Banksy “abre” loja em Londres. Lucros serão revertidos na compra de um barco de resgate de migrantes

carnagenyc / Flickr

Graffitti de Banksy numa rua de Londres

Todas as vendas acontecem estritamente online e os lucros serão revertidos para a compra de um novo barco de salvamento de migrantes no mar Mediterrâneo.

Esta terça-feira, através de uma publicação no Instagram, Banksy anunciou a abertura de uma loja em Croydon, em Londres, Inglaterra. O espaço servirá como uma montra de vários produtos da sua criação, mas as vendas são estritamente online.

Entre os produtos exposytos está o recente colete à prova de balas com a bandeira do Reino Unido, utilizado pelo rapper Stormzy na sua apresentação no festival de música de Glastonbury, avança o Observador.

View this post on Instagram

. This showroom is for display purposes only. I’m opening a shop today (although the doors don't actually open). It’s in Croydon. Probably best viewed at night.

A post shared by Banksy (@banksy) on

Numa nota a que o The Guardian teve acesso, o artista explica que a abertura acontece pela razão “possivelmente menos poética possível para fazer arte”.

Uma empresa de cartões postais quis ficar com a marca Banksy, já que o artista nunca revelou sua identidade. “Estão a tentar conquistar a custódia do meu nome para vender produtos Banksy legalmente”, disse o artista, adiantando que a iniciativa de lançar uma loja foi sugerida pelo advogado com o argumento de que iria dificultar a apropriação da marca Bansky por terceiros.

O estabelecimento tem a função de exibir as obras de Banksy. Durante duas semanas, “as portas nunca irão se abrir”. A loja, que tem o nome de Gross Domestic Product (Produto Interno Bruto, em português) serve de montra e as vendas acontecem estritamente online.

Entre os produtos, exemplifica a BBC, está um tapete com o tigre dos cereais Frosties, da marca Kellogg’s, tapetes de boas-vindas costurados com coletes salva-vidas por mulheres que habitam em centros de migrantes na Grécia, e globos de discoteca feitos a partir de capacetes de polícias utilizados em manifestações.

Os lucros serão revertidos para a compra de um novo barco de resgate de migrantes no mar Mediterrâneo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …