As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica.

Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar a gravidade de um acidente vascular cerebral (AVC) e prejudicar a recuperação da pessoa.

A investigação concentrou-se num composto chamado N-óxido de trimetilamina (TMAO), que é produzido no intestino quando certos micróbios digerem produtos de origem animal, como carne vermelha, explica o New Atlas. Estudos anteriores associaram níveis elevados de TMAO no sangue a doenças cardíacas e envelhecimento.

Para confirmar a influência do TMAO na gravidade de um AVC, os autores do estudo compararam amostras fecais de dois pacientes: um com níveis elevados de TMAO e outro com baixos níveis deste composto.

As amostras fecais foram depois transplantadas para ratos e os animais foram submetidos a um AVC induzido. A gravidade variou significativamente entre os dois.

“Surpreendentemente, o simples transplante de micróbios intestinais capazes de produzir TMAO foi o suficiente para causar uma mudança profunda na gravidade do AVC”, sublinhou.

Os investigadores descobriram que uma enzima chamada CutC, produzida por bactérias intestinais específicas, desempenhou um papel crítico na produção de TMAO. Quando o gene que codifica a CutC foi silenciado, a gravidade do AVC caiu significativamente.

O novo estudo também descobriu que os níveis de TMAO pioraram a recuperação pós-AVC. Da mesma forma, silenciar novamente a CutC melhorou os resultados a longo prazo.

Todavia, os investigadores ainda não perceberam como é que o N-óxido de trimetilamina influencia a gravidade dos acidentes vasculares cerebrais.

Silenciar a CutC pode ser uma forma de prevenir o AVC ou ajudar os pacientes a recuperarem mais rapidamente, propõe os investigadores.

“A investigação em andamento está a explorar esta abordagem de tratamento, bem como o potencial de intervenções dietéticas para ajudar a reduzir os níveis de TMAO e o risco de AVC, uma vez que tanto uma dieta ocidental quanto uma dieta rica em carnes vermelhas são conhecidas por elevar os níveis de TMAO”, disse o coautor Weifei Zhu. “Mudar para fontes de proteína vegetais ajuda a diminuir o TMAO”.

Os resultados do estudo foram publicados recentemente na revista científica Cell Host & Microbe.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há 101 concelhos sem farmácias com testes comparticipados

Apesar de 461 farmácias já poderem fazer vender testes à covid-19 comparticipados, ainda há 101 concelhos sem qualquer apoio do Estado. Apesar de o Governo ter decidido comparticipar, há cerca de um mês, a 100% a …

Ataque ao Capitólio. Mais dois polícias cometeram suicídio, elevando o total para quatro

Depois da morte de dois agentes poucos dias depois do ataque, a Polícia Metropolitana confirmou que em Julho mais dois polícias que defenderam o Capitólio cometeram suicídio. Mais dois agentes de polícia que responderam à insurreição …

"Estamos do seu lado", garante Boris Johnson à opositora bielorrussa

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta terça-feira à líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tikhanovskaya, que está “do seu lado” e do da Bielorrússia. Johnson manifestou “o seu forte apoio” a Tikhanovskaya “e ao …

Grupos negativos com "reservas muito em baixo". Federação apela para dádiva de sangue antes das férias

Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou esta terça-feira à dádiva de sangue antes de férias e sublinhou a necessidade de sangue dos grupos O-, A- e B -, que têm as reservas …

Multas nas praias. Falta de máscaras e ajuntamentos são as ações mais observadas pela polícia

A época balnear voltou a iniciar-se de uma forma diferente dos outro anos, com regras para os banhistas e donos de concessões. Quem não cumprir está sujeito a multas - o que tem sido uma …

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …