Encontrado na Noruega barco fúnebre com 1.000 anos (e pode ser Viking)

Uma equipa de arqueólogos do Instituto Norueguês de Pesquisa do Património Cultural (NIKU) encontrou um navio fúnebre com mais de 1.000 anos na província de Edoy, no norte da Noruega.

O achado foi descoberto em setembro passado, mas só agora é que o organismo o revelou.

Para encontrar a embarcação funerária, a quarta já descoberta pelo instituto, os cientistas recorreram a dados obtidos através de um geo-radar de alta-resolução.

O barco encontrado “será de grande importância“, disse Knut Paasche, um dos especialistas envolvidos na descoberta, dando conta que as tecnologias utilizadas têm-se revelado essenciais para descobrir mais sobre o passado.

Os restos do barco estão localizados logo abaixo do solo, numa área onde existia anteriormente uma sepultura. Os cientistas detetaram um círculo com cerca de 18 metros de diâmetros, evidenciado nos dados do radar.

Entre os vestígios, os cientistas conseguiram identificar uma quilha – peça que vai da popa à proa através da parte de baixo do barco e onde assenta toda a sua estrutura – com 13 metros de comprimento. O NIKU acredita que o barco, que não tem popa não proa, tivesse cerca de 16 a 17 metros de comprimento.

A equipa acredita, segundo explicou Paasche, que o barco pertença ao período da dinastia merovíngia ou ao período Viking. No mesmo local, foram ainda encontrados evidências de assentamentos ainda não datados.

O instituto tem agora como objetivo explorar outras partes da cidade norueguesa e os seus arredores, visando encontrar novas descobertas que possam “revelar mais segredos” da Era Viking.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Sempre que leio essas notícias pela internet, fico acreditando ,que esses jornalistas são estrangeiros, e tenham um péssimo assessor de gramática brasileira , ou são jornalistas nacionais, que não aprenderam gramática portuguesa na escola. E insistem em escrever em todo início de texto a palavra ” EQUIPA ” , ao invés de ” EQUIPE ” . mais atenção hein !

    • Caro leitor,
      Tenha por favor mais atenção ao facto (com c) de que o povo brasileiro não é único no Mundo, nem sequer o único a falar português – língua essa, aliás, que é falada no Brasil mas até nasceu noutro país.
      E portanto, tenha atenção especial ao facto de que quando estiver a navegar pela internet, se entrar num site com endereço “.pt”, está a entrar num site português. Neste, é muito bem vindo, mas apenas vai encontrar notícias escritas em português de Portugal, feitas pela equipa (com a) de jornalistas portugueses que as redigem.

    • Ah?
      Mas qual “EQUIPE”?!
      Claro que em Portugal se escreve “EQUIPA”!!
      Mas agora os brasileiros é que vão ensinar os portugueses a falar/escrever em Português?!
      Menos arrogância e mais respeito e bom senso é o que te faz falta!!

  2. Prezados,
    Sou brasileiro e concordo com vocês.
    Acredito que o meu patrício não atentou para o detalhe que estava navegando em um site português.

RESPONDER

Candidatos do CDS pagam campanha interna do seu bolso, só João Almeida sabe quanto

Os cinco candidatos à liderança do CDS-PP vão pagar do seu bolso a campanha interna e só o deputado João Almeida tem uma estimativa de custos. Ao contrário do que acontece com os partidos políticos nas …

China fecha Wuhan. Há um risco "moderado" de vírus chegar à Europa

Com o número de casos de pessoas infetadas com o coronavírus a aumentar exponencialmente nos últimos dias, a China pararam os transportes em Wuhan,  cidade onde surgiu o surto. As autoridades de saúde da China aumentaram …

Sequenciado o genoma da misteriosa e esquiva lula-gigante

Uma equipa de cientistas acaba de sequenciar na totalidade o genoma da lula-gigante (Architeuthis dux), animal de águas profundas que nunca foi capturado vivo e do qual não se sabe praticamente nada. A descoberta, cujos …

Gestor do EuroBic encontrado gravemente ferido em casa. PJ está a investigar

Nuno Ribeiro da Cunha, o diretor do private banking do EuroBic e gestor da conta da Sonangol que efetuou algumas das transferências suspeitas no Luanda Leaks, foi encontrado com ferimentos graves nos pulsos e no …

Três mortos em queda de avião de combate a incêndios na Austrália

Três pessoas morreram esta quinta-feira na sequência da queda, ainda por razões desconhecidas, de um avião C-130 que estava envolvido no combate aos incêndios no estado australiano de Nova Gales do Sul, confirmaram as autoridades. "Não …

O planeta só consegue alimentar metade de toda a população mundial

Uma nova investigação concluiu que o atual sistema de produção de alimentos só consegue alimentar 3.400 milhões de pessoas sem exceder os limites do planeta. Na prática, a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na …

A Terra teve um campo magnético primitivo (e é mais forte do que se pensava)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, encontrou evidências que sugerem que o campo magnético primitivo que se formou à volta da Terra é mais forte do que os especialistas pensavam. …

Cientistas estão a criar oxigénio a partir de uma imitação de poeira lunar

Uma equipa de investigadores está a trabalhar num sistema capaz de produzir oxigénio respirável a partir de amostras de uma imitação de poeira lunar. A procura de um novo mundo habitável é uma das grandes aspirações …

Porto eleito uma das melhores cidades pequenas do mundo pela Monocle

O Porto foi considerada a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver pela revista Monocle. O centro histórico, a gastronomia e as praias foram características destacadas. A revista Monocle elegeu o Porto como uma …

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …