Afinal, o bebé que morreu no Amadora-Sintra sobreviveu durante 2 dias

O bebé prematuro que morreu no Hospital Amadora-Sintra, após a mãe ter sido transferida do Algarve, aquando do parto, tinha, afinal, dois dias de vida quando se deu o óbito. A mãe veio desmentir a versão inicialmente avançada.

Uma fonte hospitalar tinha revelado ao jornal Público que o bebé que nasceu prematuro morreu três horas depois do parto que foi transferido do Algarve para o hospital Amadora-Sintra, em Lisboa, dada a falta de incubadoras no Hospital de Faro.

Mas em declarações ao Jornal de Notícias (JN), a mãe do bebé, Tatiana Nunes, revela que o seu filho morreu com dois dias de vida.

Tatiana Nunes deu entrada no Amadora-Sintra no dia 2 de Agosto com uma gestação de apenas 32 semanas. Foi alvo de uma cesariana no dia seguinte, a 3 de Agosto, e segundo a mãe o bebé morreu a 5 de Agosto.

O recém-nascido, que seria pequeno demais para o tempo de gestação, apresentaria graves problemas neurológicos e pulmonares. A mãe conta ao JN que sofreu várias complicações respiratórias e que foi alvo de manobras de reanimação no hospital.

Após a morte, não foi realizada qualquer autópsia.

O conselho de administração do Amadora-Sintra informou, através de comunicado, que “a utente foi informada da complexidade da situação clínica pelos profissionais de saúde e envolvida nas decisões tomadas”. “Apesar de todos os esforços, a gravidade da situação clínica determinou a morte do recém-nascido”, acrescentou a unidade hospitalar.

O caso está a ser investigado pelo Ministério Público, pela Entidade Reguladora da Saúde e pelos hospitais de Faro e Amadora-Sintra. O Bloco de Esquerda também já pediu esclarecimentos ao Governo sobre a situação.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Informação fidedigna dada por verdadeiros Jornalistas e informação sensacionalista que é a especialidade de certos Incompetentes au serviço de certos tablóides. A tal “Fonte de informação” merecia uma queixa crime por parte do J. Publico. Desta forma talvez se publica-se menos lixo na Comunicação Social!

RESPONDER

Cunhado do rei de Espanha passa a regime de semiliberdade

A justiça espanhola concedeu esta quarta-feira o regime de semiliberdade ao cunhado do rei de Espanha, Inaki Urdangarin, que cumpre uma pena de prisão pelo seu envolvimento no caso de corrupção Nóos. Na prisão desde 18 …

"A Constituição não é uma vaca sagrada". Albuquerque reitera que as Presidenciais deviam ter sido adiadas

O chefe do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, reafirmou que as eleições presidenciais deviam ter sido adiadas, face ao estado de emergência no país. "A Constituição tem de ser instrumental, tem de estar ao serviço da …

Rio pede a António Costa para encerrar escolas já na quinta-feira

O presidente do PSD, Rui Rio, pediu esta quarta-feira ao primeiro-ministro, António Costa, que encerre as escolas, já a partir desta quinta-feira, como forma de conter a epidemia de covid-19. “Faço-lhe um apelo público para que …

PGR alega papel clarificador e transparente de diretiva sobre poderes hierárquicos no MP

A Procuradora-geral da República (PGR) garantiu esta terça-feira no parlamento que a recente diretiva sobre subordinação hierárquica teve unicamente um "propósito clarificador e de transparência" sobre aquilo que já era o relacionamento entre os escalões …

"A democracia prevaleceu". Joe Biden apela à união na tomada de posse como 46º Presidente dos Estados Unidos

O democrata Joe Biden tomou esta quarta-feira posse como 46.º Presidente dos Estados Unidos, após ter feito o juramento de funções perante o presidente do Supremo Tribunal, John Roberts, nas escadas do Capitólio, em Washington. Joe …

Presidente da Suíça no topo dos salários. Marcelo no fim da lista

Uma lista elaborada com dados da IG - consultora britânica de mercados financeiros - revelou que quanto mais rico o país, em regra, mais alto é o ordenado do chefe de Estado, com o Presidente …

Novo estudo reitera eficácia da vacina da Pfizer contra variante britânica do coronavírus

Um novo estudo da empresa alemã BioNTech sugere que a vacina desenvolvida por esta e pela farmacêutica norte-americana Pfizer contra a covid-19 é também eficaz na variante do coronavírus que surgiu no Reino Unido. O estudo, …

Governo reúne-se com especialistas ainda esta quarta-feira

O Governo vai reunir-se ainda nesta quarta-feira com epidemiologistas. A informação foi inicialmente avançada pela TSF, sendo posteriormente confirmada pelo primeiro-ministro, António Costa, em Bruxelas. O encontro será presidido pela ministra da Saúde, Marta Temido, …

Charles Michel propõe "pacto fundador" para tornar Europa e EUA "mais fortes"

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, propôs esta quarta-feira ao novo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a criação de um “pacto fundador” para tornar a Europa e a América “mais fortes”. “No primeiro dia …

Mayan faz visita "surreal" a hospital fechado em Miranda do Corvo (e adverte para destruição económica e social)

O candidato presidencial apoiado pelo Iniciativa, Liberal Tiago Mayan Gonçalves, esteve na terça-feira em campanha nas instalações do hospital fechado de Miranda do Corvo, tendo-o apontado como um cenário “surreal” num dos períodos mais difíceis …