Benfica 3-2 Rui Ave | Seferovic saltou do banco para levar o Benfica às “meias” da Taça

Mário Cruz / Lusa

Um “bis” de Seferovic, que começou o jogo no banco de suplentes, deu hoje a vitória ao Benfica frente ao Rio Ave (3-2), e carimbou o passaporte dos ‘encarnados’ para as meias finais da Taça de Portugal.

Neste encontro dos quartos de final, o vilacondense Lucas Piazón inaugurou o marcador logo aos quatro minutos, Franco Cervi igualou aos 13 e aos 29 o iraniano Mehdi Taremi levou os comandados de Carlos Carvalhal a vencer ao intervalo. Seferovic, que rendeu Ferro, acabaria por ser o homem da noite ao bisar aos 64 e 71 minuto.

Em relação ao jogo com o Desportivo das Aves (vitória por 2-1), o treinador do Benfica, Bruno Lage, fez cinco alterações. Chamou ao ‘onze’ Zlobin, Tomás Tavares, Taarabt, Cervi e Vinicius, para os lugares de Vlachodimos, André Almeida, Gabriel, Jota e Seferovic, respetivamente.

Por sua vez, em relação ao triunfo (1-0) frente ao Santa Clara, Carlos Carvalhal deixou no banco Kiezek, Nelson Monte e Pedro Amaral, que foram rendidos por Paulo Vítor, Matheus Reis e Diogo Figueiras.

Ainda alguns adeptos do Benfica se posicionavam nas bancadas e o Rio Ave inaugurou o marcador. Aos quatro minutos, Lucas Piazón, jogador emprestado pelo Chelsea, de livre direto – a castigar falta de Rúben Dias sobre Mehdi Taremi – bateu Zlobin.

Os ‘encarnados’ subiram no terreno, assumiram a posse de bola e, aos 13, chegaram à igualdade por intermédio de Cervi, depois de uma jogada individual de Chiquinho, na direita, e onde Vinicius serviu o argentino para o 1-1.

Com as oportunidades divididas e com o jogo a passar essencialmente pelo meio campo, Matheus Reis conseguiu descortinar uma brecha e, depois de um passe longo, Ferro não dominou a bola, esta sobrou para Mehdi Taremi que, à entrada da área, de cabeça, fez um chapéu a Zlobin (1-2), aos 29 minutos.

Antes do intervalo o árbitro portuense Artur Soares Dias ainda assinalou grande penalidade por falta sobre Taarabt, mas após a intervenção do video-árbitro (VAR) recuou na decisão, considerando, e bem, que Filipe Augusto não tinha carregado o marroquino.

Se na primeira parte o Rio Ave teve com muito mais critério quando tinha a posse de bola, na segunda o Benfica entrou a todo o gás, e, aos 47 minutos, Vinicius deu o primeiro sinal de perigo.

Bruno Lage surpreendeu quando, aos 60, retirou Ferro do eixo da defesa, fazendo recuar Weigl, e colocou em campo Seferovic. O suíço acabaria por igualar (2-2) quatro minutos depois, após um passe em profundidade de Rúben Dias, e assistência de Vinicius.

Em noite magistral, Seferovic, no segundo remate à baliza de Paulo Vítor, após assistência de Pizzi, colocou o Benfica a vencer (3-2), aos 71 minutos, levando a melhor sobre Matheus Reis e Filipe Augusto.

Numa fase em que os campeões nacionais estavam a gerir o jogo, o médio Samaris foi chamado ao jogo, rendendo o avançado Vinicius, fechando as parcas ações do Rio Ave, que ia vivendo das iniciativas Taremi, Tarantini ou Lucas Piazón.

Antes do apito final tempo ainda para Rafa voltar à competição, após 83 dias de paragem por lesão, para o lugar de Cervi.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Surtos em lar e infantário fazem 38 infetados nas Caldas da Rainha

Dois surtos de covid-19 foram detetados num lar e num infantário nas Caldas da Rainha, com um total de 38 pessoas infetadas, cinco das quais crianças, confirmou este domingo à agência Lusa o presidente da …

Mais seis mortes e 232 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, nesta segunda-feira, mais seis mortes por covid-19 e mais 232 novos casos, dos quais 195 na região de Lisboa e Vale do Tejo. O boletim epidemiológico desta segunda-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), …

Quebras no turismo triplicam desemprego no Algarve

O desemprego no Algarve aumentou mais de 200% em maio para quase 28 mil desempregados, atingindo sobretudo o setor da hotelaria, que desespera pela chegada de turistas para atenuar o "golpe" de quase três meses …

Marques Mendes elogia "voz independente" de Medina (e diz que a TAP pode ser um crematório político)

Luís Marques Mendes elogiou neste domingo as críticas que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, fez ao combate à pandemia, considerando ainda que a resolução da TAP, que culminou na saída de David …

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …