Bebés aprendem melhor se dormirem a seguir

D. Garding / Flickr

-

As longas sestas são essenciais para a aprendizagem na primeira infância, de acordo com um estudo da Universidade de Sheffield.

Pesquisas com 216 bebés de até 12 meses indicam que estes não conseguiam recordar novas tarefas se não tirassem uma longa sesta pouco depois de aprender alguma coisa nova.

A equipa de investigadores da Universidade de Sheffield sugere que o melhor momento para aprender parece ser pouco antes de dormir, e enfatiza ainda a importância de ler histórias antes de as crianças dormirem.

Os especialistas acreditam que o sono seja muito mais importante nos primeiros anos de vida do que em outras idades.

As pessoas passam a maior parte do tempo enquanto bebés a dormir, em comparação com outros anos da vida. Apesar disso, os investigadores de Sheffield e da Ruhr University Bochum, na Alemanha, dizem que “pouco se sabe” a respeito do papel desempenhado pelo sono no primeiro ano de vida do bebé.

Aprender, dormir, repetir

Os cientistas ensinaram novas tarefas, sob a forma de brincadeiras com marionetas, a bebés de 6 a 12 meses de idade.

Metade dos bebés dormiu até quatro horas depois da aprendizagem, enquanto os demais não dormiram ou tiraram sestas curtas, de menos de 30 minutos.

No dia seguinte, os bebés foram estimulados a repetir o que tinham aprendido.

Os resultados, publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, mostram que o ato de “dormir como um bebé” foi vital para a aprendizagem.

Em média, uma tarefa e meia puderam ser repetidas após uma longa sesta.

Por comparação, os bebés não conseguiam repetir nenhuma tarefa se não tivessem dormido o suficiente.

“Os que dormiram após aprender conseguiram assimilar bem; os que não dormiram não aprenderam nada”, disse à BBC Jane Herbert, do departamento de psicologia da Universidade de Sheffield.

A investigadorea explicou que se presumia que os bebés conseguiam aprender melhor quando estavam mais despertos. No entanto, “talvez os eventos ocorridos pouco antes do sono sejam os mais importantes”.

As descobertas mostraram também o quão valioso é ler livros com as crianças antes de estas dormirem.

Estes resultados são reforçados por um estudo do ano passado que identificou os mecanismos da memória durante o sono, que apontou como novas ligações entre as células cerebrais são formadas durante o sono.

Ressalvas

“Talvez o sono seja muito mais importante em algumas idades do que em outras, mas tudo isso ainda precisa ser estabelecido de forma mais rigorosa”, ressalta o profesor Derk-Jan Dijk, cientista do sono na Universidade de Surrey.

O especialista afirma que os bebés “certamente precisam dormir bastante” para estimular a aprendizagem, mas concentrar essa aprendizagem nos momentos pouco antes de dormir talvez não seja a melhor alternativa.

“O que os dados nos mostram é que dormir depois de aprender é positivo, mas não que estar com sono durante a aprendizagem seja positivo”.

Também há um crescente interesse no sono e na memória no outro extremo da vida: na terceira idade, principalmente levando-se em conta problemas neurodegenerativos, como a demência.

Acredita-se que estimular o sono possa retardar a deterioração da função da memória.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …