Benfica foi a melhor equipa portuguesa em 2021

5

Tabela anual da IFFHS colocou o Palmeiras, de Abel Ferreira, no primeiro lugar. FC Porto desceu, Sporting e Sporting de Braga empatados. Brasil domina.

Um treinador português no topo do futebol mundial, novamente. E o técnico em causa é Abel Ferreira, novamente. O Palmeiras foi a melhor equipa de futebol do mundo em 2021, de acordo com as contas da Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol (IFFHS, sigla em inglês).

Não é só a primeira vez que o Palmeiras atinge este patamar; é também a primeira vez que uma equipa brasileira consegue esta eleição anual. Nas contas relativas a 2020 – ano que fechou já com Abel Ferreira no comando técnico – o Palmeiras tinha ficado no segundo lugar, apenas atrás do Bayern Munique.

No ano passado a equipa de São Paulo venceu duas vezes a Taça Libertadores e conquistou a Taça do Brasil (edição de 2020). Conseguiu 322 pontos no sistema da IFFHS.

A federação contabiliza os resultados nacionais e internacionais. Há níveis diferentes para os campeonatos nacionais: os clubes em campeonatos mais fortes ganham quatro pontos por vitória, os seguintes conseguem três pontos e a pontuação vai baixando, conforme o nível da liga em causa.

A nível continental, a Liga dos Campeões e a Taça Libertadores merecem mais pontos do que Liga Europa e Taça Sul-Americana, respectivamente. Europa e América do Sul estão acima dos restantes continentes, na pontuação atribuída aos clubes.

O Brasil ganhou força nesta edição. O segundo classificado também é uma equipa brasileira, o campeão nacional Atlético Mineiro, que também venceu a Taça do Brasil 2021. Os campeões mineiros ficaram com 313 pontos. O quarto classificado, também do Brasil, é o Flamengo.

A fechar o pódio ficou o campeão inglês Manchester City, à frente do campeão europeu Chelsea (quarto posto, empatado com o Flamengo).

Ou seja, nos cinco primeiros lugares só há equipas de Brasil e Inglaterra.

Entre os sexto e décimo lugares encontramos, por esta ordem: Dínamo Zagreb, Bayern Munique (desceu da primeira para a sétima posição), Real Madrid, Ajax e mais uma equipa brasileira a fechar o top-10, o Athletico Paranaense.

O Barcelona é o clube que foi eleito mais vezes (cinco) a melhor equipa do mundo num ano civil. Os catalães ficaram-se pelo 32.º lugar, desta vez.

Equipas portuguesas

O Benfica é a formação portuguesa com melhor classificação: 14.° lugar, com 241 pontos.

Ao longo do ano passado a equipa lisboeta terminou o campeonato no terceiro lugar, chegou à final da Taça de Portugal (foi derrotada) e ultrapassou a fase de grupos da Liga dos Campeões. Na Taça da Liga, perdeu na meia-final da edição anterior e, na presente edição, venceu o seu grupo. Só disputou uma eliminatória na Liga Europa, sendo logo afastado.

Se o Benfica subiu de 27.° lugar (classificação em 2020) para 14.°, o FC Porto fez o percurso inverso. Quase igual: desceu da 15.ª para a 27.ª posição. Totalizou 206 pontos.

O campeão Sporting surge no 43.° posto, empatado com o Sporting de Braga. Ambos somaram 180 pontos.

Outras sete equipas portuguesas aparecem nos 400 primeiros lugares da tabela da IFFHS: Paços de Ferreira (posição 179), Santa Clara (186), Portimonense (292), Gil Vicente (315), Vitória de Guimarães (335), Boavista e Moreirense (ambas no lugar 362).

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

5 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.