Autoridades investigam participação de crianças em touradas

frmorais / Flickr

A plataforma Basta denuncia a participação de duas crianças em touradas no concelho de Elvas. As autoridades já estão a investigar.

Segundo o Público, duas crianças terão participado num espetáculo tauromáquico, no concelho de Elvas. O assunto foi alvo de queixas a várias entidades que averiguam agora o sucedido.

De acordo com a plataforma Basta, que denuncia a participação, as crianças terão nove e dez anos e são filhas de um cavaleiro tauromáquico e um bandarilheiro, respetivamente.

Luís Carvalho, da Associação dos Romeiros de Vila Boim e um dos organizadores do evento que aconteceu a 13 e 14 de outubro ,confirma apenas que a chamada Fiesta do Toureio incluiu uma demonstração escolar, tendo as crianças sido autorizadas pelos pais a participar no espetáculo. “Vieram com as escolas e trouxeram a papelada toda necessária com eles, seguro de saúde e tudo. Está tudo em ordem“.

A participação de menores em touradas carece, tal como sucede para outros espetáculos, de autorização da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), que pondera se o evento em causa faz de alguma forma perigar a segurança, a saúde, o desenvolvimento físico, psíquico e moral ou a educação do menor.

Mas a CPCJ de Elvas confirmou que não lhe “foi solicitada autorização”, tendo tido conhecimento do espetáculo apenas depois da sua realização. “Ora a CPCJ só pode exercer a sua atividade de promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens quando tem conhecimento das situações em tempo útil”.

Por isso, acrescenta a CPCJ de Elvas, “será competente para intervir a IGAC – Inspeção-Geral das Atividades Culturais”.

A IGAC, por sua vez, adianta que a queixa já está a ser analisada. Também a Autoridade para as Condições de Trabalho diz estar a “averiguar a situação” com vista à “adoção dos procedimentos legais no âmbito das respetivas competências”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Meter crianças nesta carnificina deveria ser punido com prisão.
    Acabem de vez com esta atrocidade. Há muito tempo, que não estamos na era dos réis e das rainhas. Estamos no Século XXI, sabiam. Deixem de lamber o chão onde essa gentalha armada em importante e sem importância nenhuma passa. Não passam de parasitas da sociedade.
    A tourada não passa de um entretém dessa gentalha que não tinha mais nada para fazer. Vê lá se naquele tempo pegavam numa enxada para cavar, claro que não tenham o desgraçado que mal ganhava para comer enquanto eles lambiam os beiços daquilo que o desgraçado preparava.
    Acordem para a vida!!!

RESPONDER

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …