A dupla de australianos criou um contentor flutuante capaz de retirar uma grande quantidade de lixo que se encontra nos nossos oceanos.
Os australianos Andrew Turton e Pete Ceglinski são os nomes por trás desta simples ideia que pode ter um grande impacto para proteger os oceanos e os animais marinhos.
Batizado de Seabin, este projeto não é nada mais do que um contentor do lixo flutuante que funciona como uma alternativa mais barata e de baixa manutenção para efetuar esta limpeza.
O caixote do lixo pode trabalhar de forma independente durante 24 horas, sete dias por semana, e retirar as embalagens de plástico e de papel que tão habitualmente vemos a boiar na água, bem como líquidos poluentes como óleo, combustível e detergentes.
A dupla produz este contentor em casa, usando materiais bastante comuns, mas espera começar a distribui-lo no final do próximo ano.
O primeiro objetivo passa por colocar este contentor em marinas e portos, locais onde frequentemente há uma grande concentração de lixo e onde é mais fácil controlar os seus resultados.
Atualmente, os criadores estão à procura de parcerias e a arrecadar dinheiro, através de uma campanha de crowdfunding, para levar o Seabin mais longe.
A meta é chegar aos 230 mil dólares, cerca de 210 mil euros, e até agora conseguiram quase 100 mil.
ZAP / HypeScience