Benfica 3-2 Rui Ave | Seferovic saltou do banco para levar o Benfica às “meias” da Taça

Mário Cruz / Lusa

Um “bis” de Seferovic, que começou o jogo no banco de suplentes, deu hoje a vitória ao Benfica frente ao Rio Ave (3-2), e carimbou o passaporte dos ‘encarnados’ para as meias finais da Taça de Portugal.

Neste encontro dos quartos de final, o vilacondense Lucas Piazón inaugurou o marcador logo aos quatro minutos, Franco Cervi igualou aos 13 e aos 29 o iraniano Mehdi Taremi levou os comandados de Carlos Carvalhal a vencer ao intervalo. Seferovic, que rendeu Ferro, acabaria por ser o homem da noite ao bisar aos 64 e 71 minuto.

Em relação ao jogo com o Desportivo das Aves (vitória por 2-1), o treinador do Benfica, Bruno Lage, fez cinco alterações. Chamou ao ‘onze’ Zlobin, Tomás Tavares, Taarabt, Cervi e Vinicius, para os lugares de Vlachodimos, André Almeida, Gabriel, Jota e Seferovic, respetivamente.

Por sua vez, em relação ao triunfo (1-0) frente ao Santa Clara, Carlos Carvalhal deixou no banco Kiezek, Nelson Monte e Pedro Amaral, que foram rendidos por Paulo Vítor, Matheus Reis e Diogo Figueiras.

Ainda alguns adeptos do Benfica se posicionavam nas bancadas e o Rio Ave inaugurou o marcador. Aos quatro minutos, Lucas Piazón, jogador emprestado pelo Chelsea, de livre direto – a castigar falta de Rúben Dias sobre Mehdi Taremi – bateu Zlobin.

Os ‘encarnados’ subiram no terreno, assumiram a posse de bola e, aos 13, chegaram à igualdade por intermédio de Cervi, depois de uma jogada individual de Chiquinho, na direita, e onde Vinicius serviu o argentino para o 1-1.

Com as oportunidades divididas e com o jogo a passar essencialmente pelo meio campo, Matheus Reis conseguiu descortinar uma brecha e, depois de um passe longo, Ferro não dominou a bola, esta sobrou para Mehdi Taremi que, à entrada da área, de cabeça, fez um chapéu a Zlobin (1-2), aos 29 minutos.

Antes do intervalo o árbitro portuense Artur Soares Dias ainda assinalou grande penalidade por falta sobre Taarabt, mas após a intervenção do video-árbitro (VAR) recuou na decisão, considerando, e bem, que Filipe Augusto não tinha carregado o marroquino.

Se na primeira parte o Rio Ave teve com muito mais critério quando tinha a posse de bola, na segunda o Benfica entrou a todo o gás, e, aos 47 minutos, Vinicius deu o primeiro sinal de perigo.

Bruno Lage surpreendeu quando, aos 60, retirou Ferro do eixo da defesa, fazendo recuar Weigl, e colocou em campo Seferovic. O suíço acabaria por igualar (2-2) quatro minutos depois, após um passe em profundidade de Rúben Dias, e assistência de Vinicius.

Em noite magistral, Seferovic, no segundo remate à baliza de Paulo Vítor, após assistência de Pizzi, colocou o Benfica a vencer (3-2), aos 71 minutos, levando a melhor sobre Matheus Reis e Filipe Augusto.

Numa fase em que os campeões nacionais estavam a gerir o jogo, o médio Samaris foi chamado ao jogo, rendendo o avançado Vinicius, fechando as parcas ações do Rio Ave, que ia vivendo das iniciativas Taremi, Tarantini ou Lucas Piazón.

Antes do apito final tempo ainda para Rafa voltar à competição, após 83 dias de paragem por lesão, para o lugar de Cervi.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Homem pede "julgamento por combate" com espadas japonesas para resolver disputa legal com a ex-mulher

Para resolver uma disputa legal com a sua ex-mulher, David Ostrom sugere que seja feito um "julgamento por combate" com espadas japonesas. Há precedentes legais que o podem favorecer em tribunal. O insólito aconteceu no Iowa, …

Crimes violentos podem aumentar drasticamente nos EUA devido ao aquecimento global

O número de crimes violentos nos Estados Unidos pode aumentar drasticamente nos próximos anos devido ao aquecimento global, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade do Colorado, em Boulder. "Dependendo da rapidez …

Twitter pede desculpa por permitir anúncios direcionados a neonazis

O Twitter emitiu esta quinta-feira um pedido de desculpa público depois de a BBC denunciar que a rede social estava a permitir anúncios direcionados a neonazis, islamofóbicos e outros grupos de ódio. A emisorra britânica …

Carlos Silva alega falta de apoio do PS e anuncia saída da liderança da UGT

O secretário-geral da UGT não é candidato a um novo mandato na central sindical, alegando que o “desgaste tem sido tremendo” e que é visto como força de bloqueio. “Não quero continuar”, “já está decidido e …

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior. Medirá quase 100 metros

A maior aeronave do mundo vai ficar ainda maior: o dirigível híbrido Airlander 10, que media 92 metros de comprimento, vai bater o seu próprio recorde. De acordo com a emissora britânica BBC, a aeronave passará a …

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …