/

Beber refrigerantes acelera o envelhecimento (tanto como fumar)

lanier67 / Flickr

Afinal, não dá mais vida.

Afinal, não dá mais vida.

Segundo um estudo da UCSF, publicado no American Journal of Public Health, beber diariamente refrigerantes ricos em açúcar pode acelerar o envelhecimento tanto quanto fumar.

Ao que tudo indica, o velho slogan de uma conhecida marca de refrigerantes, “dá mais vida”, não é verdade. Antes pelo contrário.

Segundo um estudo de investigadores da Universidade da Califórnia, de São Francisco, nos Estados Unidos, publicado em 2014 no American Journal of Public Health, o consumo diário de bebidas açucaradas aumenta a velocidade a que as células envelhecem.

A pesquisa mostrou que indivíduos que bebiam o equivalente a duas latas de refrigerante açucarado por dia registaram mudanças no DNA que tornaram as células 4,6 anos mais velhas do que realmente eram.

“O consumo regular de bebidas açucaradas influencia o desenvolvimento de doenças – não apenas desregulando o controlo do metabolismo dos açúcares, mas também acelerando o envelhecimento do tecido celular”, disse à revista da UCSF a psiquiatra Elissa Epel, principal autora do estudo.

A análise de milhares de amostras de DNA mostrou que pessoas que ingerem a bebida regularmente apresentam telómeros mais curtos do que as que não têm esse hábito.

Estas estruturas, encontradas nas extremidades dos cromossomas, protegem o material genético, e são um indicador do estado de saúde do organismo.

Telómeros mais curtos do que a média são vistos como um sinal de doenças e morte prematura.

À medida que o envelhecimento avança, os telómeros ficam cada vez mais curtos, o que danifica o DNA e aumenta as probabilidades de doenças relacionadas com a idade, como o Alzheimer,

Este estudo foi a primeira prova de ligação das bebidas açucaradas ao tamanho dos telómeros – e veio juntar-se a uma longa lista de estudos a associar o consumo de refrigerantes à obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, e a um aumento da mortalidade em todo o mundo.

ZAP / Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.