Autoridades investigam participação de crianças em touradas

1

frmorais / Flickr

A plataforma Basta denuncia a participação de duas crianças em touradas no concelho de Elvas. As autoridades já estão a investigar.

Segundo o Público, duas crianças terão participado num espetáculo tauromáquico, no concelho de Elvas. O assunto foi alvo de queixas a várias entidades que averiguam agora o sucedido.

De acordo com a plataforma Basta, que denuncia a participação, as crianças terão nove e dez anos e são filhas de um cavaleiro tauromáquico e um bandarilheiro, respetivamente.

Luís Carvalho, da Associação dos Romeiros de Vila Boim e um dos organizadores do evento que aconteceu a 13 e 14 de outubro ,confirma apenas que a chamada Fiesta do Toureio incluiu uma demonstração escolar, tendo as crianças sido autorizadas pelos pais a participar no espetáculo. “Vieram com as escolas e trouxeram a papelada toda necessária com eles, seguro de saúde e tudo. Está tudo em ordem“.

A participação de menores em touradas carece, tal como sucede para outros espetáculos, de autorização da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), que pondera se o evento em causa faz de alguma forma perigar a segurança, a saúde, o desenvolvimento físico, psíquico e moral ou a educação do menor.

Mas a CPCJ de Elvas confirmou que não lhe “foi solicitada autorização”, tendo tido conhecimento do espetáculo apenas depois da sua realização. “Ora a CPCJ só pode exercer a sua atividade de promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens quando tem conhecimento das situações em tempo útil”.

Por isso, acrescenta a CPCJ de Elvas, “será competente para intervir a IGAC – Inspeção-Geral das Atividades Culturais”.

A IGAC, por sua vez, adianta que a queixa já está a ser analisada. Também a Autoridade para as Condições de Trabalho diz estar a “averiguar a situação” com vista à “adoção dos procedimentos legais no âmbito das respetivas competências”.

ZAP //

1 Comment

  1. Meter crianças nesta carnificina deveria ser punido com prisão.
    Acabem de vez com esta atrocidade. Há muito tempo, que não estamos na era dos réis e das rainhas. Estamos no Século XXI, sabiam. Deixem de lamber o chão onde essa gentalha armada em importante e sem importância nenhuma passa. Não passam de parasitas da sociedade.
    A tourada não passa de um entretém dessa gentalha que não tinha mais nada para fazer. Vê lá se naquele tempo pegavam numa enxada para cavar, claro que não tenham o desgraçado que mal ganhava para comer enquanto eles lambiam os beiços daquilo que o desgraçado preparava.
    Acordem para a vida!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.