Autoridades investigam participação de crianças em touradas

frmorais / Flickr

A plataforma Basta denuncia a participação de duas crianças em touradas no concelho de Elvas. As autoridades já estão a investigar.

Segundo o Público, duas crianças terão participado num espetáculo tauromáquico, no concelho de Elvas. O assunto foi alvo de queixas a várias entidades que averiguam agora o sucedido.

De acordo com a plataforma Basta, que denuncia a participação, as crianças terão nove e dez anos e são filhas de um cavaleiro tauromáquico e um bandarilheiro, respetivamente.

Luís Carvalho, da Associação dos Romeiros de Vila Boim e um dos organizadores do evento que aconteceu a 13 e 14 de outubro ,confirma apenas que a chamada Fiesta do Toureio incluiu uma demonstração escolar, tendo as crianças sido autorizadas pelos pais a participar no espetáculo. “Vieram com as escolas e trouxeram a papelada toda necessária com eles, seguro de saúde e tudo. Está tudo em ordem“.

A participação de menores em touradas carece, tal como sucede para outros espetáculos, de autorização da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), que pondera se o evento em causa faz de alguma forma perigar a segurança, a saúde, o desenvolvimento físico, psíquico e moral ou a educação do menor.

Mas a CPCJ de Elvas confirmou que não lhe “foi solicitada autorização”, tendo tido conhecimento do espetáculo apenas depois da sua realização. “Ora a CPCJ só pode exercer a sua atividade de promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens quando tem conhecimento das situações em tempo útil”.

Por isso, acrescenta a CPCJ de Elvas, “será competente para intervir a IGAC – Inspeção-Geral das Atividades Culturais”.

A IGAC, por sua vez, adianta que a queixa já está a ser analisada. Também a Autoridade para as Condições de Trabalho diz estar a “averiguar a situação” com vista à “adoção dos procedimentos legais no âmbito das respetivas competências”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Meter crianças nesta carnificina deveria ser punido com prisão.
    Acabem de vez com esta atrocidade. Há muito tempo, que não estamos na era dos réis e das rainhas. Estamos no Século XXI, sabiam. Deixem de lamber o chão onde essa gentalha armada em importante e sem importância nenhuma passa. Não passam de parasitas da sociedade.
    A tourada não passa de um entretém dessa gentalha que não tinha mais nada para fazer. Vê lá se naquele tempo pegavam numa enxada para cavar, claro que não tenham o desgraçado que mal ganhava para comer enquanto eles lambiam os beiços daquilo que o desgraçado preparava.
    Acordem para a vida!!!

RESPONDER

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …