Banco de Portugal mandou travar crédito do Finibanco em 2010

Manuel de Almeida / Lusa

Vítor Constâncio na comissão parlamentar de inquérito à recapitalização e gestão da CGD

Apesar de Vítor Constâncio ter referido, a propósito do caso Berardo, que o supervisor não pode anular créditos concedidos, em 2010, o Banco de Portugal mandou travar um crédito do Finibanco à Domusvenda.

Em 2010, o Banco de Portugal ordenou que o Finibanco provisionasse a 100% os empréstimos concedidos à Domusvenda ou então que os revertesse — que foi o que acabou por acontecer. Na altura, o banco era liderado por Vítor Constâncio, que, a propósito do caso Berardo, disse que o supervisor não pode anular créditos concedidos.

Em causa, segundo a notícia avançada pelo jornal Público, estava um “contrato de cessão de créditos” registados por 146 milhões de euros e vendidos à Domusvenda por 17,704 milhões de euros. A operação foi financiada em 99% pelo Finibanco.

O Banco de Portugal analisou a atividade do Finibanco e foi aí que se deparou com uma operação de cessão de créditos abatidos ao ativo no valor de 145,688 milhões de euros. O BdP deu conta que o risco da operação estava todo do lado do credor.

Isto porque a Domusvenda, sociedade de recuperação de crédito malparado pagou 17,7 milhões de euros pelos ativos com baixa probabilidade de recuperação. Subjacente à cessão de crédito malparado, o Público explica que estavam 17,4 milhões de euros de financiamentos do Finibanco ao veículo criado pela Domusvenda para adquirir os ativos.

Sem uma análise de risco da operação por parte do Finibanco, o supervisor decidiu intervir e questionar o banco sobre a natureza da transação. O BdP chegou mesmo a reunir-se com o administrador do Finibanco, Armando Esteves, e o diretor de risco, Gabriel Torres.

Numa dessas reuniões, Armando Esteves perspetivou que a situação ficasse resolvida até setembro de 2010, sendo que a Domusvenda, em julho, “já havia amortizado a dívida em cerca de 16%”.

No entanto, o supervisor não parece ter ficado convencido e sentenciou que ou o banco constituía provisões correspondentes ao montante em dívida — que na altura era de 15,750 milhões de euros —, ou recomprava os créditos cedidos. A 12 de novembro desse ano, seria assinado um contrato que acordava a revogação da cessão de créditos, “por circunstâncias conhecidas de ambas as partes”.

Depois da venda do Finibanco ao Montepio Geral, em novembro de 2010, seria o Montepio a reverter as operações e a anular os empréstimos concedidos à Domusvenda. Contactado pelo Público, o administrador do Finibanco Armando Esteves diz não se lembrar de nada.

Segundo o Regime Geral das Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, o Banco de Portugal pode opor-se a operações de crédito que violem os princípios de prudência e boa gestão.

O caso Berardo

Apesar disso, o ex-governador do BdP, Vítor Constâncio reiterou ultimamente, a propósito do caso Berardo, que não é possível ao banco público obrigar os bancos a reverter empréstimos já concedidos.

Foi assim que Constâncio justificou a razão para não ter alertado a Caixa Geral de Depósitos para os riscos do empréstimo de 350 milhões de euros à Fundação José Berardo. O crédito concedido serviria para Berardo reforçar a sua parte no BCP até uma quota entre 5% a 10%.

Esta operação iria ser cofinanciada pela própria Fundação José Berardo, mas, em agosto de 2007, o Banco de Portugal foi notificado que a compra de posições do BCP iria ser um investimento totalmente financiado pela Caixa. Joe Berardo, que já devia 50 milhões de euros a esta instituição, acabou por se tornar num dos maiores devedores, com quase 900 milhões de euros em dívida.

“O Banco de Portugal não poderia de nenhuma forma alterar ou anular esse empréstimo. Não podia. Nem legalmente nem de qualquer outra forma, já que se o fizesse estaria a desrespeitar os direitos dos outros e a abusar da sua autoridade. Ir ‘além da lei’ significa violá-la e isso tem um nome no código penal – prevaricação”, escreveu José Sócrates, em resposta à comissão de inquérito à CGD, alinhando no discurso de Constâncio.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …