Avião com 132 passageiros colide com drone ao aterrar em Londres

billywilt/ Flickr

Avião Airbus A321-231 da British Airways

Um avião Airbus que se aproximava do aeroporto de Heathrow, em Londres, colidiu com o que parece ser um drone, pouco antes da aterragem, revelou a Polícia Metropolitana da capital britânica.

O Airbus A320 da British Airways fazia um voo proveniente de Genebra, e aproximava-se do aeroporto londrino, por volta das 13h deste domingo, com 132 passageiros e cinco tripulantes, quando colidiu com um objecto voador.

Depois da aterragem, o piloto relatou que o Airbus tinha sido atingido frontalmente por um objecto, que acredita ser um drone.

“A aeronave pousou em segurança, foi totalmente examinada pelos nossos engenheiros e autorizada a ser usada no próximo voo”, informou um porta-voz da British Airways, citado pela BBC.

A companhia adiantou que dará à polícia “toda a assistência” à investigação.

A unidade britânica de Polícia Especializada em Aviação, baseada em Heathrow, deu início a uma investigação sobre o incidente, mas não foram até agora efectuadas detenções.

No início de deste ano, a Associação Internacional de Transporte Aéreo alertou que os drones operados pelo público em geral são uma “ameaça crescente e real” à aviação civil.

Tony Tyler, diretor-geral da associação, pediu que seja criada urgentemente regulamentação ao uso de drones, “antes que um acidente mais grave ocorra“.

Em janeiro, a organização UK Air Proximity Board, que investiga incidentes nos quais aviões foram quase atingidos por objetos, revelou que no ano passado ocorreram nos aeroportos da Grã-Bretanha diversos episódios graves deste tipo.

ZAP / BBC

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Questão muito simples de resolver. Os produtores de GPS que estes aparelhos usam se implementassem zonas de voo proibidas nos seus produtos nada disto acontecia. Os proprios programas de configuração que os utilizadores usam aparece la as zonas no fly (aeroportos etc) o drone ao entrar numa destas zonas devia ser logo ativado o RTL. ou seja o return to land. Sou tecnico de informática e costumo montar destes drones as peças e nao me parece que seja assim tao dificil implementar esta medida. Querem e vender o produto ate um dia acontecer uma desgraça.

  2. É por estes inconscientes que os UAV são cada vez mais considerados perigosos.
    Flight boards chinocas e é o que dá. Nos dias de hoje as Flyzones estão no firmware das controladoras exceto algumas de valor baixo.
    Estas pessoas que fazem voar os UAV (não gosto de dizer drone porque drone é muito abrangente e não são só objectos voadores) deviam ser apanhados e levados à justiça porque só dão má reputação a quem tem um hobby destes.
    É incrível que antes dos UAV não houvesse casos de aviões ou helicópteros que entrassem no espaço aéreo, ou havia e não se fazia tanta algazarra ?
    Tenho alguns UAV montados por mim e as placas de voo que monto só Pixhawk, APM com flyzones bem firmadas.
    É pena mas estes gajos deviam ser bem multados.

RESPONDER

Procurador do MP investigado por ajudar traficante a fugir da prisão

Carlos Figueira, procurador do Ministério Público de Lisboa, está a ser investigado pela Polícia Judiciária por corrupção. O magistrado é suspeito de ter ajudado um traficante a fugir da prisão. Um procurador do Tribunal de Execução …

Refugiados em greve de fome por falta de condições em campo bósnio

Centenas de refugiados de um campo improvisado em Vucjak, na Bósnia, estão em greve de fome pelo segundo dia consecutivo para protestar contra a situação degradante em que se encontram. Os refugiados no campo improvisado …

Ex-aliada de Bolsonaro denuncia grupo difusor de notícias falsas ligado ao Presidente

A deputada brasileira Joice Hasselmann, ex-líder do Governo de Jair Bolsonaro no congresso, denunciou na quarta-feira a atuação de um grupo difusor de "fake news" (notícias falsas) ligado ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e que …

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …