/

Banksy “abre” loja em Londres. Lucros serão revertidos na compra de um barco de resgate de migrantes

carnagenyc / Flickr

Graffitti de Banksy numa rua de Londres

Todas as vendas acontecem estritamente online e os lucros serão revertidos para a compra de um novo barco de salvamento de migrantes no mar Mediterrâneo.

Esta terça-feira, através de uma publicação no Instagram, Banksy anunciou a abertura de uma loja em Croydon, em Londres, Inglaterra. O espaço servirá como uma montra de vários produtos da sua criação, mas as vendas são estritamente online.

Entre os produtos exposytos está o recente colete à prova de balas com a bandeira do Reino Unido, utilizado pelo rapper Stormzy na sua apresentação no festival de música de Glastonbury, avança o Observador.

Numa nota a que o The Guardian teve acesso, o artista explica que a abertura acontece pela razão “possivelmente menos poética possível para fazer arte”.

Uma empresa de cartões postais quis ficar com a marca Banksy, já que o artista nunca revelou sua identidade. “Estão a tentar conquistar a custódia do meu nome para vender produtos Banksy legalmente”, disse o artista, adiantando que a iniciativa de lançar uma loja foi sugerida pelo advogado com o argumento de que iria dificultar a apropriação da marca Bansky por terceiros.

O estabelecimento tem a função de exibir as obras de Banksy. Durante duas semanas, “as portas nunca irão se abrir”. A loja, que tem o nome de Gross Domestic Product (Produto Interno Bruto, em português) serve de montra e as vendas acontecem estritamente online.

Entre os produtos, exemplifica a BBC, está um tapete com o tigre dos cereais Frosties, da marca Kellogg’s, tapetes de boas-vindas costurados com coletes salva-vidas por mulheres que habitam em centros de migrantes na Grécia, e globos de discoteca feitos a partir de capacetes de polícias utilizados em manifestações.

Os lucros serão revertidos para a compra de um novo barco de resgate de migrantes no mar Mediterrâneo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.