Afinal, o bebé que morreu no Amadora-Sintra sobreviveu durante 2 dias

O bebé prematuro que morreu no Hospital Amadora-Sintra, após a mãe ter sido transferida do Algarve, aquando do parto, tinha, afinal, dois dias de vida quando se deu o óbito. A mãe veio desmentir a versão inicialmente avançada.

Uma fonte hospitalar tinha revelado ao jornal Público que o bebé que nasceu prematuro morreu três horas depois do parto que foi transferido do Algarve para o hospital Amadora-Sintra, em Lisboa, dada a falta de incubadoras no Hospital de Faro.

Mas em declarações ao Jornal de Notícias (JN), a mãe do bebé, Tatiana Nunes, revela que o seu filho morreu com dois dias de vida.

Tatiana Nunes deu entrada no Amadora-Sintra no dia 2 de Agosto com uma gestação de apenas 32 semanas. Foi alvo de uma cesariana no dia seguinte, a 3 de Agosto, e segundo a mãe o bebé morreu a 5 de Agosto.

O recém-nascido, que seria pequeno demais para o tempo de gestação, apresentaria graves problemas neurológicos e pulmonares. A mãe conta ao JN que sofreu várias complicações respiratórias e que foi alvo de manobras de reanimação no hospital.

Após a morte, não foi realizada qualquer autópsia.

O conselho de administração do Amadora-Sintra informou, através de comunicado, que “a utente foi informada da complexidade da situação clínica pelos profissionais de saúde e envolvida nas decisões tomadas”. “Apesar de todos os esforços, a gravidade da situação clínica determinou a morte do recém-nascido”, acrescentou a unidade hospitalar.

O caso está a ser investigado pelo Ministério Público, pela Entidade Reguladora da Saúde e pelos hospitais de Faro e Amadora-Sintra. O Bloco de Esquerda também já pediu esclarecimentos ao Governo sobre a situação.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Informação fidedigna dada por verdadeiros Jornalistas e informação sensacionalista que é a especialidade de certos Incompetentes au serviço de certos tablóides. A tal “Fonte de informação” merecia uma queixa crime por parte do J. Publico. Desta forma talvez se publica-se menos lixo na Comunicação Social!

RESPONDER

Vai nascer um megacentro de dados em Sines. Investimento pode gerar até 1.200 empregos

O projeto de um novo data centre em Sines prevê um investimento de até 3,5 mil milhões de euros, que criará até 1.200 postos de trabalho diretos altamente qualificados. "Tem o potencial de ser o maior …

Oposição unida aborrece o senhor das contas. Aprovações podem pôr em causa estabilidade financeira

No Parlamento, o Governo continua a ser surpreendido com aprovações de medidas pela oposição. Nas Finanças, fazem-se contas e deixam-se avisos. "A repetição sistemática deste tipo de aprovações pela Assembleia da República poderá vir a colocar …

“Está tudo em aberto”. Capitães de Abril admitem abandonar celebrações (e desfile pode ser cancelado)

Após a polémica levantada pela exclusão da Iniciativa Liberal do cortejo, o presidente da Associação 25 de Abril (A25A), Vasco Lourenço, convocou uma reunião da comissão promotora do tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril, …

Governo vai usar empréstimos para capitalizar empresas a fundo perdido. Estradas terão financiamento nacional

O Governo pode vir a usar os 2,3 mil milhões adicionais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para reforçar os capitais próprios das empresas e este dinheiro pode ser canalizado via subvenções a fundo …

Clubes que desistiram da Superliga vão ter de pagar multa (que pode ser de 300 milhões)

Os clubes que desistiram da ideia de formar uma Superliga Europeia vão ter de pagar uma multa. Apenas Real Madrid e Barcelona ainda não anunciaram a sua saída. Os relatos relativamente ao valor da coima variam …

Antiga moradia do Gerês de CR7 não vai ser demolida. O crime prescreveu

Apesar da IGAMAOT considerar que a construção foi executada à revelia do projeto aprovado, o Ministério Público diz que o caso tem de ser arquivado porque o crime prescreveu. De acordo com o que noticia o …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Aprovadas alterações à lei eleitoral autárquica. Eleitores em confinamento podem votar em casa e em lares

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, por maioria, as alterações à lei eleitoral autárquica, que dá resposta às reivindicações dos movimentos de autarcas independentes que se queixavam de dificultar as candidaturas. Votaram a favor PS, …

Sporting interessado em Claudinho, estrela da Red Bull

O Sporting está à procura de reforços para o ataque, tendo em vista já a próxima temporada. Claudinho, do Red Bull Bragantino, é um dos favoritos. O principal foco do Sporting para esta temporada é conquistar …

Sondagem. Operação Marquês faz PS cair e PSD subir

O PSD subiu quatro pontos percentuais na mais recente sondagem, enquanto o PS desceu dois pontos. A decisão da Operação Marquês pode ter tido influência nas intenções de voto. A mais recente sondagem ICS/ISCTE para o …