Aves vs Sporting | Leões regressam às vitórias

O Sporting regressou aos triunfos no campeonato, após duas derrotas e um empate, ao vencer o “lanterna vermelha” Desportivo das Aves, por 1-0.

Na estreia de Silas no comando técnico dos “leões”, o herói da noite acabou por ser o suspeito do costume, Bruno Fernandes, que marcou o golo da vitória já perto do fim, de grande penalidade, após mais de 80 minutos de raríssimos rasgos de brilhantismo, como comprova o facto de, dos 22 remates efectuados na partida, apenas cinco terem sido enquadrados com as balizas.

O jogo explicado em números

  • Início de partida com domínio intenso por parte do Sporting, que teve uns impressionantes 76% de posse de bola e acertou 87% dos seus passes no primeiro quarto-de-hora, mas sem conseguir criar qualquer qualquer ocasião de golo. Mesmo com pouca bola, o Aves causou verdadeiros calafrios junto da baliza de Renan Ribeiro e só não marcou ao quarto minuto porque a barra negou o remate de Rubén Oliveira.
  • Volvidos 25 minutos desde o início da partida, três jogadores do Sporting ainda não tinham errado um único passe: Renan Ribeiro, Borja e Coates. Curiosamente, Bruno Fernandes era até então o jogador dos “leões” com menor acerto de passe (eficácia de apenas 70%). O médio português dava também nas vistas pela negativa ao liderar a lista de perdas de posse, com nove, mais quatro do que qualquer outro jogador da sua equipa.
  • À passagem da meia-hora, o Sporting levava já três remates, todos eles a passe de Bruno Fernandes. Os homens de Silas continuavam a dominar a posse de bola a seu bel-prazer (73%) e a sobrepor-se ao adversário nas disputas, com 63% de duelos ganhos até então.
  • Pouco envolvimento de Jesé durante os primeiros 40 minutos do desafio. O avançado espanhol não fizera nenhum remate nem qualquer acção defensiva, era o jogador de campo dos “leões” com menos acções com bola (16) e passes (12) e somava apenas três duelos disputados – só Bolasie e Mathieu tinham menos.
  • Primeira parte de domínio claro do Sporting sem que, no entanto, a equipa visitante tenha conseguido daí tirar algum proveito.
  • Mesmo tendo feito apenas metade dos remates do adversário (4-8), o Aves conseguiu criar tanto perigo quanto o Sporting, com ambas as equipas a somarem um remate à barra.
  • De salientar a falta de inspiração na hora de rematar por parte das duas formações, que só conseguiram enquadrar um quarto dos remates realizados no decorrer da primeira parte.
  • Ao soar do apito do árbitro, Eduardo Henrique liderava os GoalPoint Ratings, com nota 6.5. Além do remate ao ferro, o médio brasileiro levava seis passes progressivos certos, um drible eficaz, três recuperações de posse e uma falta sofrida em zona de perigo.
  • O primeiro quarto-de-hora da segunda parte ficou marcado pelo desacerto de ambas as equipas. O Aves ganhou fôlego com o intervalo e até esteve perto de marcar, chegando ao minuto 60 com 47% de posse – uma enorme diferença em relação ao primeiro tempo. O Sporting começava a deparar-se com mais espaços no meio-campo contrário, mas teimava em não conseguir encontrar o caminho da baliza.
  • Bom jogo de Cláudio Falcão, um dos homens em destaque na equipa do Aves. Aos 70 minutos, o brasileiro somava sete intercepções, três roubos de bola, cinco recuperações de posse e um duelo aéreo ganho, contribuindo para manter o perigo longe da baliza de Beunardeau, que não efectuava nenhuma defesa desde o minuto 42.
  • O Sporting chegou ao minuto 80 sem um único remate enquadrado após seis tentativas. Crescia a frustração entre os adeptos dos “leões” presentes nas bancadas, mas foi então que “caiu do céu” uma grande penalidade para os visitantes, após falta cometida sobre Bolasie.

Octavio Passos / Lusa

  • Na conversão da marca de 11 metros, Bruno Fernandes não desperdiçou e fez o golo, o seu quarto da temporada no campeonato.

O melhor em campo GoalPoint

Não foi a exibição mais vistosa, mas nem por isso Bruno Fernandes deixou de ser decisivo. O médio português desde cedo assumiu as despesas do ataque, contabilizando cinco passes para finalização, e ainda fez o golo que deu a vitória no único disparo enquadrado da sua autoria.

