Corre uma crença em muitas cozinhas e mesas de jantar de que “beber um copo de água antes da refeição ajuda reduz o apetite”. Mas será mesmo assim?
Uma publicação recente da Harvard Health Publishing tenta extrair fundamentos científicos da crença que diz que beber água antes das refeições ajuda a emagrecer.
Desde logo, deve sempre beber água, para que o nosso organismo funcione adequadamente.
Antes do que para “emagrecer”, beber água ajuda a eliminar toxinas, a regular a temperatura corporal e a transportar nutrientes e oxigénio através do sangue, etc..
Mas será que também serve para “emagrecer”?
A teoria da saciedade diz que beber um copo de água antes da refeição dá uma sensação momentânea de estômago cheio. Como explica a National Geographic, no caso suprarreferido, os nervos do estômago detetam a chegada de substâncias e enviam sinais ao cérebro, tal como fazem quando comemos.
Estudos de “curto prazo”, como descreve a publicação da Harvard, apoiam esta ideia, mostrando que as pessoas que bebem um copo de água antes das refeições tendem a consumir menos calorias.
Outra investigação semelhante indicou que as pessoas que seguiam uma dieta hipocalórica e bebiam água extra antes das refeições tinham menos apetite e mais perda de peso ao longo de 12 semanas, em comparação com as pessoas que seguiam uma dieta semelhante sem água extra.
Termogénese
Outra teoria diz que a água que bebemos precisa de ser aquecida até à temperatura corporal, num processo que requer energia, conhecido como termogénese.
Embora estudos anteriores sugerissem que este processo poderia ajudar a queimar calorias, investigações mais recentes indicam que o efeito é mínimo, lançando dúvidas sobre esta explicação para a perda de peso induzida pela água.
Fome ou sede? Uma confusão…
O desafio aumenta quando não se distingue a fome da sede.
A teoria de que muitas vezes confundimos esses dois estados poderia sugerir que beber água sem calorias evitaria o consumo desnecessário de calorias.
Hidratação estimula o exercício físico?
Uma hidratação adequada pode efetivamente melhorar a capacidade de exercício, ajudando potencialmente na perda de peso.
No entanto, não existem estudos específicos sobre a hidratação e a perda de peso relacionada com o exercício para a população em geral.
Respostas ainda dúbias
Apesar de algumas pessoas notarem melhorias na dieta, quando bebem água antes das refeições, os estudos não são ainda muito conclusivos.
O pequeno alcance dos estudos existentes não permite a comunidade científica formular teorias sólidas, a não ser uma: beba sempre água.
Ajudando ou não a emagrecer: beber água é crucial e faz sempre bem.