Bélgica procura cúmplice do terrorista fugido dos atentados de Paris

As autoridades belgas lançaram um novo mandado de captura contra um possível cúmplice do único terrorista que ainda está a monte, depois de ter sido identificado ao volante de uma das viaturas usadas nos ataques à capital francesa.

A Justiça belga emitiu um mandado de captura internacional contra Mohamed Abrini, de 30 anos, identificado na companhia do homem mais procurado na Europa, Salah Abdeslam, dois dias antes dos atentados em Paris, anunciou a procuradoria esta terça-feira.

A procuradoria anunciou também ter acusado um quinto homem, que não foi identificado, por “assassínios terroristas”, elevando para cinco o número de pessoas detidas durante a semana na Bélgica.

Mohamed Abrini, considerado suspeito chave pelas autoridades, foi filmado a 11 de novembro num posto de abastecimento de combustível ao volante do Renault Clio que foi usado dois dias depois para cometer os ataques em Paris.

Descrito como “perigoso e possivelmente armado”, o homem está a ser procurado pelos serviços de segurança belgas e franceses.

Apesar de o alerta máximo de ameaça terrorista continuar em vigor, esta quarta-feira as escolas e o metro de Bruxelas voltaram a abrir. Para assegurar a proteção destes locais, o Governo federal belga decidiu mobilizar 500 agentes policiais suplementares.

Fontes do Ministério do Interior indicaram que 300 agentes estão destacados para as escolas, enquanto que os outros 200 garantem a segurança nas estações de metro, para auxiliar a polícia de Bruxelas, que terá assim o apoio da polícia federal e de agentes policiais de outras regiões do país.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.