Avião com 132 passageiros colide com drone ao aterrar em Londres

billywilt/ Flickr

Avião Airbus A321-231 da British Airways

Um avião Airbus que se aproximava do aeroporto de Heathrow, em Londres, colidiu com o que parece ser um drone, pouco antes da aterragem, revelou a Polícia Metropolitana da capital britânica.

O Airbus A320 da British Airways fazia um voo proveniente de Genebra, e aproximava-se do aeroporto londrino, por volta das 13h deste domingo, com 132 passageiros e cinco tripulantes, quando colidiu com um objecto voador.

Depois da aterragem, o piloto relatou que o Airbus tinha sido atingido frontalmente por um objecto, que acredita ser um drone.

“A aeronave pousou em segurança, foi totalmente examinada pelos nossos engenheiros e autorizada a ser usada no próximo voo”, informou um porta-voz da British Airways, citado pela BBC.

A companhia adiantou que dará à polícia “toda a assistência” à investigação.

A unidade britânica de Polícia Especializada em Aviação, baseada em Heathrow, deu início a uma investigação sobre o incidente, mas não foram até agora efectuadas detenções.

No início de deste ano, a Associação Internacional de Transporte Aéreo alertou que os drones operados pelo público em geral são uma “ameaça crescente e real” à aviação civil.

Tony Tyler, diretor-geral da associação, pediu que seja criada urgentemente regulamentação ao uso de drones, “antes que um acidente mais grave ocorra“.

Em janeiro, a organização UK Air Proximity Board, que investiga incidentes nos quais aviões foram quase atingidos por objetos, revelou que no ano passado ocorreram nos aeroportos da Grã-Bretanha diversos episódios graves deste tipo.

ZAP / BBC

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Questão muito simples de resolver. Os produtores de GPS que estes aparelhos usam se implementassem zonas de voo proibidas nos seus produtos nada disto acontecia. Os proprios programas de configuração que os utilizadores usam aparece la as zonas no fly (aeroportos etc) o drone ao entrar numa destas zonas devia ser logo ativado o RTL. ou seja o return to land. Sou tecnico de informática e costumo montar destes drones as peças e nao me parece que seja assim tao dificil implementar esta medida. Querem e vender o produto ate um dia acontecer uma desgraça.

  2. É por estes inconscientes que os UAV são cada vez mais considerados perigosos.
    Flight boards chinocas e é o que dá. Nos dias de hoje as Flyzones estão no firmware das controladoras exceto algumas de valor baixo.
    Estas pessoas que fazem voar os UAV (não gosto de dizer drone porque drone é muito abrangente e não são só objectos voadores) deviam ser apanhados e levados à justiça porque só dão má reputação a quem tem um hobby destes.
    É incrível que antes dos UAV não houvesse casos de aviões ou helicópteros que entrassem no espaço aéreo, ou havia e não se fazia tanta algazarra ?
    Tenho alguns UAV montados por mim e as placas de voo que monto só Pixhawk, APM com flyzones bem firmadas.
    É pena mas estes gajos deviam ser bem multados.

RESPONDER

Chovem diamantes no interior de Neptuno e Urano (e já se sabe porquê)

Podem estar a chover diamantes dentro dos corações de Neptuno e Urano. Agora, os cientistas descobriram novas evidências experimentais que mostram como é que isso poderia ser possível. Neptuno e Urano são os planetas mais mal …

Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar. Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo …

Sporting 2-1 Gil Vicente | Leão de Plata só sabe vencer

O Sporting cumpriu na recepção ao Gil Vicente, no fecho da 29ª jornada da Liga NOS, e venceu por 2-1, num jogo que pareceu sempre controlado, mas que terminou com emoção. Os “leões” dominaram por completo …

Leões marinhos decapitados estão a dar à costa no Canadá (e ninguém sabe porquê)

Os corpos decapitados de pelo menos cinco leões-marinhos encontrados nas costas de Vancouver, no Canadá, nos últimos meses sugerem que pode haver um serial killer de mamíferos marinhos à solta. O LiveScience relata que pelo menos …

Este japonês é a única pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja

Um homem japonês tornou-se a primeira pessoa no mundo a ter um mestrado em Estudos Ninja depois de concluir um curso de pós-graduação que envolvia a aprendizagem de artes marciais básicas e escalada de montanhas. De …

Cátio Baldé acusado de comprar vistos para jogadores do Benfica

Cátio Baldé está a ser acusado de corrupção passiva por ter pagado a um funcionário da embaixada portuguesa em Bissau para conseguir vistos para jogadores do Benfica. O empresário admite o crime, mas nega o …

Ex-polícia admite ser "Assassino de Golden State" e declara-se culpado de 13 homicídios

O ex-polícia norte-americano Joseph DeAngelo declarou-se, esta segunda-feira, culpado de 13 homicídios. Mais conhecido como o "Assassino de Golden State", DeAngelo foi preso em 2018, após 40 anos de investigação. A identificação do criminoso apenas foi …

Infarmed garante ter stock de remdesivir, apesar da compra massiva dos EUA

Depois da notícia de que os EUA compraram à empresa Gilead Sciences praticamente toda a reserva para três meses do medicamento remdesivir, o primeiro aprovado no país no tratamento de covid-19, o Infarmed garante que …

Orfão, capturado e apresentado à rainha. A história da mais antiga fotografia de um indígena da Nova Zelândia

Um daguerreótipo - primeiro processo fotográfico do mundo - mantido na Biblioteca Nacional da Austrália é o mais antigo retrato fotográfico conhecido de um indígena maori da Nova Zelândia. Na imagem antiga, um adolescente aparece vestido …

Uma mesa de 490 metros na Charles Bridge. Em Praga, o fim da restrições celebrou-se com um jantar em massa

Os habitantes de Praga, capital da República Checa, construíram uma mesa com quase 490 metros e realizaram um enorme jantar público esta terça-feira para comemorar o fim do bloqueio do coronavírus no país. De acordo com …