Avião com 132 passageiros colide com drone ao aterrar em Londres

billywilt/ Flickr

Avião Airbus A321-231 da British Airways

Um avião Airbus que se aproximava do aeroporto de Heathrow, em Londres, colidiu com o que parece ser um drone, pouco antes da aterragem, revelou a Polícia Metropolitana da capital britânica.

O Airbus A320 da British Airways fazia um voo proveniente de Genebra, e aproximava-se do aeroporto londrino, por volta das 13h deste domingo, com 132 passageiros e cinco tripulantes, quando colidiu com um objecto voador.

Depois da aterragem, o piloto relatou que o Airbus tinha sido atingido frontalmente por um objecto, que acredita ser um drone.

“A aeronave pousou em segurança, foi totalmente examinada pelos nossos engenheiros e autorizada a ser usada no próximo voo”, informou um porta-voz da British Airways, citado pela BBC.

A companhia adiantou que dará à polícia “toda a assistência” à investigação.

A unidade britânica de Polícia Especializada em Aviação, baseada em Heathrow, deu início a uma investigação sobre o incidente, mas não foram até agora efectuadas detenções.

No início de deste ano, a Associação Internacional de Transporte Aéreo alertou que os drones operados pelo público em geral são uma “ameaça crescente e real” à aviação civil.

Tony Tyler, diretor-geral da associação, pediu que seja criada urgentemente regulamentação ao uso de drones, “antes que um acidente mais grave ocorra“.

Em janeiro, a organização UK Air Proximity Board, que investiga incidentes nos quais aviões foram quase atingidos por objetos, revelou que no ano passado ocorreram nos aeroportos da Grã-Bretanha diversos episódios graves deste tipo.

ZAP / BBC

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Questão muito simples de resolver. Os produtores de GPS que estes aparelhos usam se implementassem zonas de voo proibidas nos seus produtos nada disto acontecia. Os proprios programas de configuração que os utilizadores usam aparece la as zonas no fly (aeroportos etc) o drone ao entrar numa destas zonas devia ser logo ativado o RTL. ou seja o return to land. Sou tecnico de informática e costumo montar destes drones as peças e nao me parece que seja assim tao dificil implementar esta medida. Querem e vender o produto ate um dia acontecer uma desgraça.

  2. É por estes inconscientes que os UAV são cada vez mais considerados perigosos.
    Flight boards chinocas e é o que dá. Nos dias de hoje as Flyzones estão no firmware das controladoras exceto algumas de valor baixo.
    Estas pessoas que fazem voar os UAV (não gosto de dizer drone porque drone é muito abrangente e não são só objectos voadores) deviam ser apanhados e levados à justiça porque só dão má reputação a quem tem um hobby destes.
    É incrível que antes dos UAV não houvesse casos de aviões ou helicópteros que entrassem no espaço aéreo, ou havia e não se fazia tanta algazarra ?
    Tenho alguns UAV montados por mim e as placas de voo que monto só Pixhawk, APM com flyzones bem firmadas.
    É pena mas estes gajos deviam ser bem multados.

RESPONDER

Mortes nos Comandos. Governo só indemniza famílias se for condenado

O Governo deu ordem para parar as negociações com as famílias dos recrutas que morreram durante o 127.º Curso de Comandos, que decorreu na região de Alcochete, em 2016. Segundo o Jornal de Notícias, o Governo …

Eduardo Cabrita diz que polícias compram equipamento "porque querem"

O ministro da Administração Interna afirmou que os agentes policiais que compram equipamento de proteção do seu próprio bolso fazem-no porque o querem. Numa entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, divulgada este fim-de-semana, o …

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …