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A bateria do seu carro eléctrico não é tão “verde” quanto pensa

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A solução para todos os males do ambiente não está no carro eléctrico, reforça um portal: “não há como fugir dos problemas ambientais criados pelos próprios carros”.

Os carros eléctricos passaram a ser a prioridade para muitas pessoas, incluindo em Portugal, no momento de comprar uma nova viatura.

Sabem que vão gastar 30 ou 40 mil euros, ou mais, mas pensam a longo prazo: fazem contas à poupança que farão nas despesas de combustíveis fósseis e pensam no ambiente.

Em relação ao primeiro aspecto, pouco há a contrariar. Recarregar a bateria de um carro eléctrico não é de borla, mas não se compara com o custo mensal gasto no consumo de gasóleo ou de gasolina. É outra escala.

Em relação ao ambiente… As contas são outras. Aqui a contestação aumenta.

Já partilhámos aqui questões como a do lítio. O material que alimenta a bateria do carro eléctrico origina dúvidas: o que acontece quando deixa de funcionar? Lixo? A sua reciclagem não é processo simples – nem barato.

“Não há como fugir dos problemas ambientais criados pelos próprios carros”, avisa o portal Science 20.

Se, daqui a aproximadamente 30 anos não houver outro tipo de baterias para os carros eléctricos, lá se vai a promessa de uma alternativa sustentável, associada sempre aos carros eléctricos.

É possível criar tecnologia melhor. Mas há subsídios que dão jeito, que fazem com que a rotina não mude.

Até o Fórum Económico Mundial e sabe há problemas nos carros eléctricos. Mas não se mexem, não dizem nada aos Governos.

Aliás, já tínhamos avisado aqui que se todos os carros fossem eléctricos, morreríamos logo no dia seguinte devido às chuvas ácidas.

As baterias dos eléctricos também poluem. E consomem muita energia: precisam de elementos de terras raras como lítio, cobalto e níquel – que dependem da mineração de esgotamento em países do terceiro mundo como Mianmar.

Reciclar os materiais necessários custa ainda mais. A produção de energia é realmente alta. Os governos ocidentais defendem o ambientalismo mas ignoram os impactos da mineração de cobalto, avisa o portal.

E há outro aspecto: quase tudo vem de minas ilegais, sem respeito pelos direitos humanos ou trabalho infantil. Os políticos europeus não mencionam essa parte.

Têm surgido grupos que tentam reaproveitar baterias velhas de veículos eléctricos e criar micro-redes para tentar armazenar eletricidade proveniente de painéis solares.

ZAP //

6 Comments

  1. Outra vez arroz? Quando é que as tentativas de espalhar mentiras vai acabar? Queres ver que os motores de combustão, os óleos e os combustíveis nascem nas árvores

  2. Pois, só será mais barato, porque, por enquanto não se pagam os impostos que se pagam nos combustíveis fosseis, e energia elétrica não é uma fonte primária de energia, não tem o rendimento nem a eficiência duma fonte de energia primária…………… “Em relação ao primeiro aspecto, pouco há a contrariar. Recarregar a bateria de um carro eléctrico não é de borla, mas não se compara com o custo mensal gasto no consumo de gasóleo ou de gasolina”

  3. A Energia eléctrica não é uma fonte primária? O que é para si uma fonte primária? Não me diga que são os combustíveis fósseis?

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