Para além disso, Bruno Fernandes somou 106 acções com bola, três dribles eficazes, 13 recuperações de posse, três bloqueios de passe e quatro faltas sofridas, duas delas em zona de perigo, terminando o desafio com nota 8.0 nos GoalPoint Ratings.

Jogadores em foco

  • Coates 7.0 – O uruguaio regressou às boas exibições. Errou apenas seis passes em 58 tentativas, acertou nove passes progressivos, perdeu apenas um duelo aéreo defensivo em cinco e somou dez acções defensivas.
  • Falcão 6.3 – O brasileiro foi de longe o melhor da sua equipa. Acertou seis dos 13 passes longos que fez e ninguém efectuou tantas intercepções (sete) nem alívios (seis) como ele.
  • Bolasie 5.6 – Deu nas vistas com três dribles eficazes no último terço e a grande penalidade sofrida, mas esteve desastrado ao dominar a bola (oito maus controlos) e na hora de rematar, com três disparos desenquadrados.
  • Jesé Rodríguez 5.5 – Inconsequente no ataque leonino, o espanhol não fez nenhum remate e criou apenas uma ocasião de perigo. Das três tentativas de drible, duas foram eficazes.
  • Luiz Phellype 4.6 – O brasileiro teve a nota mais baixa de entre os jogadores do Sporting, muito por culpa dos quatro desarmes sofridos – o máximo da noite. Consentiu ainda dois dribles.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado cemitério perto do campo de concentração de Auschwitz

Um residente local descobriu cerca de 12 crânios humanos e vários ossos na margem do rio que atravessa a cidade vizinha de Oswiecim, perto de Auschwitz. As autoridades estão a investigar se os restos mortais …

Taiwan vai ter uma enfermaria hospitalar feita de lixo reciclado

O Hospital da Universidade Católica Fu Jen, em Taipei, capital de Taiwan, vai ter a primeira enfermaria hospitalar do mundo construída com materiais reciclados. Quando a pandemia da covid-19 apareceu, o arquiteto e engenheiro taiwanês Arthur Huang …

Turquia 0-3 Itália | Euro arranca com vitória italiana

A Itália, campeã europeia em 1968, venceu hoje a Turquia por 3-0, no encontro inaugural do Euro2020 de futebol, disputado no Estádio Olímpico de Roma, a contar para a primeira jornada do Grupo A. A 16.ª …

"Exército" de cabras ajuda a prevenir incêndios florestais na Califórnia

A Califórnia soltou um "exército" de cabras para mastigar arbustos e ervas demasiado grandes em todo o estado na esperança de reduzir o risco de incêndios florestais neste verão. Este tipo de vegetação inflamável contribui para …

Kim Jong-un perdeu peso (e isso pode ter consequências geopolíticas)

O líder norte-coreano parece ter perdido algum peso, o que já levou alguns analistas políticos a avançar com algumas teorias e possíveis consequências geopolíticas. Depois de não ser visto em público durante quase um mês, o …

Portugal Campeão Europeu em 2016

Campeões em 2016, ausentes do Euro 2020: onde estão esses 12 portugueses?

Mais de metade dos jogadores convocados por Fernando Santos para o histórico Europeu 2016 não vai estar nesta edição do torneio. Rui Patrício, Pepe, Raphaël Guerreiro, José Fonte, Cristiano Ronaldo, João Moutinho, Anthony Lopes, Danilo Pereira, …

Marrocos avisa a Europa que Ceuta “é uma cidade marroquina ocupada”

A Câmara dos Representantes de Marrocos condenou a moção aprovada pelo Parlamento Europeu (PE) a rejeitar a estratégia do Governo de Rabat na recente crise migratória em Ceuta e reforçou o estatuto do enclave espanhol …

Hong Kong vai censurar filmes em busca de “ameaças à segurança nacional”

As autoridades de Hong Kong vão começar a censurar todos os filmes nacionais e estrangeiros em busca de casos que possam ser interpretados como “violações da segurança nacional”, no mais recente exemplo do reforço do …

Reino Unido confirma que variante Delta é 60% mais transmissível

O Reino Unido registou 17 mortes e 8.125 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais mais recentes, que hoje também confirmaram que a variante Delta é 60% mais transmissível. Um …

Médicos de Saúde Pública pedem "cautela" e alertam que a "pandemia ainda não acabou"

A Associação de Médicos de Saúde Pública apelou hoje à população para ter “algumas cautelas” em celebrações familiares e noutros contextos, lembrando que a vacina contra a covid-19 não é “100% eficaz” e que a …