/

Baixa tensão arterial associada a uma maior mortalidade em idosos

Um novo estudo encontrou uma associação entre baixa tensão arterial e uma maior mortalidade em idosos. Esta relação é mais vincada nos mais débeis.

Uma equipa de investigadores encontrou uma associação entre baixa tensão arterial e uma maior taxa de mortalidade em idosos. O estudo teve por base a análise de mais de 410 mil historiais médicos de pacientes ingleses.

As conclusões do estudo surgem após alguns países terem alterado as diretrizes relativas à tensão arterial, incentivando as pessoas a tomarem medidas que contribuam para a redução da pressão arterial. No entanto, uma baixa pressão arterial pode ter consequências em idosos mais débeis.

A equipa de cientistas descobriu que pessoas com 75 anos ou mais com uma tensão arterial baixa (abaixo de 130/80) apresentaram taxas de mortalidade maiores em comparação com aqueles que tinham uma tensão arterial normal. Esta associação era mais comum em idosos mais frágeis a nível de saúde — que tiveram um risco 62% maior de morte nos dez anos seguintes.

“Internacionalmente, as diretrizes estão a avançar em direção a metas rígidas de tensão arterial, mas os nossos resultados indicam que isto pode não ser apropriado em idosos débeis”, começou por dizer a autora do estudo, Jane Masoli.

“Precisamos de mais estudos para verificar se o controlo agressivo da tensão arterial é seguro em adultos mais velhos e depois para quais grupos de pacientes pode haver benefícios, para que possamos avançar para uma gestão mais personalizada da tensão arterial em idosos”, acrescentou, citada pelo EurekAlert.

A tensão arterial elevada é uma “ameaça silenciosa”. Na maioria das vezes, não existe qualquer tipo de sintomas que indiquem que os seus valores estão acima dos considerados saudáveis. A alta tensão arterial pode ser perigosa para a saúde, podendo levar a um AVC ou a outras doenças cardíacas.

No entanto, como os investigadores conferiram, há algumas exceções que devem ser tomadas em consideração nas diretrizes emitidas pelos Governos.

“Sabemos que o tratamento da tensão arterial ajuda a prevenir AVC e ataques cardíacos e não aconselhamos ninguém a parar de tomar os seus medicamentos, a menos que seja orientado pelo médico”, apelou Masoli.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.