A bebé que nasceu com o coração fora do corpo sobreviveu

Uma bebé que nasceu com o coração fora do peito superou as expectativas que lhe davam menos de 10% de possibilidades de sobrevivência, e ultrapassou três cirurgias para resolver esta rara condição cardíaca.

Vanellope Hope Wilkins é a primeira bebé do Reino Unido a sobreviver, sofrendo desta condição extremamente rara que faz com que o coração nasça fora do corpo, reporta o jornal The Guardian.

A menina foi operada, pela primeira vez, cerca de 50 minutos depois de ter nascido e foi, entretanto, alvo de mais duas cirurgias que permitiram recolocar o coração no interior do peito. Agora, está a recuperar nos Cuidados Intensivos Pediátricos do Hospital Glenfield, em Leicester.

Davam-lhe zero possibilidades de sobreviver

Um exame efectuado às nove semanas de gravidez deu indicação da anomalia conhecida por ectopia cordis, evidenciando que o seu coração e parte do estômago estavam a crescer fora do corpo. A menina não tem o esterno, o osso que compõe a caixa torácica, onde ficam o coração e o pulmão.

Estima-se que esta condição rara afecte cinco a oito crianças num milhão, com menos de 10% de possibilidades de sobrevivência. Os profissionais que operaram a bebé desconhecem outros casos no Reino Unido em que um recém-nascido com este problema tenha sobrevivido. Vanellope é já vista como uma espécie de criança “milagre”.

Os seus pais, Naomi Findlay, de 31 anos, e Dean Wilkins, de 43 anos, dizem que a menina foi uma “verdadeira guerreira”. “Quando o ultra-som mostrou o seu coração fora do peito, foi um choque. Deu muito medo, porque não sabíamos o que aconteceria”, sublinha a mãe na BBC.

“Fomos aconselhados a interromper a gestação, já que as possibilidades de ela sobreviver eram quase zero“, refere o pai. “Ninguém acreditava que ela conseguiria, a não ser nós os dois”, acrescenta.

Cerca de 50 pessoas assistiram ao parto

Vanellope deveria ter nascido no Natal, mas veio ao mundo prematuramente, a 22 de Novembro passado, através de uma cesariana, para reduzir as hipóteses de infecção e de danos ao coração.

Havia cerca de 50 obstetras, cirurgiões cardíacos, anestesistas, enfermeiros neonatais, parteiras e outros profissionais de saúde presentes no parto. A mãe conta ao The Guardian o “sentimento de alívio” quando a bebé nasceu aos “pontapés e a chorar”, com “a mão a cobrir o coração”.

A bebé passou pela primeira das três cirurgias necessárias para recolocar o coração no peito apenas 50 minutos depois de ter nascido. Depois, sofreu nova cirurgia ao cabo de sete dias, com o peito a ser aberto “um pouco mais para criar espaço para permitir que o seu coração caiba lá dentro”, explica o The Guardian.

Contando com a gravidade, que ajudou o coração a encaixar-se no interior da cavidade aberta, os cirurgiões realizaram um último procedimento que implicou retirar pele de volta dos braços da bebé para a colocar na costura no meio do peito.

“Antes de ela nascer, as perspectivas eram muito más, mas agora são bem melhores”, refere na BBC o consultor em cardiologia pediátrica Frances Bu’Lock. Este profissional destaca que está tudo a correr “muito bem” e que Vanellope “provou ser muito resiliente”.

“No futuro, poderemos colocar algum tipo de protecção óssea para o coração, talvez usando a impressão 3D ou algo orgânico que cresça dentro dela”, acrescenta Bu’Lock.

Nos EUA, crianças como Vanellope também sobreviveram em alguns poucos casos, entre elas Audrina Cardenas, uma menina que nasceu no Texas em Outubro de 2012. Ela foi para casa três meses depois de passar pela operação, com uma capa plástica protectora sobre o coração.

“É mais do que um milagre”

No caso de Vanellope, há ainda “um longo caminho pela frente”, alertam os médicos, notando que o principal risco é de uma infecção.

O próximo passo é conseguir que a bebé respire sem a ajuda de um ventilador, como ainda acontece actualmente. “Ela está a desafiar todas as expectativas. É mais do que um milagre”, refere o pai.

E a mãe explica que o nome da menina veio de uma personagem do filme da Disney “Força Ralph”. “No filme, Vanellope é tão teimosa que se transforma numa princesa no final, por isso era adequado”, explica Naomi.

ZAP // BBC

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Que Dios y los Médicos que la cuidan le den la oportunidad de vivir una buena vida, en calidad y en posibilidades de crecer y evolucionar como cualquier bebé, claro que bajo la mirada atenta de sus especialistas de cabecera. SUERTE A TODOS BAJO LA MIRADA DEL SEÑOR Y LOS AVANCES DE LA CIENCIA.

    • É melhor não esperar muito desse tal Deus, pois ele devia estar a dormir (ou com os copos!), senão a bebé não teria nascido com o coração fora do peito!…

RESPONDER

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …

PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A …

O Benfica criou um plano para mandar no futebol português

Emails revelados pelo blogue do "Mercado de Benfica" mostram que os quadros do clube debateram entre si uma estratégia a cinco anos para influenciar e dominar as "diferentes áreas do poder da indústria" do futebol português, …

Governo admite baixar portagens para SUVS e crossovers

O ministro Pedro Marques admite passar carros SUV e crossover de classe 2 para 1 nas portagens, afirmando que a atual classe 2 "pode ser um bloqueio a viaturas mais eficientes". O ministro do Planeamento, Pedro …

Portugal continua no caixote do lixo da Moody’s

A Moody's não se pronunciou sobre a notação de crédito de Portugal. Nos próximos seis meses, continuará a ser a única agência a manter o país abaixo do "grau de investimento". A agência de notação financeira …

Consultor Constantino Sakellarides demite-se em divergência com ministro da Saúde

O consultor do ministro da Saúde, Constantino Sakellraideser, entregou, na quinta-feira, uma carta de demissão a Adalberto Campos Fernandes devido a divergências de pensamento. Constantino Sakellarides, o consultor do ministro da Saúde que, há dois anos, …

Kim Jong-un anuncia suspensão de testes nucleares e balísticos

O regime norte-coreano anunciou a suspensão dos testes nucleares a partir de sábado e o desmantelamento da base de Punggye-ri. Este gesto foi bem recebido pelos EUA e aliados, embora não dê indicação de que …