Benfica 2-0 Famalicão | Pistoleiro Ramos abate “Fama show”

Carlos M. Almeida / Lusa

As “águias” tiveram de suar para levar de vencida o Famalicão. A tarefa da equipa da Luz foi dificultada, principalmente na etapa inicial, perante um opositor que atuou num bloco médio/baixo e que tentou contra-atacar sempre que teve espaços.

O fôlego dos forasteiros acabou ao intervalo e, na segunda parte, os líderes da Liga bwin construíram e desperdiçaram várias ocasiões claras de golo. Gonçalo Ramos foi decisivo, bisou e carimbou um triunfo que deixa o Benfica com mais 11 pontos do que o FC Porto, que visita neste sábado o Desportivo de Chaves.

Minuto 36. Num lance bem construído, que contou com os preciosos contributos de Otamendi (no lançamento) e de Grimaldo (na assistência à segunda tentativa), Gonçalo Ramos inaugurou o marcador num jogo que estava a ser complicado para os líderes do campeonato.

Apesar do maior ascendente e domínio – 64% da posse contra 36%, 11-4 em ações com a bola no interior da área 10-6 em remates (4-0 enquadrados) -, as “águias” não estavam confortáveis no encontro e sentiam dificuldades para causar dano no último terço do terreno, perante um Famalicão que foi intenso e agressivo sem bola (já contabilizava quatro falta aos 12 minutos) e que se articulava de forma organizada nas investidas ofensivas, com especial referência para o “tiro” de Sanca à passagem do minuto 22.

Grimaldo era a peça em destaque nestes primeiros 46 minutos, com um GoalPoint Rating de 7.1. O espanhol foi responsável por uma assistência (a sétima esta época na Liga Bwin), três remates (dois enquadrados), 51 ações com a bola, sendo que três foram no interior da área do opositor.

Foi já no terceiro dos quatro minutos do período de descontos que o Benfica colocou um ponto final no encontro: Ramos voltou a surgir no momento certo e finalizou um lance em que Luiz Júnior defendeu de forma incompleta um remate forte de Grimaldo.

Não obstante terem baixado o ritmo por volta do minuto 60, o Benfica manteve sempre o domínio da partida e acumulou diversas situações de perigo – Grimaldo aos 47′, Neres aos 52′, Ramos aos 68′, Rafa aos 69 na barra e Musa aos 90′ -, mas não sentenciou logo e teve de suspirar de alívio já num dos últimos momentos, perante um Fama com a “manta mais curta”, que apenas defendeu e só se aproximou com perigo em duas ações, uma aos 54 minutos quando Otamendi cortou um centro de Francisco Moura e aos 84 quando Deni Júnior fez o único remate da equipa neste período final.

Com estes dois golos de Gonçalo Ramos (melhor marcador da prova com 15 tentos em 19 jornadas), o Benfica chega à fasquia dos 99 “tiros” certeiros neste que foi o 41º encontro oficial da época.

Já o Famalicão, que vinha de duas vitórias consecutivas e que marcava fora de casa há seis jogos, contabilizou na noite desta sexta-feira o 12.º desaire em 23 jornadas.

Melhor em campo

Peça imprescindível para Roger Schmidt, Alejandro Grimaldo voltou a demonstrar que deixará saudades caso não prolongue o vínculo que termina no final desta época. Qual extremo, foi ele o principal dinamizador e agitador do ataque “encarnado”, com constantes raides pelo flanco canhoto.

Decisivo, teve participação direta nos dois golos (assistência e um remate), além disso, colecionou seis disparos (metade foram enquadrados), três cruzamentos, 93 ações com a bola (três foram no interior da área contrária), gizou dois passes progressivos.

Recuperou ainda a posse de bola em oito ocasiões e protagonizou 12 ações defensivas, entre aos quais sete desarmes e três interceções. O camisola “3” foi com todo o mérito o melhor em campo da partida com um GoalPoint Rating de 8.7.

