Beber chá verde pode fazer com que tenha uma vida mais longa

Beber chá verde pode fazer-nos viver mais tempo em comparação com aqueles que não bebem. Pode também baixar as probabilidades de ter uma doença cardíaca ou um AVC.

O senso comum diz-nos que beber chá traz uma série de benefícios para a nossa saúde, mas muitas vezes não conhecemos bem as suas capacidades. Um estudo conduzido por investigadores chineses sugere que consumir chá verde pelo menos três vezes por semana pode estar associado a uma vida mais longa. Além disso, pode baixar as probabilidades de ter uma doença cardíaca ou um acidente vascular cerebral (AVC).

Estas particularidades só foram verificadas no chá verde, já que os testes feitos com chá preto não tiveram resultados semelhantes. O estudo foi publicado este mês na revista científica European Journal of Preventive Cardiology.

Os investigadores analisaram informações de mais de 100 mil participantes e descobriram que as pessoas que consumiam regularmente chá viviam, em média, mais 15 meses do que aqueles que não bebiam. Tinham também 20% menos probabilidade de desenvolver uma doença cardíaca ou ter um AVC.

“Os efeitos protetores do chá foram mais nítidos entre o grupo de bebedores ávidos de chá. Estudos sugeriam que os principais compostos bioativos do chá, os polfenóis, não são armazenados no organismo a longo prazo. Assim, a ingestão regular de chá por um período prolongado pode ser necessária para o efeito cardioprotetor”, explicou o autor do estudo, Dongfeng Gu, citado pelo New Atlas.

O estudo estima que bebedores de chá com 50 anos desenvolveriam uma doença cardíaca ou teriam um AVC 1,41 anos mais tarde do que aqueles que não bebem.

Mas o que torna o chá verde mais benéfico para a saúde do que o chá preto? Gu equaciona que o chá preto, por ter volumes mais baixos de polifenóis, pode surtir um menor efeito. Adicionalmente, por ser muitas vezes consumido com leite, este pode neutralizar quaisquer efeitos potencialmente benéficos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Aeronave autónoma é uma alternativa acessível aos satélites (e já fez o seu primeiro voo)

A empresa Swift Engineering, em parceria com o Ames Research Center, da NASA, desenvolveu uma alternativa acessível aos satélites: uma aeronave autónoma de alta altitude e longa resistência. Já nasceu a alternativa acessível aos satélites: chama-se …

Reservas naturais chinesas salvaram os pandas da extinção (mas "esqueceram-se" dos leopardos)

Uma nova investigação revela que os esforços da China para salvar os pandas gigantes foram bem sucedidos, mas os mesmos falharam na proteção de outros animais que partilham o mesmo habitat, como é o caso …

Comunidade científica critica Trump por dizer que NASA estava "morta"

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou no Twitter que "a NASA estava fechada e morta" até que o próprio fez com que voltasse a funcionar, afirmação que gerou consternação na …

É "bastante provável" que chegue à Europa uma Cybertruck de menores dimensões

É "bastante provável" que uma Cybertruck de menores dimensões venha a ser produzida e chegue depois ao mercado europeu, revelou Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que produz estas pickups elétricas. Questionado na rede social …

Mais seis mortos e 131 novos casos em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais seis mortos e 131 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sábado, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. O número de pessoas internadas é de 366, mais nove …

"Erro" do Instagram favoreceu conteúdo de Trump face ao de Biden

Um "erro" da rede social Instagram favoreceu durante dois meses o conteúdo gerado pela campanha de reeleição do atual Presidente norte-americano, Donald Trump, quando comparado com as publicações de Joe Biden, candidato democrata que está …

Fotografia partilhada nas redes sociais levou à suspensão de alunos nos Estados Unidos

Pelo menos dois alunos da North Paulding High School, no estado da Georgia, dizem ter sido suspensos depois de terem partilhado nas redes sociais uma fotografia na qual é possível ver um corredor da escola repleto …

Estado de Nova Iorque com mais mortes por Covid-19 do que França ou Espanha

Os Estados Unidos registaram 1.252 mortos e 63.913 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Os últimos números de casos e óbitos registados devido a Covid-19 …

Turistas voltam a viajar, mas optam pelo low-cost

Mesmo num contexto de pandemia mundial o desejo de ir de férias continua vivo. Os turistas voltaram a procurar voos, contudo as opções recaem em percursos de curta distância e mais económicos. Ao longo dos últimos …

Ventura anuncia recandidatura ao Chega e só sai do parlamento quando “metade daquela esquerda" sair

André Ventura anunciou esta noite a recandidatura à liderança do Chega, numa cerimónia em Leiria em que disse que só vai sair do parlamento “quando metade daquela esquerda sair”. “Estamos a fazer uma revolução democrática e …