Beber chá verde pode fazer com que tenha uma vida mais longa

Beber chá verde pode fazer-nos viver mais tempo em comparação com aqueles que não bebem. Pode também baixar as probabilidades de ter uma doença cardíaca ou um AVC.

O senso comum diz-nos que beber chá traz uma série de benefícios para a nossa saúde, mas muitas vezes não conhecemos bem as suas capacidades. Um estudo conduzido por investigadores chineses sugere que consumir chá verde pelo menos três vezes por semana pode estar associado a uma vida mais longa. Além disso, pode baixar as probabilidades de ter uma doença cardíaca ou um acidente vascular cerebral (AVC).

Estas particularidades só foram verificadas no chá verde, já que os testes feitos com chá preto não tiveram resultados semelhantes. O estudo foi publicado este mês na revista científica European Journal of Preventive Cardiology.

Os investigadores analisaram informações de mais de 100 mil participantes e descobriram que as pessoas que consumiam regularmente chá viviam, em média, mais 15 meses do que aqueles que não bebiam. Tinham também 20% menos probabilidade de desenvolver uma doença cardíaca ou ter um AVC.

“Os efeitos protetores do chá foram mais nítidos entre o grupo de bebedores ávidos de chá. Estudos sugeriam que os principais compostos bioativos do chá, os polfenóis, não são armazenados no organismo a longo prazo. Assim, a ingestão regular de chá por um período prolongado pode ser necessária para o efeito cardioprotetor”, explicou o autor do estudo, Dongfeng Gu, citado pelo New Atlas.

O estudo estima que bebedores de chá com 50 anos desenvolveriam uma doença cardíaca ou teriam um AVC 1,41 anos mais tarde do que aqueles que não bebem.

Mas o que torna o chá verde mais benéfico para a saúde do que o chá preto? Gu equaciona que o chá preto, por ter volumes mais baixos de polifenóis, pode surtir um menor efeito. Adicionalmente, por ser muitas vezes consumido com leite, este pode neutralizar quaisquer efeitos potencialmente benéficos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …

Já se sabe qual a ocasião mais perdida do ano devido à pandemia (e há uma campanha para compensar)

Tomar um café com um amigo ou um familiar é o momento mais perdido do último ano devido à pandemia de covid-19. Nos últimos 12 meses, e em todas as cidades europeias, estima-se ter havido …

Reino Unido quer reconhecer animais como seres com sentimentos

O Governo britânico anunciou um amplo plano de defesa dos animais que inclui medidas como o reconhecimento dos animais como seres com sentimentos, a proibição da exportação de animais vivos e da importação de troféus …

PAN rejeita "via verde" para o Governo (e admite travar próximo Orçamento "se necessário")

O PAN não pretende oferecer “uma via verde para o Governo fazer o que bem entender” e admite mesmo travar o Orçamento de Estado "se for necessário". As palavras são da presidente do Grupo Parlamentar do …