Avaliação dos professores, “mock exams” e testes no outono. Britânicos podem “escolher” as próprias notas

Valter Campanato / ABr

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a primeira opção passa pelos alunos aceitarem a avaliação feita pelos seus professores, que foram publicadas esta quinta-feira em Inglaterra.

A segunda alternativa passa por optarem pelo resultado dos “mock exams”, exames feitos meses antes, que são utilizados como referência nas candidaturas à universidade. Já a terceira opção passa por fazerem novos exames no outono. Em causa estão os GSCE, que se fazem aos 15 anos, e os A-levels, no final do liceu.

A decisão do Governo foi muito criticada por professores e diretores de escolas.

“Tivemos maus resultados no passado onde nos sentimos miseráveis e pensámos que falhámos aos estudantes. Hoje o sentimento é de raiva. Fizemos tudo o que achamos que podíamos. Mas não podemos olhar para as crianças amanhã e dizer que tiveram o que mereciam. Amanhã, temo que vai haver muitos estudantes a dizer ‘eu não merecia isso. Não é justo’. Acho que se vão sentir muito mal”, disse o líder de uma associação de professores, em declarações ao The Guardian.

Em declarações ao tablóide britânico Daily Mail, o líder da Association of School and College Leaders recordou que nem todos os estudantes fizeram os “mock exams” antes do encerramento das escolas em março.

Essencialmente, o Governo britânico está a permitir aos estudantes escolherem a sua forma de avaliação. O The Guardian considera que esta opção serve para “aliviar responsabiilidades” e foi feita assumindo que, neste momento, o importante é garantir níveis de frequência suficientes nas universidades.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …

"Cristiano Ronaldo disse-me que vou ser feliz no Barcelona", revela Pjanic

Reforço do Barcelona elege o seu novo estádio como o melhor de todos mas o seu ídolo no futebol é o treinador do Real Madrid. Miralem Pjanić, que se mudou para o Barcelona neste verão, jogava …

Portugal em grupo de países com "tendência preocupante", mas "risco moderado"

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) colocou Portugal, esta quinta-feira, num grupo de Estados com "tendência preocupante" de casos de covid-19, mas com "risco moderado". Na avaliação de risco hoje atualizada e …