Após quase terem sido extintas, baleias azuis estão a voltar à Geórgia do Sul

A baleia azul regressou às águas em torno da ilha Geórgia do Sul, quase um século depois de este animal ter sido quase extinto pela caça industrial.

A remota ilha Geórgia do Sul, perto da Antártida, era conhecida por ser um centro industrial de caça à baleia, até esta ser proibida na década de 60. Agora, conta o site IFLScience, cientistas analisaram 30 anos de avistamentos, gravações e fotografias para perceber como é que a população de baleias azuis se estava a dar com esta mudança.

Os resultados da investigação são animadores. Entre 1998 e 2018, só tinha sido avistada uma única baleia azul. Nestes últimos dois anos, porém, estes enormes mamíferos marinhos parecem mesmo ter voltado.

Só em fevereiro deste ano, uma pesquisa registou um total de 58 espécimes, bem como uma abundância de deteções acústicas (estas baleias emitem sons de alta frequência que podem ser captados mesmo a longas distâncias e com más condições atmosféricas).

De acordo com o estudo publicado, a 19 de novembro, na revista científica Endangered Species Research, mais de 42 mil baleias azuis foram mortas em torno da Geórgia do Sul, entre 1904 e 1971, a maioria antes de meados dos anos 30.

“No início dos anos 1900, as águas da Geórgia do Sul estavam repletas de baleias azuis. Em pouco mais de 30 anos, quase desapareceram”, escreveram os autores do estudo.

“Não sabemos bem porque é que as baleias azuis demoraram tanto a voltar. Pode ser pelo facto de tantas terem sido mortas na Geórgia do Sul, que houve uma perda de memória cultural na população de que esta era uma boa área para forrageamento e que só agora está a ser redescoberta”, disse, em comunicado, a autora principal do estudo, Susannah Calderan, da Associação Escocesa de Ciências Marinhas (SAMS).

“Nos últimos anos, temos trabalhado na Geórgia do Sul e ficámos bastante otimistas com o número de baleias azuis vistas e ouvidas à volta da ilha, o que não acontecia até há bem pouco tempo. Este ano foi particularmente emocionante, com mais avistamentos de baleias azuis do que poderíamos esperar”, acrescentou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vacina da Johnson & Johnson chega esta semana. Portugal recebe 30 mil vacinas na quarta-feira

As primeiras 30 mil vacinas da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, vão chegar a Portugal na próxima quarta-feira. Portugal vai receber, já na próxima quarta-feira, o primeiro lote de 30 mil vacinas da Janssen. No …

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados (e chegam “a meio desta semana”)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuintes a meio desta semana, avançou à Lusa o secretário de Estado …

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …