Quase todos os autores de tiroteios em massa dos últimos 50 anos têm estas 4 coisas em comum

Larry W. Smith / EPA

Um estudo encomendado pelo Governo norte-americano analisou todos os tiroteios em massa desde 1966 e chegou a algumas conclusões únicas.

Homem caucasiano com historial de perturbações mentais ou violência doméstica. É este o estereótipo que as pessoas normalmente têm de um autor de um tiroteio em massa. Um novo estudo encomendado e financiado pelo Governo norte-americano permitiu perceber que esta ideia preconcebida não é completamente descabida e descobriu algumas coisas em comum entre quase todos os autores destes crimes.

Graça a este estudo, os investigadores notaram que quase todos os atiradores passaram por traumas durante a infância, uma crise pessoal ou por um luto moroso, um “guião” ou exemplos que validam os seus sentimentos e, por último, acesso a uma arma de fogo.

Os investigadores esperam que os resultados possam permitir uma abordagem mais holística e baseada em provas. “Dados não são algo político. A nossa esperança é que isso leve os debates mais além”, disse a coautora do estudo, Jillian Peterson, citada pela VICE.

Este é o estudo mais completo alguma vez feito sobre o tema, incluindo mais de 100 variáveis na análise aos tiroteios em massa. Este é um problema particularmente preocupante nos Estados Unidos, com o número de casos a aumentar gradualmente ao longo dos anos.

Dos 167 incidentes nos últimos 53 anos, um em cada cinco ocorreram nos últimos cinco anos e metade deles desde o início do milénio. Ainda em agosto deste ano, registaram-se dois tiroteios em menos de 24 horas que terão causado 27 mortos.

Quase metade dos atiradores tiveram acesso às armas de fogo por vias legais, enquanto 13% deles roubaram ou pediram a arma emprestada. Além disso, as suas motivações também se estão a tornar cada vez mais raciais, religiosas e misóginas.

O estudo traçou ainda o perfil dos atirados para os diferentes tipos de tiroteios.

Escolas: Homens caucasianos, normalmente estudantes ou ex-alunos da escola com um historial de trauma. Grande parte deles são suicidas e planeiam com cuidado o seu crime.

Universidades: Homens não-caucasianos que são estudantes da universidade, suicidas e com um historial de violência ou trauma de infância.

Emprego: Homens na casa dos 40 sem uma raça específica, normalmente empregados na empresa com um sentimento de injustiça em relação ao local de trabalho.

Culto religioso: Homens caucasianos na casa dos 40, motivados por ódio ou violência doméstica e cujo tiroteio é, grande parte das vezes, pouco planeado.

Sítios de comércio: Homens caucasianos, na casa dos 30 anos, com historial de violência e registo criminal, maioritariamente sem qualquer ligação ao local e com problemas mentais ou psicológicos.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. 1ª coisa em comum: moram nos EUA;
    2ª coisa em comum: têm armas;
    3ª coisa em comum: são apoiantes do Trump;
    4ª coisa em comum: são atrasados mentais;

  2. em poucas palavras os EUA ,ja nao sao o el dorado ou paraiso civilizacional ,uma economia decadente ,claro que isso agrava e aumenta os actos de violencia ,o facil acesso a armas facilita ,mas nao constitui a causa ,pois a 50 anos o acesso ainda era mais facil

  3. e ainda dizem que o estudo é completo e sem politiquices, no entanto não mencionam o que realmente é comum, é este pessoal estar todo a tomar drogas legais, nomeadamente antidepressivos e afins.

RESPONDER

Parlamento aprova despenalização da eutanásia

Os cinco projetos de lei que despenalizam a eutanásia do BE, PAN, PS, PEV e IL foram aprovados, esta quinta-feira, na generalidade, na Assembleia da República. O projeto de lei do Partido Socialista recebeu 128 votos …

Tribunal da Relação mantém penas de prisão para ex-seguranças do Urban Beach

O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) decidiu manter as penas efetivas aplicadas pelo tribunal de 1.º instância aos ex-seguranças da discoteca Urban Beach acusados por tentativa de homicídio de dois homens. Segundo o acórdão, a …

Mafioso português Joe Barbosa retratado em livro sobre a Cosa Nostra, o FBI e a justiça nos EUA

Ser português travou a ascensão de Joseph Barbosa na máfia italiana nos Estados Unidos (EUA), mas foi em língua portuguesa o seu elogio fúnebre, após ser assassinado por denunciar mafiosos culpados e inocentes e expor …

Testes deram negativo em mais uma criança internada por suspeita de Covid-19

Uma criança regressada da China foi encaminhada, esta quinta-feira, para o Hospital D. Estefânia, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus, mas as análises deram negativo, anunciou a Direção-Geral da Saúde (DGS). Num comunicado publicado no …

A China até já está "a queimar" dinheiro para combater o coronavírus

A luta entre a China e o novo coronavírus, o Covid-19, tem colocado os órgãos governamentais em alerta. O governo parece não poupar esforços para conter a proliferação da doença - nem que seja preciso, …

Barcelona contrata Braithwaite para substituir Dembélé

O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do futebolista dinamarquês, do Leganés, para substituir o lesionado Dembélé, depois de pagar a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros. Com a contratação de Martin Braithwaite, …

Senador do Ceará baleado ao tentar invadir com uma retroescavadora um quartel tomado por polícias amotinados

Esta quarta-feira, Cid Gomes foi baleado depois de ter invadido com uma retroescavadora um portão de um quartel da Polícia Militar na cidade de Sobral, no estado do Ceará. O senador Cid Gomes foi baleado, na noite …

PS acusa Bloco de "má fé" na escolha de juízes para o Constitucional

O Bloco não gostou de ter ficado de fora da escolha dos dois novos juízes para o Tribunal Constitucional. PS acusa agora o partido de esquerda de "má fé". Numa conferência de imprensa no Parlamento, esta …

Justiça suíça acusa presidente do PSG e ex-responsável da FIFA de gestão danosa

O presidente do Paris Saint-Germain e um antigo secretário-geral da FIFA foram acusados de gestão danosa pela justiça suíça, numa investigação sobre os direitos televisivos do Mundial de futebol. O Ministério Público da Suíça acusa Nasser …

PJ deteve falsa psiquiatra que dava "consultas" em casa em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher, de 38 anos, que se fazia passar por médica psiquiátrica e que dava "consultas" na sua residência. Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) de Braga refere que, …