Vídeo ZAP com o apoio de: Chip7 – 50 lojas de informática próximo de si
O Spirit of Innovation atingiu uma velocidade máxima de 623 km/h durante um voo de teste, na semana passada.
O avião elétrico da Rolls-Royce – o Spirit of Innovation – conseguiu estabelecer um novo recorde de velocidade para aeronaves desta categoria, num voo de teste levado a cabo no passado dia 16 de novembro.
Segundo o Gizmodo, o avião elétrico atingiu uma velocidade máxima de 623 km/h durante um voo de teste, o que lhe concede o título de veículo elétrico mais rápido do mundo.
Além deste recorde, o avião atingiu uma velocidade máxima de 555,9 km/h ao longo de três quilómetros, tendo batido em larga escala o recorde anterior de 213,04 km/h.
Mas os números impressionante do Spirit of Innovation não ficaram por aqui. A aeronave também chegou a manter uma velocidade de 532,1 km/h durante 15 quilómetros, mais rápido do que a anterior marca de 292,8 km/h nesta distância.
De acordo com a Rolls-Royce, o avião é também o mais rápido a subir até aos 3.000 metros de altitude. Só precisou de 202 segundos, menos 60 segundos que o anterior máximo.
Estas velocidades ainda não são oficiais, uma vez que ainda têm de ser certificadas.
Para esse efeito, os dados já foram enviados para a Federação Mundial de Desportos Aéreos. A empresa espera que o organismo certifique e confirme oficialmente estes resultados como novo recorde mundial.
A aeronave é alimentada por um motor elétrico de 400 kW, o equivalente a 535 cavalos de potência, e dispõe do mais denso sistema de propulsão a bateria da indústria aeroespacial.
O primeiro voo oficial do Spirit of Innovation está marcado para setembro do próximo ano.