Autoeuropa suspende produção. A culpa é da Eslovénia

Mário Cruz / Lusa

Devido à falta de peças de um fornecedor esloveno, a Autoeuropa vai suspender a produção durante algumas semanas, sem adiantar uma data previsível para o reinício da produção. No Japão, a Toyota suspendeu operações nas 14 fábricas, devido a uma falha informática.

A fábrica da Autoeuropa, em Palmela, vai suspender a produção a partir da primeira quinzena de setembro, devido à falta de peças provenientes de um fornecedor severamente afetado pelas cheias de agosto na Eslovénia.

O anúncio foi feito, esta segunda-feira, pela empresa.

“Na origem do problema está a falta de peças produzidas por um fornecedor na Eslovénia e que são essenciais à construção de motores”, justifica a empresa do grupo Volkswagen em comunicado enviado aos trabalhadores.

A Autoeuropa adiantou ainda que o fornecedor esloveno foi “severamente afetado pelas cheias que aconteceram no início de agosto”.

No comunicado, a que a agência Lusa teve acesso, a fábrica de automóveis de Palmela, no distrito de Setúbal, não adianta qualquer data previsível para o reinício da produção.

A administração da Autoeuropa esclarece, no entanto, que a paragem da produção deverá ter lugar a partir da primeira quinzena de setembro e que se deverá prolongar por algumas semanas.

A empresa refere também que o Grupo Volkswagen não só está a dar suporte técnico ao fornecedor esloveno para o reinício da produção, como também está a trabalhar para encontrar “alternativas junto de outros fornecedores para voltar a normalizar a produção nas fábricas afetadas com a maior brevidade possível”.

A Autoeuropa salienta ainda que a direção da fábrica “está a acompanhar a situação com o Grupo Volkswagen” e admite que o “cenário poderá alterar-se consoante o fluxo da cadeia de abastecimento”.

Confrontado com a suspensão da produção anunciada na hoje pela fábrica de Palmela, o coordenador da Comissão de Trabalhadores, Rogério Nogueira, disse que “uma paragem de produção é sempre um motivo de grande preocupação para os trabalhadores”.

“Mas pela nossa parte tudo faremos para que seja possível encontrar soluções que não tenham impactos negativos para a vida dos trabalhadores”, concluiu o coordenador da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa.

Toyota suspende fábricas no Japão

No Japão, a construtora automóvel Toyota Motor suspendeu, esta terça-feira, as operações em 14 fábricas no país, devido a uma falha no sistema informático, sem avançar quando poderá retomar a atividade.

“É uma falha no sistema que está a impedir as encomendas de peças. Não sabemos quando poderá ser recuperado, mas estamos a tentar retomar as operações”, disse um porta-voz da empresa, que salientou que não se deve tratar de um ciberataque.

Inicialmente, a empresa, com sede em Aichi, no centro do Japão, tinha anunciado a suspensão das operações em 12 das fábricas, às quais se juntaram mais duas instalações. Todas as 28 linhas de produção em 14 fábricas japonesas foram encerradas.

As ações da Toyota Motor, que abriram esta terça-feira em terreno positivo na bolsa de Tóquio, fecharam a sessão a cair 0,16%, na sequência do anúncio.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.