Destaques do Benfica

Gonçalo Ramos 7.8

Época de sonho para o avançado luso, que já ultrapassou a fasquia dos 20 golos – são 21 – nesta temporada. À habitual disponibilidade que tem sempre que a equipa não tem a bola, está a ser decisivo e foi fundamental para derrubar o muro famalicense com dois golos plenos de oportunismo.

O dianteiro testou o alvo contrário em cinco ocasiões, sofreu quatro faltas e colecionou quatro ações com a bola no interior da área adversária.

Otamendi 7.5

Excelente partida do capitão, que resolveu os problemas criados pelo Fama e fechou o encontro com uma eficácia de 95% no capítulo do passe (quatro falhados em 79 tentados), acertou dez dos 12 passes longos que arriscou, gizou três passes super progressivos e nove ações defensivas.

Bah 6.9

Jogo seguro do dinamarquês, que se destacou principalmente na primeira parte. O jovem lateral concluiu o duelo com seis cruzamentos (máximo esta noite), oito passes progressivos, 99 ações com o esférico e sete ações defensivas. A rever, as 20 vezes em que perdeu a posse de bola.

Aursnes 6.6

Partida muito segura do médio norueguês, que desta feita atuou como médio mais central, formando uma dupla dinâmica com Florentino.

Foi a unidade em campo com mais ações com a bola (120), acertou 95 dos 103 passes que fez (92% de eficácia), chegou aos 11 passes progressivos, recuperou a posse por 11 vezes, perdeu a bola também por 11 vezes e alcançou as cinco ações defensivas no meio-campo contrário.

António Silva 6.6

Bom jogo do central. Sempre bem posicionado, acumulou seis passes progressivos, cinco ações defensivas e três ações defensivas no meio-campo do Famalicão.

Florentino 6.4

Boa exibição do médio, que está com o raio de acção cada vez mais extenso, surgindo em diversas zonas do terreno de jogo. Fez um remate, recuperou a posse de bola em 11 ocasiões, protagonizou sete ações defensivas, seis delas no meio-campo contrário.

João Mário 6.2

Não marcou, mas voltou a ser importante na manobra da equipa. Dos seus números, realce para dois remates, apenas três passes falhados em 60 tentados (95% de eficácia), seis passes progressivos, recuperou a posse em dez ocasiões e perdeu-a por 17 vezes.

Rafa 5.6

Foi a novidade no “onze”, em detrimento do lesionado Gonçalo Guedes. Vai recuperando a forma que o fez voar no primeiro terço da época. Esteve em foco com alguns lances com a marca da casa, como o que ocorreu aos 14 minutos, em que apenas pecou no momento da finalização.

Saiu aos 79 com dois remates, 14 passes progressivos recebidos, seis ações com a bola no interior da área contrária (máximo no jogo), completou com êxito quatro dos 12 dribles que arriscou. Não tivesse desperdiçado uma ocasião flagrante (bola na barra aos 69′) e as 21 vezes em que perdeu a posse e a nota final teria sido mais elevada.

David Neres 5.5

Vai ganhando novamente a preponderância que teve no arranque da temporada. Confiança essa que se traduziu em dois remates, duas ocasiões flagrantes criadas, quatro cruzamentos, apenas quatro passes falhados em 39 (eficácia de 90%) e completou com êxito seis dos nove dribles que arriscou.

Destaques do Famalicão

Luiz Júnior 6.7

Muito em jogo, o guardião canarinho destacou-se com cinco intervenções, entre as quais um voo que negou que Ramos assinasse um golaço aos 68 minutos.

Mihaj 5.4

O central albanês foi o segundo elemento com melhor nota dos forasteiros. Dos números que registou, destacamos as 12 ações defensivas, entre elas oito interceções, de longe o máximo do encontro.

Alexandre Penetra 5.3

Formado no Seixal, começou como lateral-direito, mas face à saída do capitão Riccieli, juntou-se a Mihaj no centro da defesa. Completou sete ações defensivas.

Resumo do jogo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.