Barbearia-Museu Elvis recebe mais de 100 Elvis Presleys em convívio de fãs

TheElvira1935 / YouTube

-

Um convívio de homenagem a Elvis Presley anunciado para 2 de Fevereiro em Oliveira de Azeméis surge por iniciativa da barbearia que, nessa cidade, está decorada com milhares de peças relativas ao chamado “Rei do Rock’n’Roll”.

Aníbal Simão é o barbeiro de serviço, tem 63 anos e apaixonou-se pelo artista norte-americano (1935-1977) quando pela primeira vez lhe ouviu a voz em “Love me Tender”.

“Ele tinha um timbre tão grave, tão forte, que eu adorei ouvi-lo e até pensei que fosse negro”, recordou à Lusa o proprietário da Barbearia-Museu Elvis. “Acho que ele é um artista intemporal porque foi inovador na sua época, mantém-se actual ainda hoje e vai continuar a ouvir-se daqui a 500 anos”, acrescenta.

Aníbal Simão só lamenta “que em Portugal não prestem ao Elvis tanta atenção como no estrangeiro” e é esse desinteresse que se propõe combater com o almoço-convívio do dia 2 de Fevereiro.

A iniciativa envolve, afinal, vários admiradores do “Rei”, já que a ideia de realizar o evento surgiu quando a presidente do clube de fãs “Elvis 100%” apresentou o barbeiro ao artista de tributo Fernando Peças. Esse, disposto a conhecer a barbearia-museu dedicada ao intérprete de “Jailhouse Rock”, sugeriu então o encontro colectivo em Oliveira de Azeméis, para cujo espectáculo convidou também António Carlos Coimbra.

Para os mais de 100 apreciadores de Elvis esperados na cidade, o dia começará assim com a visita ao estabelecimento onde, além de discos e livros sobre o cantor de “Blue Suede Shoes”, a sua imagem se poderá encontrar ainda em quadros, vestuário, serviços de café, moedas, bonecas matrioscas, gravatas, toalhas de praia, bilhetes da casa-museu Graceland e até num pequeno altar religioso, onde não falta uma vela sempre acesa.

A música-ambiente é sempre de Presley e as únicas variações permitidas são para “artistas que também foram amigos dele”, como Roy Orbison ou Dean Martin.

A peça “mais valiosa”, por sua vez, é a moldura com um autógrafo do “Rei”, um pequeno retalho da toalha que ele usava no barbeiro e uma mecha de cabelo do próprio cantor.

“Quem me dera ter sido barbeiro dele”, desabafa Aníbal Simão. “Era um artista fenomenal, mas muito humilde e boa pessoa, porque também tinha vivido na miséria – coisa com que me identifico porque, quando eu era novo, a minha família não morria à fome, mas a fartura também não era muita”, explica.

Desde esses primeiros anos, Aníbal Simão já foi motorista militar e operário da construção civil emigrado, até se decidir pelo ofício que o pai sempre sonhara ter e para o qual motivou depois os seus filhos.

“Eu nunca podia ter sido cantor, que não tenho jeito nenhum para isso”, reconhece o coleccionador. “Mas gosto de ser barbeiro, tenho clientes fiéis há 45 anos e não sou dos que despacham o serviço a correr, porque faço as coisas como têm que ser feitas, sem andar a despachar ninguém”, garante.

Quanto ao dinheiro que vem gastando ao longo dos anos na sua colecção sobre Elvis Presley, Aníbal Simão diz que prefere nem fazer as contas.

“Já sei que há quem não perceba isto e diga que sou maluco”, admite. “Mas eu já não sou novo, vivo sozinho e isto ajuda-me a viver, porque às vezes bate-me uma solidão tremenda e é o Elvis que me faz andar para a frente”, confessa.

 

ZAP/Lusa

RESPONDER

É um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" proibir refeições em panteões

O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, considerou hoje que seria um "disparate do tamanho do Mosteiro da Batalha" restringir totalmente "qualquer serviço de refeições nos panteões". "Concordo com as restrições, mas não na …

Surto de Legionella pode resultar em acusações por homicídio

A Veolia Portugal, responsável pela manutenção das torres de refrigeração do Hospital de São Francisco Xavier negou responsabilidade no surto de 'legionella', garantindo que "todos os procedimentos foram implementados corretamente". "Todos os procedimentos foram implementados corretamente …

Rui Santos "paineleiro com feitio de gaja", Bruno de Carvalho "machista preconceituoso"

A associação Capazes não poupou críticas ao presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, que acusa de "machismo, misoginia e homofobia", depois das violentas críticas que o presidente do Sporting endereçou a Rui Santos, comentador …

Detido diretor nacional do Tesouro angolano por suspeita de desvio de verbas

O diretor nacional do Tesouro angolano foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no âmbito de uma investigação policial a alegados desvios de verbas do Estado através de contratos celebrados com empresas fictícias. De acordo …

Milhares de contas russas no Twitter foram usadas para influenciar referendo do Brexit

Investigadores concluíram que nos dias anteriores à votação do referendo sobre o Brexit, centenas de contas falsas no Twitter com origem russa tentaram influenciar a decisão da saída do Reino Unido da União Europeia. De acordo …

Submarino militar argentino desapareceu com 44 pessoas a bordo

A Marinha da Argentina confirmou esta sexta-feira que está à procura de um submarino militar com 44 tripulantes, com o qual perdeu todo o o contacto há mais de 72 horas. O submarino militar argentino o …

Secretária de Estado desvaloriza "jantarinho" da Web Summit no Panteão

A secretária de Estado da Indústria desvalorizou o polémico jantar no Panteão Nacional e garante que nenhum membro do Governo esteve presente. "Não temos nada a ver com isso", afirmou à agência Lusa. A secretária de Estado …

Primeiro-ministro demissionário libanês acolhido em França

O primeiro-ministro demissionário libanês, que chegou este sábado a Paris procedente da Arábia Saudita, vai regressar ao Líbano na próxima quarta-feira para participar na festa nacional, informou a Agência Nacional de Notícias. Saad Hariri, que se …

Corte no subsídio de desemprego acaba em Janeiro

O fim do corte de 10% aplicado ao subsídio de desemprego vai entrar em vigor já a partir de Janeiro de 2018 e irá abranger todos os desempregados, incluindo os que já estão a receber …

Neblina de hidrocarbonetos de Plutão mantém planeta anão mais frio do que o esperado

A composição gasosa da atmosfera de um planeta geralmente determina a quantidade de calor que fica aí preso. No entanto, para o planeta anão Plutão, a temperatura prevista com base na composição da sua atmosfera …