Os primeiros australianos eram caçadores e cultivadores de bananas

Australian National University

Antiga plantação de bananas em Wagadagam.

Os primeiros australianos não eram apenas caçadores que se alimentavam de carne e peixe. Estes povos também plantavam bananas como meio de subsistência.

Ao contrário do que se pensava, os primeiros australianos não eram apenas caçadores. Estes humanos antigos também eram cultivadores de bananas. A conclusão surge após novas evidências encontradas Wagadagam, na ilha de Mabuiag, em Queensland, Austrália. Estas primeiras comunidades indígenas conseguiram gerir e cultivar plantações há 2.145 anos.

Um novo estudo publicado recentemente na revista científica Nature, Ecology & Evolution explica que as escavações arqueológicas anteriores sugeriam que os indígenas há pelo menos 7.300 anos sobreviveram da caça e da pesca.

Agora, os arqueólogos encontraram “muros de contenção”, que têm sido associados às atividades de jardinagem. Além disso, foi encontrada uma rede de “arranjos de pedras, arranjos de conchas, arte rupestre e um monte de ossos de dugongo”, que são evidências do cultivo de bananas, escreve o portal Ancient-Origins.

A equipa de investigadores recolheu amostras do solo que, após análise, confirmaram o “cultivo intensivo de banana”. Os autores do estudo escrevem que os habitantes de Mabuiag desenvolveram “práticas de cultivo e horticultura complexas e diversificadas”.

O autor principal do estudo, Robert N. Williams, diz que as evidências da tradição hortícola apontam para o cultivo de inhame, taro e banana. As gorduras e proteínas eram obtidas através de peixes, dugongos e tartarugas. Isto significa que os povos antigos tinham “uma dieta de alta qualidade”.

Os cientistas não estudaram a forma como é que o consumo de banana nas dietas dos primeiros australianos beneficiou a comunidade, embora hoje em dia sejam bem conhecidos os seus benefícios para a saúde.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Acordo de Concertação prevê licenças e apoios fiscais à formação

Já se conhecem algumas das medidas previstas no Acordo de Formação Profissional e Qualificações, assinado ontem pelo governo, confederações patronais e UGT. O governo, as confederações patronais e a UGT assinaram, esta quarta-feira, o Acordo de …

Relatório do Novo Banco estilhaça PSD. Pinto Luz sai em defesa de Passos Coelho e critica Rui Rio

Esta quarta-feira, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, deixou duras críticas ao atual líder do PSD depois de o partido ter aprovado o relatório que acusa o Governo de Pedro Passos Coelho …

Cientistas "encontraram" a válvula de Nikola Tesla nos intestinos de tubarões

Cientistas descobriram que os intestinos de tubarões funcionam de forma semelhante à famosa válvula unidirecional de Nikola Tesla, criada há mais de 100 anos. Pela primeira vez, cientistas fizeram exames 3D de intestinos de tubarão para …

Recolher obrigatório, limitação horária nos restaurantes e restrições por concelho podem acabar hoje

Na reunião de terça-feira no Infarmed, os peritos concluíram haver condições para começar a aliviar algumas das medidas restritivas em vigor. Em Conselhos de Ministros, que se irá realizar hoje, o Governo irá definir novas …

Alerta de tsunami no Alasca depois de sismo de magnitude 8.2

A península do Alasca, a oeste dos Estados Unidos, foi atingida por um sismo de magnitude 8.2 na noite de quarta-feira (7h15 de quinta-feira em Lisboa) e já foi lançado um alerta de tsunami na …

Conselho de Ministros reúne-se para discutir próximos passos no desconfinamento

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para decidir os próximos passos no processo de abertura do país, dois dias depois de especialistas terem sugerido a evolução das medidas de restrição de acordo com a …

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …