Bebés aprendem melhor se dormirem a seguir

D. Garding / Flickr

-

As longas sestas são essenciais para a aprendizagem na primeira infância, de acordo com um estudo da Universidade de Sheffield.

Pesquisas com 216 bebés de até 12 meses indicam que estes não conseguiam recordar novas tarefas se não tirassem uma longa sesta pouco depois de aprender alguma coisa nova.

A equipa de investigadores da Universidade de Sheffield sugere que o melhor momento para aprender parece ser pouco antes de dormir, e enfatiza ainda a importância de ler histórias antes de as crianças dormirem.

Os especialistas acreditam que o sono seja muito mais importante nos primeiros anos de vida do que em outras idades.

As pessoas passam a maior parte do tempo enquanto bebés a dormir, em comparação com outros anos da vida. Apesar disso, os investigadores de Sheffield e da Ruhr University Bochum, na Alemanha, dizem que “pouco se sabe” a respeito do papel desempenhado pelo sono no primeiro ano de vida do bebé.

Aprender, dormir, repetir

Os cientistas ensinaram novas tarefas, sob a forma de brincadeiras com marionetas, a bebés de 6 a 12 meses de idade.

Metade dos bebés dormiu até quatro horas depois da aprendizagem, enquanto os demais não dormiram ou tiraram sestas curtas, de menos de 30 minutos.

No dia seguinte, os bebés foram estimulados a repetir o que tinham aprendido.

Os resultados, publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, mostram que o ato de “dormir como um bebé” foi vital para a aprendizagem.

Em média, uma tarefa e meia puderam ser repetidas após uma longa sesta.

Por comparação, os bebés não conseguiam repetir nenhuma tarefa se não tivessem dormido o suficiente.

“Os que dormiram após aprender conseguiram assimilar bem; os que não dormiram não aprenderam nada”, disse à BBC Jane Herbert, do departamento de psicologia da Universidade de Sheffield.

A investigadorea explicou que se presumia que os bebés conseguiam aprender melhor quando estavam mais despertos. No entanto, “talvez os eventos ocorridos pouco antes do sono sejam os mais importantes”.

As descobertas mostraram também o quão valioso é ler livros com as crianças antes de estas dormirem.

Estes resultados são reforçados por um estudo do ano passado que identificou os mecanismos da memória durante o sono, que apontou como novas ligações entre as células cerebrais são formadas durante o sono.

Ressalvas

“Talvez o sono seja muito mais importante em algumas idades do que em outras, mas tudo isso ainda precisa ser estabelecido de forma mais rigorosa”, ressalta o profesor Derk-Jan Dijk, cientista do sono na Universidade de Surrey.

O especialista afirma que os bebés “certamente precisam dormir bastante” para estimular a aprendizagem, mas concentrar essa aprendizagem nos momentos pouco antes de dormir talvez não seja a melhor alternativa.

“O que os dados nos mostram é que dormir depois de aprender é positivo, mas não que estar com sono durante a aprendizagem seja positivo”.

Também há um crescente interesse no sono e na memória no outro extremo da vida: na terceira idade, principalmente levando-se em conta problemas neurodegenerativos, como a demência.

Acredita-se que estimular o sono possa retardar a deterioração da função da memória.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …