Encontrado na Noruega barco fúnebre com 1.000 anos (e pode ser Viking)

Uma equipa de arqueólogos do Instituto Norueguês de Pesquisa do Património Cultural (NIKU) encontrou um navio fúnebre com mais de 1.000 anos na província de Edoy, no norte da Noruega.

O achado foi descoberto em setembro passado, mas só agora é que o organismo o revelou.

Para encontrar a embarcação funerária, a quarta já descoberta pelo instituto, os cientistas recorreram a dados obtidos através de um geo-radar de alta-resolução.



O barco encontrado “será de grande importância“, disse Knut Paasche, um dos especialistas envolvidos na descoberta, dando conta que as tecnologias utilizadas têm-se revelado essenciais para descobrir mais sobre o passado.

Os restos do barco estão localizados logo abaixo do solo, numa área onde existia anteriormente uma sepultura. Os cientistas detetaram um círculo com cerca de 18 metros de diâmetros, evidenciado nos dados do radar.

Entre os vestígios, os cientistas conseguiram identificar uma quilha – peça que vai da popa à proa através da parte de baixo do barco e onde assenta toda a sua estrutura – com 13 metros de comprimento. O NIKU acredita que o barco, que não tem popa não proa, tivesse cerca de 16 a 17 metros de comprimento.

A equipa acredita, segundo explicou Paasche, que o barco pertença ao período da dinastia merovíngia ou ao período Viking. No mesmo local, foram ainda encontrados evidências de assentamentos ainda não datados.

O instituto tem agora como objetivo explorar outras partes da cidade norueguesa e os seus arredores, visando encontrar novas descobertas que possam “revelar mais segredos” da Era Viking.

  ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Sempre que leio essas notícias pela internet, fico acreditando ,que esses jornalistas são estrangeiros, e tenham um péssimo assessor de gramática brasileira , ou são jornalistas nacionais, que não aprenderam gramática portuguesa na escola. E insistem em escrever em todo início de texto a palavra ” EQUIPA ” , ao invés de ” EQUIPE ” . mais atenção hein !

    • Caro leitor,
      Tenha por favor mais atenção ao facto (com c) de que o povo brasileiro não é único no Mundo, nem sequer o único a falar português – língua essa, aliás, que é falada no Brasil mas até nasceu noutro país.
      E portanto, tenha atenção especial ao facto de que quando estiver a navegar pela internet, se entrar num site com endereço “.pt”, está a entrar num site português. Neste, é muito bem vindo, mas apenas vai encontrar notícias escritas em português de Portugal, feitas pela equipa (com a) de jornalistas portugueses que as redigem.

    • Ah?
      Mas qual “EQUIPE”?!
      Claro que em Portugal se escreve “EQUIPA”!!
      Mas agora os brasileiros é que vão ensinar os portugueses a falar/escrever em Português?!
      Menos arrogância e mais respeito e bom senso é o que te faz falta!!

  2. Prezados,
    Sou brasileiro e concordo com vocês.
    Acredito que o meu patrício não atentou para o detalhe que estava navegando em um site português.

RESPONDER

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Mesmo que Marcelo dissolva o Parlamento, Costa pode ficar a gerir os fundos europeus

Se o Orçamento do Estado chumbar, o Presidente dissolve o Parlamento, mas mesmo ainda assim, António Costa fica com plenos poderes e pode gerir os fundos europeus. Numa altura em que o Orçamento do Estado ainda …

Em África, as hienas têm um papel importante na prevenção de doenças de saúde pública

Muitas das vezes são temidas, mas as hienas podem ser essenciais não só para a economia como para a saúde pública de um país. Um estudo mostrou a relevância do seu papel numa cidade africana. Num …

Rui Moreira toma hoje posse para terceiro e último mandato no Porto

O independente Rui Moreira toma hoje posse para o terceiro e último mandato como presidente da Câmara Municipal do Porto e, após ter vencido as autárquicas de setembro sem maioria absoluta, estabeleceu um acordo de …

Liga dos Campeões: Benfica à frente do Barcelona, Sporting e FC Porto na Liga Europa

Nesta altura, o Benfica tem mais possibilidades do que o Barcelona de continuar na Liga dos Campeões. Sporting e FC Porto ficariam no terceiro lugar. No dia do início da terceira jornada da fase de grupos …

Em todo o mundo, os lagos estão a mudar drasticamente - mas ainda há uma esperança

As temperaturas dos lagos estão a aumentar e, como tal, a cobertura de gelo que aparece sazonalmente também se está a tornar menor. O fenómeno está a acontecer em todo o mundo. Um estudo, publicado na …

Gás quente proveniente do buraco negro supermassivo no centro do sistema Nest200047

Parecem um vulcão. Os buracos negros emitem "fumo intergaláctico"

Uma equipa de cientistas observou, pela primeira vez, a evolução do gás quente emitido por um buraco negro ativo. A equipa conseguiu observar estas estruturas – que fazem lembrar as correntes de fumo produzidas pelas erupções …

Quem pode suceder a Solskjaer no United? Conte está em cima da mesa, mas CR7 quer Zidane

A onda de maus resultados do United têm posto em causa o técnico Ole Gunner Solskjaer. Conte está interessado, mas Ronaldo quer voltar a ser orientado por Zinedine Zidane. Os recentes maus resultados do Manchester United …

Há 42 anos, andámos "À Boleia pela Galáxia" - e descobrimos a resposta para a vida, o universo e tudo mais

Assinalam-se este mês os 42 anos da série de livros de ficção científica de Douglas Adams. Mais de quatro décadas depois, a história excêntrica continua relevante e a atrair fãs. Muitos filósofos questionaram-se durante séculos sobre …

F.C. Porto 1-0 Milan | Dragão em fúria banaliza italianos

A fúria do Dragão. O relógio marcava o minuto 65. O nulo perdurava, as tentativas portistas em busca da glória eram imensas – no total, 20 remates contra apenas quatro do AC Milan –, assim …

Veículo autónomo da Waymo

Os carros autónomos da Waymo estão a ser atraídos para uma rua sem saída

Os veículos autónomos da Waymo, detida pela Alphabet que é também a mãe da Google, são constantemente encaminhados para uma rua sem saída em São Francisco, nos Estados Unidos. Para já, ninguém sabe porquê. Nas últimas …