Autoridades canadianas identificam homicida que matou uma criança há 36 anos

As autoridades canadianas anunciaram na quinta-feira que identificaram a pessoa que matou uma menina de nove anos há 36 anos, um homicídio pelo qual outro homem foi injustamente condenado, num caso que chamou a atenção nacional.

Segundo noticiou na quinta-feira o Washington Post, a polícia de Toronto disse que Calvin Hoover foi identificado através do seu ADN. O homem, que morreu em 2015, tinha 28 anos na época do assassinato e conhecia a família de Christine Jessop, embora não fosse suspeito na altura.

Christine Jessop foi vista pela última vez a 03 de outubro de 1984, em Queensville, Ontário, a norte de Toronto. O seu corpo foi encontrado três meses depois, tendo-se concluído que havia sido abusada sexualmente e esfaqueada até a morte. A polícia encontrou evidências de ADN na roupa da menina.

O vizinho Guy Paul Morin acabou por ser condenado, injustamente, à prisão perpétua. Em 1995, com base numa tecnologia de análise ADN, a condenação foi anulada e o homem recebeu uma indemnização de mais de um milhão de dólares (cerca de 850 mil euros) e um pedido público de desculpas.

Morin, de 34 anos, foi condenado pelo assassinato de Christine Jessop em 1992, tendo passado um total de 18 meses na prisão. Num comunicado, afirmou que se sentia aliviado pela família Jessop. “Quando o ADN me exonerou em janeiro de 1995, tinha certeza que um dia o ADN revelaria o verdadeiro assassino”, disse.

O chefe da polícia de Toronto, James Ramer, referiu que a polícia quer descobrir mais sobre a vida de Calvin Hoover, especialmente no período entre 1984 a 2015. Na época do assassinato de Christine Jessop, o homem e a esposa eram conhecidos da família.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …