Benfica conquista maior troféu de sempre do andebol português

1

(dr) SL Benfica

Benfica celebra conquista da Liga Europeia de andebol 2021/22

Equipa da Luz venceu o Madgeburgo na final da Liga Europeia da EHF. 79 golos, jogo de emoções e vitória inédita para um clube português.

Pela primeira vez um clube português conquistou a Liga Europeia da EHF, a antiga Taça EHF. O Benfica ficou com o troféu depois de vencer na final o Madgeburgo (vencedor no ano passado) por 40-39, após prolongamento.

O Altice Arena foi o palco de um jogo “louco” de andebol, neste domingo, impróprio para pessoas com problemas cardíacos e com direito a emoção – literalmente – até ao último segundo.

O equilíbrio foi visível em todo o duelo. Ao longo da primeira parte foi o Benfica a estar em vantagem mais vezes, mas nunca conseguiu uma margem superior a dois golos. Chegou ao intervalo a ganhar por 15-14.

Os primeiros 10 minutos do segundo tempo viraram o jogo, com os alemães a chegarem rapidamente a uma vantagem de três golos. A meio da segunda parte estava de volta o empate (24-24, na altura).

O último minuto foi emocionante. A três segundos do fim, certamente o Madgeburgo pensou que iria vencer o torneio. Philipp Weber tinha marcado (31-32) e três segundos – e com a bola a meio campo – não deveriam ser suficientes para o Benfica marcar.

Mas Alexis Borges marcou mesmo. A buzina assinalou o final do jogo quando a bola entrou. Golo válido? Sim. Foi preciso o vídeo-árbitro mas o golo do internacional português foi apontado a décimos de segundo do fim. 32-32.

No prolongamento, ainda foi o Madgeburgo a chegar ao intervalo a ganhar por 34-35, mas nos últimos cinco minutos o Benfica, primeiro chegou ao empate, e depois conseguiu mesmo o triunfo. Novamente com Alexis Borges a apontar o último golo; os alemães ainda reduziram mas o jogo terminou logo a seguir, com 40-39 no ecrã.

Troféu mais importante do andebol português

O Benfica interrompeu o domínio alemão nesta prova: as equipas alemãs tinham vencido as seis edições anteriores e, desde 2004, só por uma vez o troféu não tinha seguido para a Alemanha.

Além disso, os homens da Luz venceram nesta final os campeões do mundo em 2021 e prováveis campeões alemães em 2022 (mais seis pontos do que o Kiel, a três jornadas do final).

A Liga Europeia – que era Taça EHF até 2020 – é a segunda competição europeia de andebol mais importante. Semelhante à Liga Europa, no futebol. Nunca tinha sido conquistada por um clube português; ABC e FC Porto tinham chegado às meias-finais.

Portugal venceu três vezes a Taça Challenge através de Sporting (duas vezes) e ABC (que derrotou o Benfica na final de 2016). A Taça Challenge, agora Taça Europeia, é a terceira competição mais importante entre clubes na Europa.

Na Liga dos Campeões, a prova principal, o grande feito português foi protagonizado pelo ABC, que chegou à final em 1994, quando foi derrotado pelo TEKA Santander.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

  1. Mais um record do SLB imaculado, ao contrário de outro clube que bate o record de presidência onde, praticamente, todas as vitórias estão manchadas com corrupção ou vigarices. futebol, basquetebol, hóquei em patins, ciclismo, etc, etc.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.