Bactéria que come nicotina pode ajudar a acabar com o vício do tabaco

1

Monica Grigsby / Flickr

Só os fumadores sabem como é difícil deixar o vício do tabaco, mas podem em breve vir a ter uma poderosa aliada nessa luta contra a dependência, graças a uma enzima proveniente de uma bactéria que come nicotina.

Um estudo publicado no Journal of the American Chemical Society no início de agosto revela os resultados dos testes bem sucedidos com a enzima NicA2, que já era conhecida por degradar os resíduos do tabaco.

Esta enzima, oriunda de uma bactéria comum nos solos conhecida como Pseudomonas putida, decompôs toda a nicotina contida em amostras de sangue em apenas cerca de 30 minutos, descreve o Sci-News.

A nicotina é a substância activa do tabaco, tendo características alcalinas.

O estudo foi feito pelos investigadores Song Xue, Joel Schlosburg e Kim Janda, das áreas da biologia química e da imunologia do Instituto de Investigação Scripps, na Califórnia (EUA).

“Conduzimos um perfil cinético sobre a enzima e descobrimos que tem muitas qualidades que seriam desejáveis para um uso terapêutico na cessação do tabaco ou na intoxicação por nicotina“, explicam os autores do estudo.

Durante as experiências levadas a cabo, a NicA2 permaneceu estável por mais de três semanas numa solução “tampão” (isto é, uma mistura que resiste a mudanças no PH quando se adicionam substâncias ácidas ou alcalinas).

Os ratos injectados com a enzima não revelaram quaisquer efeitos secundários, o que abre o caminho para que sejam feitos testes em humanos.

O tabaco provoca directamente várias mortes por ano em todo o mundo, causando ainda mais vítimas por via da exposição indirecta ao fumo do cigarro.

Há actualmente várias soluções que libertam nicotina para o organismo, nomeadamente pensos, pastilhas e até cigarros electrónicos, e medicamentos que previnem que a nicotina chegue aos neurónios da adição no cérebro.

No entanto, as percentagens de sucesso destas alternativas de combate ao vício do tabaco são muito baixas. Esta enzima que “come” nicotina pode, assim, transformar-se a curto prazo numa solução mais eficaz.

SV, ZAP

1 Comment

  1. Poder ser uma boa notícia! Se pudesse encomendava uns quilos delas para ver se devoravam a nicotina do meu vizinho fumador (incomodativo), Já agora, podiam fazer o trabalho completo. Devoravam-no também !!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.