Encontrado na Noruega barco fúnebre com 1.000 anos (e pode ser Viking)

Uma equipa de arqueólogos do Instituto Norueguês de Pesquisa do Património Cultural (NIKU) encontrou um navio fúnebre com mais de 1.000 anos na província de Edoy, no norte da Noruega.

O achado foi descoberto em setembro passado, mas só agora é que o organismo o revelou.

Para encontrar a embarcação funerária, a quarta já descoberta pelo instituto, os cientistas recorreram a dados obtidos através de um geo-radar de alta-resolução.

O barco encontrado “será de grande importância“, disse Knut Paasche, um dos especialistas envolvidos na descoberta, dando conta que as tecnologias utilizadas têm-se revelado essenciais para descobrir mais sobre o passado.

Os restos do barco estão localizados logo abaixo do solo, numa área onde existia anteriormente uma sepultura. Os cientistas detetaram um círculo com cerca de 18 metros de diâmetros, evidenciado nos dados do radar.

Entre os vestígios, os cientistas conseguiram identificar uma quilha – peça que vai da popa à proa através da parte de baixo do barco e onde assenta toda a sua estrutura – com 13 metros de comprimento. O NIKU acredita que o barco, que não tem popa não proa, tivesse cerca de 16 a 17 metros de comprimento.

A equipa acredita, segundo explicou Paasche, que o barco pertença ao período da dinastia merovíngia ou ao período Viking. No mesmo local, foram ainda encontrados evidências de assentamentos ainda não datados.

O instituto tem agora como objetivo explorar outras partes da cidade norueguesa e os seus arredores, visando encontrar novas descobertas que possam “revelar mais segredos” da Era Viking.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sempre que leio essas notícias pela internet, fico acreditando ,que esses jornalistas são estrangeiros, e tenham um péssimo assessor de gramática brasileira , ou são jornalistas nacionais, que não aprenderam gramática portuguesa na escola. E insistem em escrever em todo início de texto a palavra ” EQUIPA ” , ao invés de ” EQUIPE ” . mais atenção hein !

    • Caro leitor,
      Tenha por favor mais atenção ao facto (com c) de que o povo brasileiro não é único no Mundo, nem sequer o único a falar português – língua essa, aliás, que é falada no Brasil mas até nasceu noutro país.
      E portanto, tenha atenção especial ao facto de que quando estiver a navegar pela internet, se entrar num site com endereço “.pt”, está a entrar num site português. Neste, é muito bem vindo, mas apenas vai encontrar notícias escritas em português de Portugal, feitas pela equipa (com a) de jornalistas portugueses que as redigem.

    • Ah?
      Mas qual “EQUIPE”?!
      Claro que em Portugal se escreve “EQUIPA”!!
      Mas agora os brasileiros é que vão ensinar os portugueses a falar/escrever em Português?!
      Menos arrogância e mais respeito e bom senso é o que te faz falta!!

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …