Autoridades canadianas identificam homicida que matou uma criança há 36 anos

As autoridades canadianas anunciaram na quinta-feira que identificaram a pessoa que matou uma menina de nove anos há 36 anos, um homicídio pelo qual outro homem foi injustamente condenado, num caso que chamou a atenção nacional.

Segundo noticiou na quinta-feira o Washington Post, a polícia de Toronto disse que Calvin Hoover foi identificado através do seu ADN. O homem, que morreu em 2015, tinha 28 anos na época do assassinato e conhecia a família de Christine Jessop, embora não fosse suspeito na altura.

Christine Jessop foi vista pela última vez a 03 de outubro de 1984, em Queensville, Ontário, a norte de Toronto. O seu corpo foi encontrado três meses depois, tendo-se concluído que havia sido abusada sexualmente e esfaqueada até a morte. A polícia encontrou evidências de ADN na roupa da menina.

O vizinho Guy Paul Morin acabou por ser condenado, injustamente, à prisão perpétua. Em 1995, com base numa tecnologia de análise ADN, a condenação foi anulada e o homem recebeu uma indemnização de mais de um milhão de dólares (cerca de 850 mil euros) e um pedido público de desculpas.

Morin, de 34 anos, foi condenado pelo assassinato de Christine Jessop em 1992, tendo passado um total de 18 meses na prisão. Num comunicado, afirmou que se sentia aliviado pela família Jessop. “Quando o ADN me exonerou em janeiro de 1995, tinha certeza que um dia o ADN revelaria o verdadeiro assassino”, disse.

O chefe da polícia de Toronto, James Ramer, referiu que a polícia quer descobrir mais sobre a vida de Calvin Hoover, especialmente no período entre 1984 a 2015. Na época do assassinato de Christine Jessop, o homem e a esposa eram conhecidos da família.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Santander encerrou 60 balcões em 2020 e prevê fechar mais 30 até março

O Santander encerrou 60 balcões em 2020 e estima fechar mais cerca de 30 este trimestre, numa adaptação ao modelo de negócio que diz obrigatória para sobreviver. A Comissão Executiva do Santander, que assina a carta enviada …

Instituto Pasteur interrompe desenvolvimento de vacina

O Instituto Pasteur anunciou esta segunda-feira ter parado o desenvolvimento do seu principal projeto de vacina contra a covid-19, porque os primeiros ensaios demonstraram ser menos eficaz do que se esperava. Um outro agente francês, o …

Maduro anuncia "gotas milagrosas" 100% eficazes contra a covid-19

Este domingo, o Presidente venezuelano Nicolás Maduro apresentou um suposto medicamento desenvolvido no país que descreveu como "gotas milagrosas", 100% eficazes contra a covid-19. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou este domingo umas gotas que …

Associação de Juízes pede urgência na aprovação de lei sobre suspensão de prazos processuais

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) pediu esta segunda-feira ao Governo e ao parlamento a "maior urgência" na aprovação da proposta de lei que determina a suspensão dos prazos nos processos judiciais não urgentes. Segundo …

Marisa Matias e João Ferreira ficam sem subvenção pública

As candidaturas de João Ferreira e Marisa Matias não vão receber a subvenção pública para financiar as suas campanhas eleitorais, uma vez que ficaram abaixo dos 5%, a fasquia imposta pela lei para ter acesso …

Misericórdias de Viseu apelam ao bom senso na vacinação

O presidente do secretariado regional de Viseu da União das Misericórdias disse esta segunda-feira à agência Lusa que na vacinação contra a covid-19 “tem de haver bom senso” e explicou que, quando sobram vacinas, “têm …

Quatro futebolistas e presidente do Palmas morrem em queda de avioneta no Brasil

Quatro futebolistas e o presidente do Palmas morreram ontem num acidente de aviação a caminho de Goiânia, onde a equipa da quarta divisão brasileira ia defrontar o Vila Nova na Taça Verde. "Lamentamos informar que não …

Marcelo bate recorde de Mário Soares. É o primeiro a ganhar em todos os concelhos

Marcelo Rebelo de Sousa foi o primeiro candidato a ganhar todos os concelhos numas eleições presidenciais em democracia. O candidato a Presidente da República e reeleito para o cargo, Marcelo Rebelo de Sousa, ganhou a votação …

Portugal regista mais 252 mortes e 6.923 casos de covid-19

Portugal registou, esta segunda-feira, mais 252 mortes e 6.923 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, …

Pintor Francisco Gaia morre aos 87 anos

O pintor e escultor Francisco Gaia, que realizou exposições nos Estados Unidos, Holanda e Portugal, morreu no sábado, em Vila Franca de Xira, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse a família à agência Lusa …