BBC desenvolveu um controlo remoto que funciona com o pensamento

BBC

Nos testes, alguns dos voluntários tiveram mais facilidade de controlar o aparelho do que outros

Nos testes, alguns dos voluntários tiveram mais facilidade de controlar o aparelho do que outros

Se achava que controlar o seu televisor com a força do pensamento é história de ficção científica, está na hora de rever tudo o que sabe sobre o assunto.

Em colaboração com a empresa de tecnologia This Place, a BBC desenvolveu uma forma de escolher que canal pretendemos ver, com a ajuda de um aparelho que lê as ondas cerebrais do espectador.

A nova tecnologia foi desenvolvida para o iPlayer, a plataforma de video on demand da emissora britânica.

“Este é apenas um protótipo, feito para dar aos nossos programadores, especialistas em tecnologia e restantes utilizadores uma ideia de como isto poderá ser usado no futuro”, diz Cyrus Saihan, director de desenvolvimento de negócios da divisão digital da BBC.

A primeira bateria de testes foi feita com dez funcionários da BBC.

Segundo Saihan, todos os utilizadores que testaram o aparelho conseguiram accionar o iPlayer e iniciar a transmissão de um programa.

“É mais fácil para alguns do que para outros, mas todos conseguiram fazê-lo funcionar.”

Saihan explica que este tipo de tecnologia poderia por exemplo ser usada por pessoas com deficiência, que possam usar facilmente um controle remoto.

Este tipo de tecnologia tem-se tornado cada vez mais popular.

Em fevereiro, a empresa tecnológica portuguesa Tekever, especializada em tecnologia militar, demonstrou que é possível controlar um drone com o pensamento à distância.

Nos testes da Tekever, o piloto controlou o robot aéreo usando uma espécie de touca com sensores electrónicos capazes de ler a sua actividade cerebral e transformá-la em comandos enviados para o drone.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.