/

Beber chá verde pode fazer com que tenha uma vida mais longa

1

Beber chá verde pode fazer-nos viver mais tempo em comparação com aqueles que não bebem. Pode também baixar as probabilidades de ter uma doença cardíaca ou um AVC.

O senso comum diz-nos que beber chá traz uma série de benefícios para a nossa saúde, mas muitas vezes não conhecemos bem as suas capacidades. Um estudo conduzido por investigadores chineses sugere que consumir chá verde pelo menos três vezes por semana pode estar associado a uma vida mais longa. Além disso, pode baixar as probabilidades de ter uma doença cardíaca ou um acidente vascular cerebral (AVC).

Estas particularidades só foram verificadas no chá verde, já que os testes feitos com chá preto não tiveram resultados semelhantes. O estudo foi publicado este mês na revista científica European Journal of Preventive Cardiology.

Os investigadores analisaram informações de mais de 100 mil participantes e descobriram que as pessoas que consumiam regularmente chá viviam, em média, mais 15 meses do que aqueles que não bebiam. Tinham também 20% menos probabilidade de desenvolver uma doença cardíaca ou ter um AVC.

“Os efeitos protetores do chá foram mais nítidos entre o grupo de bebedores ávidos de chá. Estudos sugeriam que os principais compostos bioativos do chá, os polfenóis, não são armazenados no organismo a longo prazo. Assim, a ingestão regular de chá por um período prolongado pode ser necessária para o efeito cardioprotetor”, explicou o autor do estudo, Dongfeng Gu, citado pelo New Atlas.

O estudo estima que bebedores de chá com 50 anos desenvolveriam uma doença cardíaca ou teriam um AVC 1,41 anos mais tarde do que aqueles que não bebem.

Mas o que torna o chá verde mais benéfico para a saúde do que o chá preto? Gu equaciona que o chá preto, por ter volumes mais baixos de polifenóis, pode surtir um menor efeito. Adicionalmente, por ser muitas vezes consumido com leite, este pode neutralizar quaisquer efeitos potencialmente benéficos.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.