Em Barcelona, a polícia distribui kits de emergência a banhistas vítimas de furto

Nas praias de Barcelona, há tantos roubos que as autoridades locais mandaram fazer kits de emergência para os banhistas que perderam a roupa. 

Só desde 27 de maio, quando abriu a época balnear, a Guardià Urbana já distribuiu 174 destes kits, constituídos por uma T-shirt com o logótipo do município, calções, havaianas e um bilhete de metro. Segundo o jornal espanhol El País, os kits têm-se revelado particularmente úteis nas praias de nudismo de Sant Sebastià e Mar Bella.

O número de kits distribuídos tem vindo sempre a aumentar desde 2016, quando os conjuntos de emergência foram lançados. Na estação da polícia com jurisdição sobre os cerca de cinco quilómetros de praias de Barcelona, registaram-se já 853 queixas de roubo, nesta época balnear. Destas, 17 foram assaltos com recurso à violência.

Barcelona tem cinco quilómetros de praias das quais a mais popular, entre banhistas e ladrões, é a Barceloneta. O aumento do número de kits distribuídos confirma a “crise de segurança” que se vive na cidade, como reconheceu recentemente Albert Batlle, vice-presidente da câmara municipal de Barcelona.

Os ladrões não são o único problema da polícia espanhola. Além dos roubos, as praias têm sido invadidas por oportunistas e vendedores ambulantes que, sem licença, tentam impingir aos turistas mojitos, cerveja e outras bebidas, ou massagens, tatuagens temporárias e canábis. A polícia já confiscou este ano mais de 100 mil bebidas vendidas ilegalmente e receberam mais de 9500 reclamações relacionadas com venda ambulante.

As brigadas da unidade de praia fazem patrulhas a pé, de mota, carro, quadriciclos e barcos, nos quais efetuam trabalho de vigilância.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.