Belenenses SAD 1-4 Porto | Evanilson e Fábio Vieira encantam Jamor

O Porto respondeu à vitória do Sporting somando a 13ª vitória consecutiva, alcançada na visita à Belenenses SAD.

A equipa da casa até marcou primeiro, mas a expulsão de Sithole pouco antes da meia-hora precipitou a equipa para o abismo, com os “dragões” a aproveitarem para golear por 4-1.

Destaque absoluto para dois nomes: Evanilson, autor de um “hat-trick” de golos e Fábio Vieira, dono de um “hat-trick de assistências.

Surpresa nos primeiros minutos de jogo, com o golo da Belenenses SAD, da autoria de Abel Camará (13′), através de um belo desvio de cabeça na sequência de um pontapé de canto. Um tento que empurrou os “dragões” para uma reacção rápida.

Aos 22 minutos, Vitinha, com tudo para marcar na área, rematou forte para uma defesa estrondosa de Luiz Felipe, e aos 33 minutos, Sithole viu o segundo amarelo e deixou os homens da casa reduzidos a dez elementos.

No lance seguinte, Evanilson (34′) interceptou um remate de Fábio Vieira e empatou – lance que necessitou de confirmação do VAR, por ter sido inicialmente anulado por fora-de-jogo.

E em cima do apito, desta vez houve mesmo tento anulado, por falta de Taremi sobre Tomás Ribeiro.

Luiz Felipe, guardião da casa, era o melhor elemento ao intervalo, com um rating de 6.4, fruto de cinco defesas, três a remates na área.

No espaço de três minutos, tudo ficou resolvido. Aos 58 minutos, Francisco Conceição galgou metros, serviu Evanilson e este, no coração da área, bisou.

Aos 61 foi Fábio Vieira a bisar nas assistências, desta feita para tento de Mehdi Taremi.

A superioridade portista era total, os “azuis” – nesta partida a jogarem de branco -, com dez elementos, não mostravam capacidade, não só para atacar, mas também para defender, e a questão era saber até onde chegava a vantagem portista.

Que podia ter aumentado aos 79 minutos, mas Luis Díaz, na conversão de uma grande penalidade, viu Luiz Felipe realizar uma grande defesa.

Manuel de Almeida / Lusa

Quem não falhou, aos 84 minutos, foi Evanilson, que chegou ao “hat-trick, novamente a passe de Fábio Vieira, e duplicou os tentos que tinha na Liga até ao momento (leva seis).

Melhor em Campo

O jogo teve dois protagonistas, mas o maior de todos foi o ponta-de-lança brasileiro. Evanilson marcou três dos quatro golos portistas, tantos quantos havia conseguido em todas as restantes jornadas.

O atacante fez cinco remates, enquadrou quatro deles, somou sete acções defensivas na área contrária e só não tem nota maior – terminou com um GoalPoint Rating de 8.1 – porque desperdiçou uma ocasião flagrante.

Destaques da Belenenses SAD

Luis Felipe 6.3 – Os “azuis” bem podem agradecer ao guardião brasileiro por a goleada não ter sido maior. Luiz Felipe fez seis defesas, quatro delas a remates na sua área, na primeira parte realizou uma defesa estupenda a disparo de Vitinha e na segunda travou um penálti de Luis Díaz. Era difícil pedir-lhe mais.

Abel Camará 6.1 – O atacante, que foi uma das figuras da jornada anterior, voltou a marcar, de cabeça após canto. Camará ganhou ainda dois de seis duelos aéreos ofensivos e fez três desarmes.

Yohan Tavares 5.4 – O central foi dos poucos a salvar-se do “naufrágio” dos da casa, terminando com dez acções defensivas, com destaque para dois bloqueios de remate e três desarmes.

Destaques do Porto

Fábio Vieira 7.6 – Que jogão do jovem médio. Fábio aproveitou a liberdade de movimentos que teve para fazer três assistências em quatro passes para finalização, e ainda somou sete recuperações de posse e dois passes super aproximativos.

Taremi 6.8 – O iraniano entrou pouco depois do 1-1 e para aproveitar o facto de os da casa estarem com dez elementos. E a aposta foi certeira, com o atacante a fazer um golo em três remates, dois enquadrados, e a somar oito acções com bola na área contrária.

Wendell 6.6 – O brasileiro canalizou muito jogo pelo lado esquerdo e entendeu-se bem com Díaz. Além dos 95% de eficácia de passe, fez dois para finalização e dois super aproximativos.

Pepê 6.3 – O extremo surgiu encostado ao lado direito e esteve em alguns dos melhores lances do jogo, criando uma ocasião flagrante em quatro passes para finalização, somando cinco passes ofensivos valiosos e dois super aproximativos.

Vitinha Ferreira 6.2 – O médio não desilude. Podia ter marcado na primeira parte, num dos três remates que realizou na partida (dois enquadrados), mas Luis Felipe realizou ume enorme defesa. O médio falhou somente dois de 41 passes (95% de eficácia) e registou oito recuperações de posse.

Mbemba 6.0 – Não é que tenha tido muito trabalho, mas esteve bem sempre que foi chamado à acção. Destaque para 94% de passes certos – 58 em 62.

Francisco Conceição 5.8 – Entrado na segunda parte, o extremo ajudou as rasgar o que restava da resistência “azul” e fabricou o segundo golo de Evanilson, no único passe para finalização que realizou. Acertou os nove passes tentados.

Uribe 5.7 – Muito inteligente no posicionamento e a dar linhas de passe aos colegas de equipa, o médio destacou-se com nove recuperações de posse (máximo do jogo) e quatro duelos aéreos defensivos ganhos em seis.

Luis Díaz 5.6 – O colombiano bem tentou chegar ao golo, mas não o conseguiu. O mais rematador da partida, com seis disparos, enquadrou apenas um e falhou duas ocasiões flagrantes, uma delas a grande penalidade. Fez ainda três passes para finalização, seis passes ofensivos valiosos, teve êxito em dois de cinco cruzamentos e assinou o máximo de acções com bola na área contrária (13).

Gonçalo Borges 5.4 – O jovem extremo estreou-se na Liga pelo Porto. Foram só dez minutos, é certo, pouco para o rating ter relevância, mas foi a tempo de completar os dois passes que fez e realizar uma condução super aproximativa. Não teve medo perante a responsabilidade.

João Mendes 4.9 – O mesmo se pode dizer do lateral-esquerdo João Mendes, também com dez minutos no currículo, em jogo de estreia. A jovem promessa, pelo recuo do adversário, teve pouco tempo para mostrar serviço, mas fica o registo histórico.

Resumo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.