Avaliação dos professores, “mock exams” e testes no outono. Britânicos podem “escolher” as próprias notas

Valter Campanato / ABr

O Governo britânico deu aos estudantes de liceu três alternativas diferentes para obterem o resultado das suas avaliações deste ano letivo, que foi atípico devido à pandemia de covid-19.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a primeira opção passa pelos alunos aceitarem a avaliação feita pelos seus professores, que foram publicadas esta quinta-feira em Inglaterra.

A segunda alternativa passa por optarem pelo resultado dos “mock exams”, exames feitos meses antes, que são utilizados como referência nas candidaturas à universidade. Já a terceira opção passa por fazerem novos exames no outono. Em causa estão os GSCE, que se fazem aos 15 anos, e os A-levels, no final do liceu.

A decisão do Governo foi muito criticada por professores e diretores de escolas.

“Tivemos maus resultados no passado onde nos sentimos miseráveis e pensámos que falhámos aos estudantes. Hoje o sentimento é de raiva. Fizemos tudo o que achamos que podíamos. Mas não podemos olhar para as crianças amanhã e dizer que tiveram o que mereciam. Amanhã, temo que vai haver muitos estudantes a dizer ‘eu não merecia isso. Não é justo’. Acho que se vão sentir muito mal”, disse o líder de uma associação de professores, em declarações ao The Guardian.

Em declarações ao tablóide britânico Daily Mail, o líder da Association of School and College Leaders recordou que nem todos os estudantes fizeram os “mock exams” antes do encerramento das escolas em março.

Essencialmente, o Governo britânico está a permitir aos estudantes escolherem a sua forma de avaliação. O The Guardian considera que esta opção serve para “aliviar responsabiilidades” e foi feita assumindo que, neste momento, o importante é garantir níveis de frequência suficientes nas universidades.

ZAP //

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