Beijo pode transmitir vírus que causa a infertilidade

davidchief / Flickr

Um vírus possivelmente transmitido pela saliva pode ser a explicação para a infertilidade sem causa diagnosticada de muitas mulheres.

Para chegar a essa conclusão, investigadores da Universidade de Ferrara, em Itália, examinaram o útero de 66 mulheres, 30 com infertilidade primária – que nunca tiveram um filho – sem causa definida e 36 férteis.

Em 43% das pacientes inférteis, os cientistas encontraram a presença do vírus HHV-6A. O vírus é um subtipo da herpes humana e não foi encontrado em nenhuma mulher com fertilidade normal.

Segundo a investigação, recentemente publicada na revista científica PLoS One, o vírus esconde-se no revestimento do útero e afecta proteínas que ajudam a preparar o corpo para a gravidez.

Todas as participantes infectadas também apresentavam níveis anormais de citoquinas, proteínas que desempenham um papel importante na fertilização dos óvulos e no desenvolvimento fetal.

As mulheres tinham ainda níveis elevados de estradiol, a hormona que é alterada durante o ciclo menstrual e que pode desencadear uma infecção por HHV-6A.

Como o vírus não é detectável no sangue nem na saliva, a sua prevalência é desconhecida. Sabe-se, contudo, que se replica nas glândulas salivares e pesquisas anteriores sugerem que o mesmo pode ser transmitido pelo beijo.

O vírus da herpes já foi associado à infertilidade em homens, mas, até então, nenhum vírus específico tinha sido associado ao problema nas mulheres.

“Esta é uma descoberta surpreendente. Se confirmada, tem o potencial de melhorar a vida de várias mulheres inférteis”, disse o responsável pelo estudo, Anthony Komaroff, professor de Harvard, nos Estados Unidos.

Apesar dos resultados, os autores afirmam que ainda são necessárias mais pesquisas para determinar se um tratamento antiviral poderá ser efetivo contra esta infecção intra-uterina.

ZAP / Move

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Um terço dos franceses acredita que um novo Holocausto pode acontecer nos Estados Unidos

Um terço dos franceses (36%) acredita que um novo Holocausto pode vir a  acontecer nos Estados Unidos, de acordo com uma nova sondagem levada a cabo pela Conference on Jewish Material Claims Against Germany. De acordo …

Petição quer acabar com o uso de perfumes nos transportes públicos

Um cidadão endereçou uma petição ao Parlamento para que o uso de perfumes seja proibido em transportes públicos e locais públicos. De acordo com o jornal Público, a petição — apresentada numa folha de papel A4, …

Governo estuda hipótese de aeroporto na base aérea de Monte Real

O Governo está a estudar a hipótese de criar um aeroporto civil na Base Aérea 5 de Monte Real, em Leiria, confirmou o ministério das Infraestruturas. Em declarações a vários jornais, entre os quais o Público, …

Coronavírus chegou à Europa. Dois casos confirmados em França

O novo coronavírus chegou à Europa. A ministra da Saúde francesa anunciou, esta sexta-feira, que há dois casos confirmados no país. "Há dois casos confirmados", vincou a ministra da Saúde francesa, Agnes Buzyn, em conferência de …

Ucrânia perdeu 11 milhões de habitantes desde 2001

A Ucrânia perdeu mais de 11 milhões de habitantes desde o último censo de 2001 devido à imigração, à anexação da Crimeia e à guerra no leste do país. De acordo com os novos dados oficiais, …

CGD sobe comissões a partir deste sábado (incluindo MB Way)

As transferências por MB Way, as contas-pacote e os serviços mínimos bancários na Caixa Geral de Depósitos vão sofrer um agravamento a partir deste sábado. Tal como tinha sido anunciado em outubro do ano passado, a …

Isabel dos Santos não vai ser detida se for a Angola, garante PGR

O procurador-geral da República de Angola afirmou, esta sexta-feira, que a justiça quer esgotar todos os procedimentos para notificar a empresária angolana antes de pedir um mandado internacional de captura. "Primeiro vamos esgotar a possibilidade de …

Assange deixa ala médica da prisão e passa para área com outros reclusos

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi transferido da ala médica da prisão de Belmarsh, no sudeste de Londres, onde estava isolado, para uma área da prisão com outros presos, anunciou hoje um membro do …

"Saudações da Tailândia." Depois de fugir da prisão, Sekkaki enviou um postal aos diretores

Depois de fugir da prisão, Oualid Sekkaki provocou os responsáveis do estabelecimento prisional e enviou-lhes um postal. Em dezembro do ano passado, Oualid Sekkaki e outros quatro indivíduos fugiram do estabelecimento prisional de Turnhout, na Bélgica. …

Irlanda. Tribunal decide extraditar motorista acusado da morte de 39 migrantes vietnamitas

O tribunal de Dublin sentenciou, esta sexta-feira, que o motorista acusado da morte de 39 imigrantes vietnamitas - encontrados em outubro num contentor refrigerado, perto de Londres - pode ser extraditado para o Reino Unido, …