A bebé que nasceu com o coração fora do corpo sobreviveu

Uma bebé que nasceu com o coração fora do peito superou as expectativas que lhe davam menos de 10% de possibilidades de sobrevivência, e ultrapassou três cirurgias para resolver esta rara condição cardíaca.

Vanellope Hope Wilkins é a primeira bebé do Reino Unido a sobreviver, sofrendo desta condição extremamente rara que faz com que o coração nasça fora do corpo, reporta o jornal The Guardian.

A menina foi operada, pela primeira vez, cerca de 50 minutos depois de ter nascido e foi, entretanto, alvo de mais duas cirurgias que permitiram recolocar o coração no interior do peito. Agora, está a recuperar nos Cuidados Intensivos Pediátricos do Hospital Glenfield, em Leicester.

Davam-lhe zero possibilidades de sobreviver

Um exame efectuado às nove semanas de gravidez deu indicação da anomalia conhecida por ectopia cordis, evidenciando que o seu coração e parte do estômago estavam a crescer fora do corpo. A menina não tem o esterno, o osso que compõe a caixa torácica, onde ficam o coração e o pulmão.

Estima-se que esta condição rara afecte cinco a oito crianças num milhão, com menos de 10% de possibilidades de sobrevivência. Os profissionais que operaram a bebé desconhecem outros casos no Reino Unido em que um recém-nascido com este problema tenha sobrevivido. Vanellope é já vista como uma espécie de criança “milagre”.

Os seus pais, Naomi Findlay, de 31 anos, e Dean Wilkins, de 43 anos, dizem que a menina foi uma “verdadeira guerreira”. “Quando o ultra-som mostrou o seu coração fora do peito, foi um choque. Deu muito medo, porque não sabíamos o que aconteceria”, sublinha a mãe na BBC.

“Fomos aconselhados a interromper a gestação, já que as possibilidades de ela sobreviver eram quase zero“, refere o pai. “Ninguém acreditava que ela conseguiria, a não ser nós os dois”, acrescenta.

Cerca de 50 pessoas assistiram ao parto

Vanellope deveria ter nascido no Natal, mas veio ao mundo prematuramente, a 22 de Novembro passado, através de uma cesariana, para reduzir as hipóteses de infecção e de danos ao coração.

Havia cerca de 50 obstetras, cirurgiões cardíacos, anestesistas, enfermeiros neonatais, parteiras e outros profissionais de saúde presentes no parto. A mãe conta ao The Guardian o “sentimento de alívio” quando a bebé nasceu aos “pontapés e a chorar”, com “a mão a cobrir o coração”.

A bebé passou pela primeira das três cirurgias necessárias para recolocar o coração no peito apenas 50 minutos depois de ter nascido. Depois, sofreu nova cirurgia ao cabo de sete dias, com o peito a ser aberto “um pouco mais para criar espaço para permitir que o seu coração caiba lá dentro”, explica o The Guardian.

Contando com a gravidade, que ajudou o coração a encaixar-se no interior da cavidade aberta, os cirurgiões realizaram um último procedimento que implicou retirar pele de volta dos braços da bebé para a colocar na costura no meio do peito.

“Antes de ela nascer, as perspectivas eram muito más, mas agora são bem melhores”, refere na BBC o consultor em cardiologia pediátrica Frances Bu’Lock. Este profissional destaca que está tudo a correr “muito bem” e que Vanellope “provou ser muito resiliente”.

“No futuro, poderemos colocar algum tipo de protecção óssea para o coração, talvez usando a impressão 3D ou algo orgânico que cresça dentro dela”, acrescenta Bu’Lock.

Nos EUA, crianças como Vanellope também sobreviveram em alguns poucos casos, entre elas Audrina Cardenas, uma menina que nasceu no Texas em Outubro de 2012. Ela foi para casa três meses depois de passar pela operação, com uma capa plástica protectora sobre o coração.

“É mais do que um milagre”

No caso de Vanellope, há ainda “um longo caminho pela frente”, alertam os médicos, notando que o principal risco é de uma infecção.

O próximo passo é conseguir que a bebé respire sem a ajuda de um ventilador, como ainda acontece actualmente. “Ela está a desafiar todas as expectativas. É mais do que um milagre”, refere o pai.

E a mãe explica que o nome da menina veio de uma personagem do filme da Disney “Força Ralph”. “No filme, Vanellope é tão teimosa que se transforma numa princesa no final, por isso era adequado”, explica Naomi.

ZAP // BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Que Dios y los Médicos que la cuidan le den la oportunidad de vivir una buena vida, en calidad y en posibilidades de crecer y evolucionar como cualquier bebé, claro que bajo la mirada atenta de sus especialistas de cabecera. SUERTE A TODOS BAJO LA MIRADA DEL SEÑOR Y LOS AVANCES DE LA CIENCIA.

    • É melhor não esperar muito desse tal Deus, pois ele devia estar a dormir (ou com os copos!), senão a bebé não teria nascido com o coração fora do peito!…

RESPONDER

Primeiro não flutuava. Agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Quase um milhão de refeições escolares desperdiçadas

Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revela o relatório anual do ministério da Educação sobre cantinas concessionadas a privados. Entre setembro do ano passado e 31 …

Arrojada no céu: Aston Martin apresenta carro voador de luxo

A Aston Martin apresentou recentemente o Volante Vision Concept, uma aeronave arrojada e futurista destinada a transportar passageiros em voos de médias e longas distâncias. A Aston Martin pôs em cima da mesa as suas soluções …

Marta Soares recusa candidatura de Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho tentou formalizar a sua candidatura à presidência do Sporting, esta quarta-feira, tendo sido prontamente recusada por Jaime Marta Soares. O advogado de Bruno de Carvalho, Pedro Proença, deslocou-se esta quarta-feira ao Estádio de …

Hungria retira-se de pacto mundial sobre as migrações aprovado na ONU

A Hungria, com um Governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado, na semana passada, nas Nações Unidas, por considerar que encoraja o fluxo de pessoas "perigosas". O …

Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020. Segundo o Diário de Notícias, esta é uma …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …