A Barbie descobriu a solução de um problema irritante para os astronautas na Lua

I. Wells et al., 2023

Experiências com Barbies revelaram que sprays de nitrogénio líquido são a melhor opção para remover o pó lunar dos fatos dos astronautas.

Se ter de limpar frequentemente o pó na Terra já é irritante, imagine-se as dores de cabeça que o pó da Lua — que se agarra a practicamente tudo — causa aos cientistas.

Já há décadas que os astronautas procuram o melhor método para limparem totalmente o pó lunar dos seus fatos, que tem efeitos nefastos na saúde humana e acelera a degradação dos equipamentos.

Os astronautas da missão Apollo, por exemplo, usaram escovas para tentar remover o pó com dos fatos, mas este método estragava o tecido devido à constante fricção do pó abrasivo. A “cientista” Barbie ajudou uma equipa de investigadores a finalmente descobrir uma solução mais simples.

“A poeira da lua é tem uma carga electroestática, é abrasiva e chega a todos os lugares, tornando-se uma substância muito difícil de lidar”, explica Ian Wells, autor principal do artigo e aluno da Escola de Engenharia Mecânica e de Materiais da Universidade Estadual de Washington.

Num estudo publicado na Acta Astronautica, os investigadores avançam que sprays de pressão com nitrogénio líquido são a melhor forma de eliminar todos os vestígios de pó lunar dos fatos.

Os testes feitos com Barbies vestidas com mini-fatos de astronauta mostraram que um spray com nitrogénio líquido consegue remover, em média, 98% do pó agarrada ao tecido quando usado em vácuo, para simular uma câmara de ar.

 

O spray também causou poucos danos aos fatos, escreve o Gizmodo. Ao longo dos 233 ciclos totais de tratamentos em 26 amostras de fatos, o spray causou pouca degradação no tecido. Para simular o pó, os cientistas usaram cinzas vulcânicas do Monte St. Helens e também materiais da Offplanet Research e da Exolith Labs.

Este método também dispensa o uso de abrasão física em favor do efeito Leidenfrost, que é mais frequentemente visto quando uma bolha de água fria dança sobre uma frigideira quente, pois é isolada da superfície quente por uma camada de vapor.

O spray funciona de maneira semelhante; o nitrogénio líquido frio acumula-se no fato espacial mais quente, envolvendo as partículas de poeira antes de flutuar para fora da superfície do tecido.

“Os sprays de líquidos criogénicos são um conceito desenvolvido recentemente e conveniente para a mitigação do pó num ambiente lunar”, rematam os autores.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.