teve uma excelente ocasião para reduzir, mas o cabeceamento de Simy, após cruzamento de Diogo Viana, saiu ligeiramente ao lado, mas seria o Benfica a ‘engordar’ a conta, com Maxi a ‘bisar’, ao fazer a recarga a uma defesa de Adriano a um remate de Lima (69).

Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …