Após quase terem sido extintas, baleias azuis estão a voltar à Geórgia do Sul

A baleia azul regressou às águas em torno da ilha Geórgia do Sul, quase um século depois de este animal ter sido quase extinto pela caça industrial.

A remota ilha Geórgia do Sul, perto da Antártida, era conhecida por ser um centro industrial de caça à baleia, até esta ser proibida na década de 60. Agora, conta o site IFLScience, cientistas analisaram 30 anos de avistamentos, gravações e fotografias para perceber como é que a população de baleias azuis se estava a dar com esta mudança.

Os resultados da investigação são animadores. Entre 1998 e 2018, só tinha sido avistada uma única baleia azul. Nestes últimos dois anos, porém, estes enormes mamíferos marinhos parecem mesmo ter voltado.



Só em fevereiro deste ano, uma pesquisa registou um total de 58 espécimes, bem como uma abundância de deteções acústicas (estas baleias emitem sons de alta frequência que podem ser captados mesmo a longas distâncias e com más condições atmosféricas).

De acordo com o estudo publicado, a 19 de novembro, na revista científica Endangered Species Research, mais de 42 mil baleias azuis foram mortas em torno da Geórgia do Sul, entre 1904 e 1971, a maioria antes de meados dos anos 30.

“No início dos anos 1900, as águas da Geórgia do Sul estavam repletas de baleias azuis. Em pouco mais de 30 anos, quase desapareceram”, escreveram os autores do estudo.

“Não sabemos bem porque é que as baleias azuis demoraram tanto a voltar. Pode ser pelo facto de tantas terem sido mortas na Geórgia do Sul, que houve uma perda de memória cultural na população de que esta era uma boa área para forrageamento e que só agora está a ser redescoberta”, disse, em comunicado, a autora principal do estudo, Susannah Calderan, da Associação Escocesa de Ciências Marinhas (SAMS).

“Nos últimos anos, temos trabalhado na Geórgia do Sul e ficámos bastante otimistas com o número de baleias azuis vistas e ouvidas à volta da ilha, o que não acontecia até há bem pouco tempo. Este ano foi particularmente emocionante, com mais avistamentos de baleias azuis do que poderíamos esperar”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …

Nova Iorque atinge 70% de adultos vacinados (e celebra com fogo-de-artifício)

O estado de Nova Iorque atingiu o marco de vacinação que, de acordo com os especialistas, garante a imunidade de grupo. O governador do estado norte-americano de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou na noite de terça-feira …

"Construtiva" e "sem animosidades". Cimeira entre Biden e Putin termina mais cedo do que previsto

A cimeira entre Vladimir Putin e Joe Biden chegou ao fim mais cedo do que se previa. Os presidentes optaram por conferências de imprensa em separado, e o primeiro a falar foi o Presidente russo. Os …

Euro 2020: seleções da casa em desvantagem na primeira jornada

Nove seleções jogaram no seu país, até agora. Mas somente três ganharam o respetivo jogo. Portugal contribuiu para estragar as festas caseiras. Num Europeu estranho e inédito, que decorre em muitos países, muitas seleções jogam em …

Tribunal europeu condena Portugal a indemnizar recluso por falta de internamento psiquiátrico

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso por ter cumprido pena de prisão sem internamento psiquiátrico a que tinha sido condenado. A …