/

Banco Nacional Suíço surpreende e é o primeiro a descer taxas de juro

O Banco Nacional Suíço reduziu a taxa directora para os juros numa decisão surpreendente que se antecipa ao Banco Central Europeu (BCE) e à Reserva Federal dos EUA.

A taxa directora passou, assim, para os 1,50%, menos 0,25 pontos percentuais do que os juros de 1,75% que vigoravam desde Junho passado.

Esta redução foi possível porque “a luta contra a inflação nos últimos dois anos e meio foi eficaz“, explica o Banco Nacional Suíço (SNB) em comunicado.

Segundo a instituição monetária, a inflação, que se situa há vários meses abaixo dos 2%, está dentro do intervalo que equivale à estabilidade dos preços e é provável que assim se mantenha durante os próximos anos.

Os analistas esperavam que o Banco Suíço manteria as taxas de juro inalteradas e, por isso, a descida é surpreendente, até porque se antecipa ao BCE e à Reserva Federal dos EUA (Fed).

O SNB é, assim, um dos primeiros bancos centrais do mundo a baixar novamente as taxas directoras, enquanto a Fed manteve as taxas de juro no intervalo entre 5,25% e 5,50%, o nível mais elevado em mais de 20 anos.

No entanto, o Banco Nacional Suíço declara que vai acompanhar de perto a evolução dos preços e que voltará a ajustar a sua política monetária “se necessário”.

Anteriormente, o SNB tinha aumentado progressivamente a sua taxa de juro de Junho de 2022 até Junho de 2023, de -0,25% para 1,75%, uma subida que pôs fim a uma longa era de taxas de juro negativas na Suíça.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.