BE apresenta projeto de lei para criminalizar “terapias de conversão” de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova “procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou expressão de género”.

Para quem efetue “intervenções e tratamentos médico-cirúrgicos”, propõe penas entre dois e 10 anos, com as sanções agravadas no caso de menores e pessoas vulneráveis, “em razão de deficiência ou doença”, noticiou esta segunda-feira o Jornal de Notícias.

“A orientação sexual, identidade de género ou expressão de género não são doenças, sendo antes características pessoais próprias de cada indivíduo e essenciais ao seu equilíbrio, saúde e vivência social. Por outro lado, é absurdo e abusivo descrever estas práticas com “terapêuticas”, pois, além de não existir nada para ‘curar’, não correspondem a processos mediados por um profissional de saúde, baseados em conhecimento científico, e que tenham como objetivo melhorar o estado de saúde de uma pessoa”, lê-se no projeto.



O partido notou que “as pessoas são sujeitas a ‘dor e sofrimento severo e que resultam em danos físicos e psicológicos duradouros'”, como perdas “de auto-estima, ansiedade, depressão, isolamento social, dificuldade de intimidade, ódio a si próprio, vergonha e culpa, disfunção sexual, ideias ou tentativas de suicídio e sintomas de stress pós-traumático”.

O diploma prevê a “proibição do exercício de funções por crimes contra a autodeterminação sexual e a liberdade sexual”, que podem variar entre dois a 20 anos quando a vítima é maior de idade. Caso a vítima seja menor a punição oscila entre os cinco e os 20 anos.

Para quem promova “procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou expressão de género” apontam uma pena de prisão até três anos ou multa. “Quem leve a cabo intervenções e tratamentos médico-cirúrgicos”, a punição vai dos dois aos 10 anos de pena de prisão. As sanções são agravadas caso se trate de menores e “pessoas particularmente vulneráveis, em razão de deficiência ou doença”.

A deputada não-inscrita Cristina Rodrigues entregou também um projeto de lei no qual propôs a proibição de “terapias de reorientação sexual” destinadas à comunidade LGBTI+, com penas de prisão até três anos ou multas.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. controverso e assunto muito sensivel ,se for o proprio que sente que tem uma inclinaçao que nao gosta e quer sujeitar a Terapias desse tipo ? Claro que sou contra que alguem seja forçado a algo desse tipo no nosso pais nesta epoca que vivemos ,nao acredito que tal aconteça ,Mais uma forma do BE ter publicidade a borla

RESPONDER

E agora, Portugal? Depois do Grupo da Morte... Bélgica, Itália, França e Espanha no quadro

Teoricamente, desta vez a seleção nacional ficou claramente do lado mais forte na fase a eliminar do Europeu. Haverá um "escaldante" Inglaterra-Alemanha nos oitavos-de-final. Muitos adeptos portugueses ainda se lembram do golo tardio, noutro jogo, que …

Parlamento Europeu aprova novo estatuto do Provedor de Justiça

O Parlamento Europeu aprovou o novo estatuto do Provedor de Justiça Europeu que vai passar a trabalhar com novas regras, podendo avançar com os próprios inquéritos, prevendo-se também no novo regulamento medidas de proteção para …

Fernando Santos: "Estava a dizer à equipa para se chegar à frente"

Explicação do selecionador nacional, que esteve muito agitado durante os últimos minutos do Portugal-França. Uma primeira parte "excelente" e uma decisão duvidosa da equipa de arbitragem que alterou o resultado perto do intervalo. Fernando Santos começou …

Alemanha 2-2 Hungria | Goretzka salva germânicos no fim

Uma Alemanha impiedosa ao atrevimento da Hungria rendeu hoje um empate a duas bolas, selando a qualificação germânica para os ‘oitavos’ do Euro2020 e a despedida dos magiares no quarto e último lugar do Grupo …

Quase 900 funcionários dos Serviços Secretos dos EUA contraíram covid-19

Aproximadamente 900 funcionários dos Serviços Secretos dos Estados Unidos (EUA) testaram positivo para o coronavírus, de acordo com registos do governo obtidos por um grupo de vigilância. De acordo com os registos, obtidos pela Citizens for …

Portugal 2-2 França | Jogo louco vale empate com sabor a oitavos

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020, ao empatar 2-2 com a campeã mundial França, em encontro da terceira jornada do Grupo F do Euro2020, na Puskás Arena, …

Em 2020, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no ano passado, mais de 8.500 crianças foram usadas como soldados e quase 2.700 foram mortas devido à proximidade com vários conflitos existentes em todo o …

Portugal vs França: seleção empata 2-2 e está nos oitavos do Euro!

A seleção de Portugal jogou esta quarta-feira contra a França, num encontro que podia significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais cedo e sem glória. …

Rússia nega investimento em IA para criação de microchips cerebrais

A Rússia negou as alegações de que estaria a investir em Inteligência Artificial que permitiria aos humanos controlar carros, aviões e usinas nucleares através de microchips implantados nos seus cérebros. O diário Kommersant relatou na terça-feira …

Bombeiro que socorreu a princesa Diana após o acidente revela as suas últimas palavras

Quase 24 anos depois da morte da princesa Diana, o chefe dos bombeiros que esteve no local na noite do acidente em Paris, revelou as suas últimas palavras. Amada por todo o mundo, a princesa do …