Encontrado na Noruega barco fúnebre com 1.000 anos (e pode ser Viking)

Uma equipa de arqueólogos do Instituto Norueguês de Pesquisa do Património Cultural (NIKU) encontrou um navio fúnebre com mais de 1.000 anos na província de Edoy, no norte da Noruega.

O achado foi descoberto em setembro passado, mas só agora é que o organismo o revelou.

Para encontrar a embarcação funerária, a quarta já descoberta pelo instituto, os cientistas recorreram a dados obtidos através de um geo-radar de alta-resolução.

O barco encontrado “será de grande importância“, disse Knut Paasche, um dos especialistas envolvidos na descoberta, dando conta que as tecnologias utilizadas têm-se revelado essenciais para descobrir mais sobre o passado.

Os restos do barco estão localizados logo abaixo do solo, numa área onde existia anteriormente uma sepultura. Os cientistas detetaram um círculo com cerca de 18 metros de diâmetros, evidenciado nos dados do radar.

Entre os vestígios, os cientistas conseguiram identificar uma quilha – peça que vai da popa à proa através da parte de baixo do barco e onde assenta toda a sua estrutura – com 13 metros de comprimento. O NIKU acredita que o barco, que não tem popa não proa, tivesse cerca de 16 a 17 metros de comprimento.

A equipa acredita, segundo explicou Paasche, que o barco pertença ao período da dinastia merovíngia ou ao período Viking. No mesmo local, foram ainda encontrados evidências de assentamentos ainda não datados.

O instituto tem agora como objetivo explorar outras partes da cidade norueguesa e os seus arredores, visando encontrar novas descobertas que possam “revelar mais segredos” da Era Viking.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Sempre que leio essas notícias pela internet, fico acreditando ,que esses jornalistas são estrangeiros, e tenham um péssimo assessor de gramática brasileira , ou são jornalistas nacionais, que não aprenderam gramática portuguesa na escola. E insistem em escrever em todo início de texto a palavra ” EQUIPA ” , ao invés de ” EQUIPE ” . mais atenção hein !

    • Caro leitor,
      Tenha por favor mais atenção ao facto (com c) de que o povo brasileiro não é único no Mundo, nem sequer o único a falar português – língua essa, aliás, que é falada no Brasil mas até nasceu noutro país.
      E portanto, tenha atenção especial ao facto de que quando estiver a navegar pela internet, se entrar num site com endereço “.pt”, está a entrar num site português. Neste, é muito bem vindo, mas apenas vai encontrar notícias escritas em português de Portugal, feitas pela equipa (com a) de jornalistas portugueses que as redigem.

    • Ah?
      Mas qual “EQUIPE”?!
      Claro que em Portugal se escreve “EQUIPA”!!
      Mas agora os brasileiros é que vão ensinar os portugueses a falar/escrever em Português?!
      Menos arrogância e mais respeito e bom senso é o que te faz falta!!

  2. Prezados,
    Sou brasileiro e concordo com vocês.
    Acredito que o meu patrício não atentou para o detalhe que estava navegando em um site português.

RESPONDER

Médicos querem divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno (e defendem máscara na rua)

Além da divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno, a Ordem dos Médicos solicita uma atualização das normas e orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde (DGS). A Ordem dos Médicos defende a divulgação urgente da Estratégia Outono-Inverno para …

Líder do CDS quer ver o partido travar "histerias de nichos à volta do radicalismo"

O líder do CDS encerrou, este domingo, a escola de quadros da Juventude Popular, que decorreu deste sexta-feira em Oliveira do Bairro, distrito de Aveiro, momento que assinalou também a rentrée política do partido. "Este novo …

Detida suspeita de enviar envelope com ricina a Trump. Tinha uma arma de fogo

  As autoridades prenderam uma mulher suspeita de ter enviado um envelope com ricina ao Presidente dos EUA, Donald Trump. Suspeita-se que o envelope foi enviado a partir do Canadá. Uma mulher foi detida este domingo, quando tentava …

Livre declara apoio oficial a Ana Gomes

O Livre anunciou, esta segunda-feira, o seu apoio oficial à candidata Ana Gomes, nas eleições Presidenciais, depois de uma consulta interna na qual a ex-eurodeputada recolheu 88,9% dos votos de membros e apoiantes. Em comunicado, o …

"Ponto crítico" no Reino Unido. Especialistas vão fazer apelo público em direto na TV

Esta segunda-feira, dois dos mais graduados conselheiros científicos do Governo britânico vão fazer um apelo aos britânicos, em direto na televisão, a alertar que o Reino Unido atingiu um "ponto crítico". Dois conselheiros científicos do Governo …

11 contabilistas investigados por suspeitas de falsificação para aceder a apoios à covid-19

A Ordem dos Contabilistas Certificados revela que abriu inquéritos disciplinares a 11 profissionais por terem, alegadamente, cedido a pressões para falsificarem dados de facturação, de modo a permitir que empresas tivessem acesso às linhas de …

Itália está a ter uma preciosa ajuda para travar a segunda vaga: o trauma

O início da pandemia castigou a Itália de tal forma que, agora, o país europeu está a conseguir conter a curva, numa altura em que países como França ou Espanha lidam com o aumento do …

Soares a caminho da China. Aboubakar poderá rumar à Turquia

Os avançados brasileiro e camaronês deverão deixar o FC Porto nos próximos dias. Soares ruma à China ainda esta semana e Aboubakar interessa ao campeão turco.  De acordo com o jornal Record, Tiquinho Soares já aceitou a …

Gonçalo Ramos recebe duas propostas. Benfica faz das tripas coração para o segurar

Em dois jogos feitos na equipa B, Gonçalo Ramos marcou cinco golos. Jesus conta com o jogador para a equipa principal, mas o jovem já recebeu duas propostas do estrangeiro e pode sair. O SL Benfica …

Marques Mendes antecipa "princípio do fim do ciclo de António Costa"

No seu habitual espaço de comentário televisivo na SIC, Luís Marques Mendes disse que os recentes erros de António Costa nas últimas semanas revelam "sinais de que estamos no princípio do fim de um ciclo …