Australiano encontrou pepita de ouro de 1,4 quilos com um detetor de metais

(dr) Matt Cook / Finders Keepers Gold P

A pequena cidade de Kalgoorlie, na Austrália Ocidental, foi fundada no final do século XIX, no âmbito de uma corrida ao ouro, e ainda hoje vários exploradores tentam a sua sorte na região.

Nos últimos dias, um deles, munido apenas de um detetor de metais, foi especialmente sortudo, conta a BBC: encontrou uma pepita de ouro com 1,4 quilogramas, avaliada em 62 mil euros, enquanto andava por uma região de minas.

O homem, que não foi identificado, deslocou-se à Finders Keepers Gold Prospecting, em Kalgoorlie, para mostrar o achado. A loja local que vende material de prospeção partilhou na Internet fotografias da pedra. “Ele entrou na minha loja e mostrou-me a pepita na mão com um grande sorriso no rosto”, disse Matt Cook à BBC.

De acordo com o que o proprietário contou, o felizardo é um cliente habitual, mas que procura metais preciosos como passatempo. “É apenas um pouco maior do que um maço de cigarros e a densidade era incrível, era tão pesada”, descreve.

A pepita estava no meio dos arbustos, a apenas 45 centímetros abaixo da superfície. De acordo com especialistas, este tipo de descobertas por parte de não profissionais acontece algumas vezes por ano.

Cerca de três quartos do ouro extraído na Austrália é produzido nos arredores da região de Kalgoorlie. Em geral, são encontrados vestígios menores de ouro na região, segundo o Sam Spearing, diretor da Escola de Minas da Austrália Ocidental na Universidade Curtin.

Ao longo das minas da região, muita gente anda por aí como garimpeiro no fim de semana, como um hobby. Outras pessoas fazem-no a tempo integral”, afirmou Spearing. “A maior parte do ouro encontrado está na categoria de menos de 20 gramas, mas encontram com bastante frequência.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.