Beber chá verde pode fazer com que tenha uma vida mais longa

Beber chá verde pode fazer-nos viver mais tempo em comparação com aqueles que não bebem. Pode também baixar as probabilidades de ter uma doença cardíaca ou um AVC.

O senso comum diz-nos que beber chá traz uma série de benefícios para a nossa saúde, mas muitas vezes não conhecemos bem as suas capacidades. Um estudo conduzido por investigadores chineses sugere que consumir chá verde pelo menos três vezes por semana pode estar associado a uma vida mais longa. Além disso, pode baixar as probabilidades de ter uma doença cardíaca ou um acidente vascular cerebral (AVC).

Estas particularidades só foram verificadas no chá verde, já que os testes feitos com chá preto não tiveram resultados semelhantes. O estudo foi publicado este mês na revista científica European Journal of Preventive Cardiology.

Os investigadores analisaram informações de mais de 100 mil participantes e descobriram que as pessoas que consumiam regularmente chá viviam, em média, mais 15 meses do que aqueles que não bebiam. Tinham também 20% menos probabilidade de desenvolver uma doença cardíaca ou ter um AVC.

“Os efeitos protetores do chá foram mais nítidos entre o grupo de bebedores ávidos de chá. Estudos sugeriam que os principais compostos bioativos do chá, os polfenóis, não são armazenados no organismo a longo prazo. Assim, a ingestão regular de chá por um período prolongado pode ser necessária para o efeito cardioprotetor”, explicou o autor do estudo, Dongfeng Gu, citado pelo New Atlas.

O estudo estima que bebedores de chá com 50 anos desenvolveriam uma doença cardíaca ou teriam um AVC 1,41 anos mais tarde do que aqueles que não bebem.

Mas o que torna o chá verde mais benéfico para a saúde do que o chá preto? Gu equaciona que o chá preto, por ter volumes mais baixos de polifenóis, pode surtir um menor efeito. Adicionalmente, por ser muitas vezes consumido com leite, este pode neutralizar quaisquer efeitos potencialmente benéficos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

PSP vai participar ao Ministério Público insultos de negacionistas a Ferro Rodrigues

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai participar ao Ministério Público (MP) os insultos proferidos no sábado contra o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, por um grupo de negacionistas da covid-19, disse esta …

Sporting apresenta queixa contra Pepe na Comissão de Instrutores da Liga

Em causa está um lance aos 32 minutos entre o defesa central do Porto e Sebastián Coates, em que o Sporting acusa Pepe de ter agredido o capitão leonino. Os leões avançaram com uma queixa para …

TAP reforça oferta para 80% dos níveis pré-pandemia

A oferta de lugares da TAP no inverno IATA, que começa no final de outubro e decorre até 26 de março de 2022, vai subir para 80% do que era antes da pandemia, em 2019. A …

Novo surto levanta dúvidas sobre quarentena de 21 dias na China

Um homem que completou 21 dias de quarentena obrigatória ao retornar do exterior para a China foi identificado como a provável fonte de um novo surto, infetando mais de 60 pessoas, incluindo 15 estudantes do …

Meta do Bloco de Esquerda nas autárquicas é "ter mais força"

A coordenadora do Bloco de esquerda (BE) traçou esta segunda-feira o objetivo de "ter mais força" nestas autárquicas, mas sem quantificar metas, considerando que mesmo quem não concorda com tudo o que defendem os bloquistas, …

Algo vai mal no Palmeiras de Abel: mais tempo, piores resultados

A Libertadores concentra as atenções dos jogadores e dos adeptos mas, entretanto, a liderança do Brasileirão fugiu. O Palmeiras estava numa fase excelente há pouco tempo. No final de Julho completou uma série de nove vitórias …

No GP de Itália, Monza pintou-se de papaia e o halo voltou a salvar uma vida

Resultado do Ricciardo e Norris (P1 e P2) é o melhor da Mclaren desde 2010. Acidente de Max Verstappen e Lewis Hamilton, os grandes candidatos ao título do mundial de pilotos, foi um dos assuntos …

Mais 458 casos e cinco mortes. Portugal tem mais de um milhão de recuperados de covid

Portugal registou mais 458 novos casos e cinco mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo os dados da Direcção-Geral da Saúde. Desde Junho que o país não tinha um número de novos casos tão …

Alemanha. Scholz vence segundo debate e consolida liderança a duas semanas das legislativas

O líder do SPD consolidou assim a sua liderança nas sondagens, apesar de Armin Lashcet, da CDU, ter saído mais ao ataque. O actual Ministro das Finanças da Alemanha e líder dos sociais-democratas, Olaf Scholz, foi …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Em tons de amarelo e vermelho

O energético clássico. O reforço da liderança do Benfica goleador. O regresso de Ronaldo com golos. O milésimo jogo de Mourinho. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder dá lição …