Automobilista francês morre após embate em camião bloqueado por “coletes amarelos”

Sebastien Nogier / EPA

Protesto dos “Coletes Amarelos” no sul de França

Um automobilista morreu durante a noite de sexta-feira para hoje após bater num camião bloqueado numa barreira de controlo dos “coletes amarelos”, à entrada da autoestrada de Perpignan-sul, indicou à AFP, o procurador local, Jean-Jacques Fagni.

De acordo com os bombeiros, a vítima é um homem de 36 anos. “Estava com traje de trabalho”, precisou o procurador, sem fornecer detalhes sobre a identidade. Esta morte eleva para 10 o número de vítimas mortais ligadas aos “coletes amarelos”, desde o início do movimento.

“Vários pesados ficaram bloqueados e o último da fila estava a tentar falar com os coletes amarelos para passar quando uma viatura chegou e embateu na traseira do camião”, explicou Fagni, sublinhando que a paragem forçada do veículo representava um perigo para a circulação. O condutor morreu instantaneamente, pouco antes da meia-noite.

“O motorista do pesado manteve-se no local e esperou pela chegada da polícia, ao contrário das pessoas que bloquearam a estrada e que fugiram”, afirmou o procurador, precisando que não ficaram mais do que duas ou três mulheres “coletes amarelos” chocadas, que esperam também pela polícia.

A polícia de Perpignan está encarregada da investigação. Foi aberto um inquérito por “homicídio involuntário” agravado e entrave à circulação, segundo a mesma fonte. “As mulheres coletes amarelos que ficaram devem ser ouvidas pelos investigadores rapidamente”, de acordo com o procurador.

Várias dezenas de “coletes amarelos” bloquearam estradas na sexta-feira, nomeadamente na zona de Boulou, entre França e Espanha, e novas ações estão previstas para hoje na região.

Há mais de um mês, o movimento inédito “coletes amarelos”, nascido nas redes sociais, espalhou-se por toda a França, dando azo a cenários de conflito em Paris e obrigando o Governo a adotar medidas sociais com um custo de dez mil milhões de euros.

Para hoje, os coletes amarelos franceses mais determinados, insatisfeitos com as concessões do poder, prometeram um novo sábado de manifestações, nomeadamente perto do castelo de Versalhes.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …