Bayern Munique é o campeão “dos hipócritas”

Alexander Hassenstein / EPA

Julian Nagelsmann

Nagelsmann, Upamecano, Superliga: tudo entra nas críticas à saída do treinador do Leipzig, que vai liderar o Bayern Munique a partir de julho.

André Villas-Boas deixou de ser o recordista: no mundo dos treinadores de futebol, o português tinha sido o mais caro, quando deixou o FC Porto em 2011, para assinar pelo Chelsea; os 15 milhões de euros gastos pelo clube inglês foram agora ultrapassados pelo Bayern Munique, que pagou ao RB Leipzig cerca de 25 milhões de euros por Julian Nagelsmann.

Na lista dos cinco treinadores de futebol mais caros de sempre, há três portugueses (o domínio luso até era maior antes de Nagelsmann porque, dos quatro mais caros, três eram portugueses): o terceiro é Brendan Rodgers, quando deixou o Celtic rumo a Leicester por 10,9 milhões de euros; o quarto é Rúben Amorim, que assinou pelo Sporting por 10 milhões, quando estava em Braga; e o quinto, e a transferência mais antiga do top-5, é José Mourinho, do Inter para o Real Madrid por oito milhões de euros.

O líder do campeonato alemão confirmou nesta terça-feira a contratação do técnico do segundo classificado do campeonato alemão, numa altura em que Bayern e Leipzig ainda lutam pelo título, a três jornadas do final da Bundesliga.

Precisamente porque Bayern e Leipzig são as duas únicas equipas que ainda podem ser campeãs (vantagem clara de sete pontos para a equipa de Munique), o jornal Marca praticamente “caiu em cima” deste anúncio do campeão europeu.

Um artigo de opinião, publicado no diário desportivo espanhol, refere que o “não” do Bayern à criação da Superliga foi essencial para a competição nem sequer arrancar. O presidente Karl-Heinz Rummenigge disse que “o futebol não funciona como os negócios funcionam”.

Depois, lê-se que a “solidariedade” do Bayern é algo estranha: “Empresta dinheiro, vai dividindo o seu dinheiro, enquanto desvaloriza a força dos seus rivais, contratando o melhor de cada casa. A isso se chama tosquia. Faz isso desde sempre”.

“O Bayern está a mostrar uma cintura extraordinária nesta dança. Camaleão, parece rock, mas vende balé. Fala sobre futebol de esforço e gasta milhões de euros. Preconiza o futebol para todos e tem uma ditadura na Alemanha baseada no seu poder económico colossal”, continua Jesús Sánchez, num artigo que tem o título ‘Bayern, o campeão dos hipócritas’.

O treinador mais jovem de sempre do Bayern (33 anos) justificou mais um artigo com tom de crítica, no mesmo jornal e no mesmo dia. Foram recordadas as palavras de Julian Nagelsmann sobre a saída de Dayot Upamecano do Leipizig, que em fevereiro deste ano foi anunciado como reforço do… Bayern.

Na altura, Nagelsmann criticou a postura do campeão, já que a contratação do jovem defesa foi confirmada 20 minutos antes de um jogo do Leipzig. “Qual será a sua leitura dessa notícia, agora?”, pergunta o jornal.

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Israel reforça presença militar na fronteira com Gaza. "Última palavra ainda não foi dita"

O Exército israelita tinha anunciado, esta quinta-feira à noite, que os seus soldados tinham entrado na Faixa de Gaza. Depois veio negar essa informação, atribuindo a confusão a um problema de "comunicação interna". Na noite desta …

Carta de 1949 revela que Einstein já suspeitava do "super sentido" dos pássaros

Muitas décadas antes de sabermos que alguns animais têm "super sentidos", como é o caso dos pássaros, já o Nobel da Física discutia esse assunto com outros investigadores. Embora não se conheça o conteúdo da primeira …

Ferro empossa comissão de revisão constitucional por três meses. Iniciativa Liberal retira projeto

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deu esta quinta-feira posse à comissão de revisão constitucional por três meses (90 dias), desejando “votos de muito bom trabalho”, na sala do Senado do Palácio de …

Serena Williams: "A prioridade é a minha filha, não os Jogos Olímpicos"

Recordista do ténis feminino deixa a entender de que não vai a Tóquio. Naomi Osaka coloca dúvidas à volta do próprio evento. "Sou atleta e, por isso, é claro que o meu pensamento imediato é: quero …

A Cidade do México está a afundar a um ritmo incontrolável

Um novo estudo mostra que a Cidade do México, a metrópole mais populosa da América do Norte, afundou tanto que será impossível salvá-la. Depois de séculos de drenagem dos aquíferos subterrâneos, o leito do lago no …

Micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas

Os micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas, algo semelhante ao que tentamos fazer através do projeto SETI desde 1959. Estaremos sozinhos no Universo? O famoso programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) tem tentado …

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …

Investigadores criam nova solução para óculos de realidade virtual e aumentada

Uma equipa de investigadores criou uma nova tecnologia para fornecer óculos de realidade virtual que não parecem "olhos de inseto". Num novo artigo publicado na Science Advances, os especialistas descrevem a impressão de ótica de forma …

Genética da população portuguesa pode explicar deficiência de vitamina D

Investigadores portugueses concluíram que a população portuguesa tem uma prevalência superior à média europeia de algumas alterações genéticas que levam a uma predisposição para o défice de vitamina D. Este estudo, coordenado pelo Centro Cardiovascular da …

Polónia quer comprar casa de campo francesa (para recuperar o legado de Marie Curie)

A Polónia quer comprar e renovar a casa de campo francesa de Marie Curie e transformá-la num museu, naquele que é um esforço para reivindicá-la como génio científico e pioneira polaca. Embora tenha nascido na Polónia, …