//

Banco de Portugal divulga relatório dos grandes devedores

Mário Cruz / Lusa

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa

O Banco de Portugal divulgou o relatório dos grandes devedores, que estava sob análise dos deputados desde dia 23 de maio. Foram retiradas informações de segredo bancário da versão divulgada do relatório.

A Mesa da Assembleia da República reuniu-se esta manhã de terça-feira e deu permissão para que fosse divulgado o relatório dos grandes devedores do Banco de Portugal. O documento já tinha sido pedido pelos deputados no dia 23 de maio e está disponível para leitura no site da instituição.

“O Relatório Extraordinário será disponibilizado no site do Banco de Portugal, à exceção da informação abrangida pelo segredo bancário, em data a definir com a Assembleia da República”, referia a nota do supervisor, na altura em que recebeu, pela primeira vez, o relatório pedido.

No relatório divulgado consta toda a “informação relevante relativa às instituições de crédito que tenham sido objeto ou resultado de medida de resolução, nacionalização, liquidação ou de operações de apoio à capitalização com recurso direto ou indireto a fundos públicos” nos últimos 12 anos.

A credibilidade da informação é, segundo o relatório, comprovada pelo facto de terem sido “promovidas diligências junto das entidades pertinentes”, que aumentaram “a consistência e completude da informação reportada”.

“Em causa estão posições financeiras de montante agregado superior a 5 milhões de euros, desde que igual ou superior a 1% do valor total dos fundos públicos mobilizados para essa instituição”, pode-se ler no relatório, citado pelo Diário de Notícias.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.