As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica.

Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar a gravidade de um acidente vascular cerebral (AVC) e prejudicar a recuperação da pessoa.

A investigação concentrou-se num composto chamado N-óxido de trimetilamina (TMAO), que é produzido no intestino quando certos micróbios digerem produtos de origem animal, como carne vermelha, explica o New Atlas. Estudos anteriores associaram níveis elevados de TMAO no sangue a doenças cardíacas e envelhecimento.

Para confirmar a influência do TMAO na gravidade de um AVC, os autores do estudo compararam amostras fecais de dois pacientes: um com níveis elevados de TMAO e outro com baixos níveis deste composto.

As amostras fecais foram depois transplantadas para ratos e os animais foram submetidos a um AVC induzido. A gravidade variou significativamente entre os dois.

“Surpreendentemente, o simples transplante de micróbios intestinais capazes de produzir TMAO foi o suficiente para causar uma mudança profunda na gravidade do AVC”, sublinhou.

Os investigadores descobriram que uma enzima chamada CutC, produzida por bactérias intestinais específicas, desempenhou um papel crítico na produção de TMAO. Quando o gene que codifica a CutC foi silenciado, a gravidade do AVC caiu significativamente.

O novo estudo também descobriu que os níveis de TMAO pioraram a recuperação pós-AVC. Da mesma forma, silenciar novamente a CutC melhorou os resultados a longo prazo.

Todavia, os investigadores ainda não perceberam como é que o N-óxido de trimetilamina influencia a gravidade dos acidentes vasculares cerebrais.

Silenciar a CutC pode ser uma forma de prevenir o AVC ou ajudar os pacientes a recuperarem mais rapidamente, propõe os investigadores.

“A investigação em andamento está a explorar esta abordagem de tratamento, bem como o potencial de intervenções dietéticas para ajudar a reduzir os níveis de TMAO e o risco de AVC, uma vez que tanto uma dieta ocidental quanto uma dieta rica em carnes vermelhas são conhecidas por elevar os níveis de TMAO”, disse o coautor Weifei Zhu. “Mudar para fontes de proteína vegetais ajuda a diminuir o TMAO”.

Os resultados do estudo foram publicados recentemente na revista científica Cell Host & Microbe.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O "Olho de Sauron" foi descoberto. É um vulcão submarino perto da Ilha do Natal

A cerca de 280 quilómetros do sudeste da Ilha do Natal, no território australiano, uma equipa de cientistas encontrou a caldeira de um antigo vulcão submarino a mais de 3.100 metros abaixo da superfície. O …

Hubble capta "discussão" entre três irmãos galácticos

O Telescópio Hubble captou recentemente uma imagem do sistema Arp 195, composto por três galáxias.  O sistema Arp 195, composto por um trio de galáxias, localiza-se a uma distância de 763 milhões de anos-luz da Terra, …

Uniforme da II Guerra Mundial encontrado num pacote "cheio de história"

Um uniforme de piloto da Força Aérea Real (RAF), usado na II Guerra Mundial, foi descoberto embrulhado num pacote feito de folhas de jornais e vai agora a leilão. De acordo com a cadeia televisiva CNN, …

Primeiro motociclo voador do mundo pode alcançar uma velocidade de quase 490 km/h

A empresa Jetpack Aviation concluiu os testes referentes ao projeto Speeder, para o desenvolvimento de uma aeronave que faz descolagens e aterragens na vertical. Segundo a companhia, o veículo, que se assemelha a um motociclo, …

Scarlett Johansson processa Disney por estreia de "Viúva Negra" no streaming

A atriz norte-americana processou a Disney, esta quinta-feira, por violação do contrato, na sequência do lançamento digital do filme "Black Widow" na plataforma de streaming, adiantando que o seu salário estava dependente das receitas de …

Incidente com módulo russo fez EEI mudar de posição

A Estação Espacial Internacional (EEI) perdeu, esta quinta-feira, o controlo de orientação e saiu da posição configurada, na sequência de um incidente com o módulo russo Nauka. A situação, que se prolongou durante 47 minutos, aconteceu …

Relatório dos CDC indica que variante Delta é tão contagiosa como a varicela

Um relatório interno dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos indica que a variante Delta é tão contagiosa como a varicela. O jornal Washington Post teve acesso a este relatório interno …

Task force concorda que número de mortos e internados vacinados seja divulgado

A sugestão apresentada pelo presidente da Assembleia da República, de se divulgar os dados da vacinação nos internamentos e óbitos por covid-19, "é muito sensata", defendeu o coordenador da task force do plano de vacinação. Em …

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …