Baixa tensão arterial associada a uma maior mortalidade em idosos

Um novo estudo encontrou uma associação entre baixa tensão arterial e uma maior mortalidade em idosos. Esta relação é mais vincada nos mais débeis.

Uma equipa de investigadores encontrou uma associação entre baixa tensão arterial e uma maior taxa de mortalidade em idosos. O estudo teve por base a análise de mais de 410 mil historiais médicos de pacientes ingleses.

As conclusões do estudo surgem após alguns países terem alterado as diretrizes relativas à tensão arterial, incentivando as pessoas a tomarem medidas que contribuam para a redução da pressão arterial. No entanto, uma baixa pressão arterial pode ter consequências em idosos mais débeis.



A equipa de cientistas descobriu que pessoas com 75 anos ou mais com uma tensão arterial baixa (abaixo de 130/80) apresentaram taxas de mortalidade maiores em comparação com aqueles que tinham uma tensão arterial normal. Esta associação era mais comum em idosos mais frágeis a nível de saúde — que tiveram um risco 62% maior de morte nos dez anos seguintes.

“Internacionalmente, as diretrizes estão a avançar em direção a metas rígidas de tensão arterial, mas os nossos resultados indicam que isto pode não ser apropriado em idosos débeis”, começou por dizer a autora do estudo, Jane Masoli.

“Precisamos de mais estudos para verificar se o controlo agressivo da tensão arterial é seguro em adultos mais velhos e depois para quais grupos de pacientes pode haver benefícios, para que possamos avançar para uma gestão mais personalizada da tensão arterial em idosos”, acrescentou, citada pelo EurekAlert.

A tensão arterial elevada é uma “ameaça silenciosa”. Na maioria das vezes, não existe qualquer tipo de sintomas que indiquem que os seus valores estão acima dos considerados saudáveis. A alta tensão arterial pode ser perigosa para a saúde, podendo levar a um AVC ou a outras doenças cardíacas.

No entanto, como os investigadores conferiram, há algumas exceções que devem ser tomadas em consideração nas diretrizes emitidas pelos Governos.

“Sabemos que o tratamento da tensão arterial ajuda a prevenir AVC e ataques cardíacos e não aconselhamos ninguém a parar de tomar os seus medicamentos, a menos que seja orientado pelo médico”, apelou Masoli.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há 50 mil anos, humanos e neandertais relacionaram-se no deserto de Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS. Por toda a Ásia, …

Costa reeleito líder do PS com 94% dos votos aponta a vitória nas autárquicas

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O …

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …

Três portugueses entre os cinco mortos em colapso de escola na Bélgica

No dia de ontem, as autoridades belgas confirmaram a morte de cinco pessoas, entre as quais três portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Para além dos dois corpos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …

Espanha 1-1 Polónia | Hino ao desperdício trama La Roja

A Polónia, comandada pelo treinador português Paulo Sousa, empatou hoje a um golo com a Espanha, em Sevilha, em encontro da segunda jornada do Grupo E do Euro2020, mantendo-se ambas sem vitórias. A formação espanhola, que …