Autoridades investigam participação de crianças em touradas

frmorais / Flickr

A plataforma Basta denuncia a participação de duas crianças em touradas no concelho de Elvas. As autoridades já estão a investigar.

Segundo o Público, duas crianças terão participado num espetáculo tauromáquico, no concelho de Elvas. O assunto foi alvo de queixas a várias entidades que averiguam agora o sucedido.

De acordo com a plataforma Basta, que denuncia a participação, as crianças terão nove e dez anos e são filhas de um cavaleiro tauromáquico e um bandarilheiro, respetivamente.

Luís Carvalho, da Associação dos Romeiros de Vila Boim e um dos organizadores do evento que aconteceu a 13 e 14 de outubro ,confirma apenas que a chamada Fiesta do Toureio incluiu uma demonstração escolar, tendo as crianças sido autorizadas pelos pais a participar no espetáculo. “Vieram com as escolas e trouxeram a papelada toda necessária com eles, seguro de saúde e tudo. Está tudo em ordem“.

A participação de menores em touradas carece, tal como sucede para outros espetáculos, de autorização da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), que pondera se o evento em causa faz de alguma forma perigar a segurança, a saúde, o desenvolvimento físico, psíquico e moral ou a educação do menor.

Mas a CPCJ de Elvas confirmou que não lhe “foi solicitada autorização”, tendo tido conhecimento do espetáculo apenas depois da sua realização. “Ora a CPCJ só pode exercer a sua atividade de promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens quando tem conhecimento das situações em tempo útil”.

Por isso, acrescenta a CPCJ de Elvas, “será competente para intervir a IGAC – Inspeção-Geral das Atividades Culturais”.

A IGAC, por sua vez, adianta que a queixa já está a ser analisada. Também a Autoridade para as Condições de Trabalho diz estar a “averiguar a situação” com vista à “adoção dos procedimentos legais no âmbito das respetivas competências”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Meter crianças nesta carnificina deveria ser punido com prisão.
    Acabem de vez com esta atrocidade. Há muito tempo, que não estamos na era dos réis e das rainhas. Estamos no Século XXI, sabiam. Deixem de lamber o chão onde essa gentalha armada em importante e sem importância nenhuma passa. Não passam de parasitas da sociedade.
    A tourada não passa de um entretém dessa gentalha que não tinha mais nada para fazer. Vê lá se naquele tempo pegavam numa enxada para cavar, claro que não tenham o desgraçado que mal ganhava para comer enquanto eles lambiam os beiços daquilo que o desgraçado preparava.
    Acordem para a vida!!!

RESPONDER

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% dos médicos só fazem "fantochadas"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …

Polícia antimotim dispersa manifestantes em Hong Kong com gás lacrimogéneo

A polícia antimotim de Hong Kong carregou hoje com gás lacrimogéneo sobre manifestantes que tinham erigido uma barricada no bairro de Kwun Tong, no Este da antiga colónia britânica. Embora os protestos tenham decorrido de forma …

Eleições. CDU vai manter campanha clássica, mas dispensa o "lombo assado"

O chefe do maior partido da Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas e ecologistas, assumiu enfado com carne assada nas jornadas e ações de esclarecimento pelo país, mas garante uma campanha eleitoral nos cânones …

Bloco quer mais funcionários públicos e quotas por raça nas universidades

O BE afirma, no programa eleitoral disponibilizado hoje na íntegra, que "é o partido que quer e pode impedir uma maioria absoluta", um resultado nas eleições legislativas que faria Portugal "voltar ao passado da arrogância …

Balas com defeito que encravam armas. PSP confirma, mas diz que não é um problema

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirma que estão a ser utilizadas algumas balas com defeito que até encravam as armas, nos treinos dos candidatos a agentes na Escola Prática de Polícia. Mas garante que …