Baterias de potássio prometem dar novo impulso à economia graças ao TMC

As baterias de iões de potássio poderão ser uma alternativa às atuais e já tradicionais baterias de iões de lítio. Os recursos de potássio amplamente disponíveis em todo o mundo prometem dar um novo impulso à economia.

O crescente interesse mundial em eletrónica portátil e veículos elétricos intensificou a procura por baterias cada vez mais acessíveis e ecológicas.

As baterias de iões de potássio destacam-se como uma alternativa viável aos sistemas de iões de lítio, dada a abundância global de potássio e as suas características propícias, como o carregamento rápido.

Estas baterias prometem ser mais baratas e fáceis de produzir, abrindo caminho para uma utilização mais extensa, particularmente no armazenamento de energia de fontes renováveis.

Um estudo publicado recentemente no Journal of Materials Chemistry deixa patente a força desta novo paradigma, em alternativa às baterias de lítio.

Alexey Ganin, da Universidade de Glasgow e um dos líderes da investigação, explicou à Interesting Engineerig que, embora as baterias de iões de lítio sejam eficazes em aplicações que vão de smartphones a veículos elétricos, a escassez relativa de lítio as torna um recurso limitado.

“O potássio é um material muito mais abundante e as baterias de iões de potássioo têm um grande potencial como método alternativo de armazenamento e fornecimento de grandes quantidades de eletricidade, explicou o especialista.

“A adoção de baterias de iões de potássio para fins de armazenamento estacionário poderia ajudar a libertar recursos de lítio para utilização em aplicações móveis com maior consumo de energia no futuro”, acrescentou.

TMC: O novo material revolucionário

Como explica a Interesting Engineerig, este estudo indroduziu cátodos de TMC – seleneto de crómio, que atingem uma capacidade de bateria quase máxima.

Em testes laboratoriais, a bateria reteve 85% da sua capacidade mesmo a altas velocidades de carregamento.

A otimização dos eletrólitos representa agora um grande desafio para as baterias de iões de potássio – ao contrário das de iões de lítio, que já contam com eletrólitos desenvolvidos e disponíveis comercialmente.

Esta investigação demonstra que o estudo de cátodos baseados em TMC para baterias de iões de potássio pode ajudar significativamente a encontrar alternativas às baterias de iões de lítio, permitindo, para já, avançar com soluções de armazenamento de energia eficientes e sustentáveis.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.