Barbearia-Museu Elvis recebe mais de 100 Elvis Presleys em convívio de fãs

TheElvira1935 / YouTube

-

Um convívio de homenagem a Elvis Presley anunciado para 2 de Fevereiro em Oliveira de Azeméis surge por iniciativa da barbearia que, nessa cidade, está decorada com milhares de peças relativas ao chamado “Rei do Rock’n’Roll”.

Aníbal Simão é o barbeiro de serviço, tem 63 anos e apaixonou-se pelo artista norte-americano (1935-1977) quando pela primeira vez lhe ouviu a voz em “Love me Tender”.

“Ele tinha um timbre tão grave, tão forte, que eu adorei ouvi-lo e até pensei que fosse negro”, recordou à Lusa o proprietário da Barbearia-Museu Elvis. “Acho que ele é um artista intemporal porque foi inovador na sua época, mantém-se actual ainda hoje e vai continuar a ouvir-se daqui a 500 anos”, acrescenta.

Aníbal Simão só lamenta “que em Portugal não prestem ao Elvis tanta atenção como no estrangeiro” e é esse desinteresse que se propõe combater com o almoço-convívio do dia 2 de Fevereiro.

A iniciativa envolve, afinal, vários admiradores do “Rei”, já que a ideia de realizar o evento surgiu quando a presidente do clube de fãs “Elvis 100%” apresentou o barbeiro ao artista de tributo Fernando Peças. Esse, disposto a conhecer a barbearia-museu dedicada ao intérprete de “Jailhouse Rock”, sugeriu então o encontro colectivo em Oliveira de Azeméis, para cujo espectáculo convidou também António Carlos Coimbra.

Para os mais de 100 apreciadores de Elvis esperados na cidade, o dia começará assim com a visita ao estabelecimento onde, além de discos e livros sobre o cantor de “Blue Suede Shoes”, a sua imagem se poderá encontrar ainda em quadros, vestuário, serviços de café, moedas, bonecas matrioscas, gravatas, toalhas de praia, bilhetes da casa-museu Graceland e até num pequeno altar religioso, onde não falta uma vela sempre acesa.

A música-ambiente é sempre de Presley e as únicas variações permitidas são para “artistas que também foram amigos dele”, como Roy Orbison ou Dean Martin.

A peça “mais valiosa”, por sua vez, é a moldura com um autógrafo do “Rei”, um pequeno retalho da toalha que ele usava no barbeiro e uma mecha de cabelo do próprio cantor.

“Quem me dera ter sido barbeiro dele”, desabafa Aníbal Simão. “Era um artista fenomenal, mas muito humilde e boa pessoa, porque também tinha vivido na miséria – coisa com que me identifico porque, quando eu era novo, a minha família não morria à fome, mas a fartura também não era muita”, explica.

Desde esses primeiros anos, Aníbal Simão já foi motorista militar e operário da construção civil emigrado, até se decidir pelo ofício que o pai sempre sonhara ter e para o qual motivou depois os seus filhos.

“Eu nunca podia ter sido cantor, que não tenho jeito nenhum para isso”, reconhece o coleccionador. “Mas gosto de ser barbeiro, tenho clientes fiéis há 45 anos e não sou dos que despacham o serviço a correr, porque faço as coisas como têm que ser feitas, sem andar a despachar ninguém”, garante.

Quanto ao dinheiro que vem gastando ao longo dos anos na sua colecção sobre Elvis Presley, Aníbal Simão diz que prefere nem fazer as contas.

“Já sei que há quem não perceba isto e diga que sou maluco”, admite. “Mas eu já não sou novo, vivo sozinho e isto ajuda-me a viver, porque às vezes bate-me uma solidão tremenda e é o Elvis que me faz andar para a frente”, confessa.

 

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …