Australiano encontrou pepita de ouro de 1,4 quilos com um detetor de metais

(dr) Matt Cook / Finders Keepers Gold P

A pequena cidade de Kalgoorlie, na Austrália Ocidental, foi fundada no final do século XIX, no âmbito de uma corrida ao ouro, e ainda hoje vários exploradores tentam a sua sorte na região.

Nos últimos dias, um deles, munido apenas de um detetor de metais, foi especialmente sortudo, conta a BBC: encontrou uma pepita de ouro com 1,4 quilogramas, avaliada em 62 mil euros, enquanto andava por uma região de minas.

O homem, que não foi identificado, deslocou-se à Finders Keepers Gold Prospecting, em Kalgoorlie, para mostrar o achado. A loja local que vende material de prospeção partilhou na Internet fotografias da pedra. “Ele entrou na minha loja e mostrou-me a pepita na mão com um grande sorriso no rosto”, disse Matt Cook à BBC.

De acordo com o que o proprietário contou, o felizardo é um cliente habitual, mas que procura metais preciosos como passatempo. “É apenas um pouco maior do que um maço de cigarros e a densidade era incrível, era tão pesada”, descreve.

A pepita estava no meio dos arbustos, a apenas 45 centímetros abaixo da superfície. De acordo com especialistas, este tipo de descobertas por parte de não profissionais acontece algumas vezes por ano.

Cerca de três quartos do ouro extraído na Austrália é produzido nos arredores da região de Kalgoorlie. Em geral, são encontrados vestígios menores de ouro na região, segundo o Sam Spearing, diretor da Escola de Minas da Austrália Ocidental na Universidade Curtin.

Ao longo das minas da região, muita gente anda por aí como garimpeiro no fim de semana, como um hobby. Outras pessoas fazem-no a tempo integral”, afirmou Spearing. “A maior parte do ouro encontrado está na categoria de menos de 20 gramas, mas encontram com bastante frequência.”

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Luís Filipe Vieira pediu informações sobre Keylor Navas em Madrid

O presidente do Benfica aproveitou a visita a Madrid para saber mais pormenores sobre a situação do guarda-redes dos merengues. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, dirigiu-se na passada segunda-feira a Madrid para ultimar os …

Jovens que acusaram Harry de “traição da raça” condenados com pena de prisão

O caso remonta a dezembro de 2018, quando surgiram as primeiras notícias de uma investigação da BBC que envolvia a família real britânica. Um grupo neonazi era responsável por uma propaganda online onde sugeriam que o …

UEFA confirma três jogos de suspensão para Neymar

A UEFA anunciou, esta quarta-feira, que rejeitou o recurso do Paris Saint-Germain e manteve os três jogos de suspensão a Neymar, na sequência de insultos aos árbitros na partida com o Manchester United, da Liga …

Transportes estão cada vez mais cheios. Carris vai comprar 100 novos autocarros

A Carris vai lançar dois concursos para a aquisição de 100 novos autocarros, 70 dos quais a gás natural e 30 elétricos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. Falando na apresentação da …

Apenas 59% dos habitantes da Europa ocidental confiam na vacinação. França é o país com mais dúvidas

Na Europa oriental, apenas metade da população olha para as vacinas como uma forma segura de prevenção de saúde. No caso da zona ocidental, o número sobe para os 59%, mas fica ainda distante dos …

César Peixoto é o novo treinador da Académica

O antigo futebolista é o novo treinador da Académica, sucedendo a João Alves no comando técnico dos estudantes, anunciou o clube que integra a II Liga portuguesa. César Peixoto vai ser apresentado às 17h00, em conferência …

Tribunal diz que ausência de resistência de vítima de violação é "desejo de sobreviver"

Quando as vítimas não resistem, revelam "o desejo de sobreviver a uma situação cujo controlo não detêm", adotando um comportamento de preservação, diz o Tribunal da Relação de Lisboa. O Tribunal da Relação de Lisboa considerou …

Draghi abre a porta a cortes nas taxas de juro

Mario Draghi afirmou esta terça-feira que se o objetivo de ficar abaixo dos 2% de inflação estiver ameaçado, "estímulos adicionais serão necessários". O presidente do BCE admitiu mesmo uma descida das taxas. O presidente do BCE, Mario …

SNS dá “sinais de cansaço” e tem sistema “que não é amigo do cidadão”

A Convenção Nacional da Saúde concluiu esta terça-feira que o SNS “dá sinais de cansaço” e avisa que os portugueses “não podem ter listas de espera de anos” por consultas ou cirurgias, nem ter “enormes …

Violência doméstica: sobe para 16 o número de mulheres mortas em 2019

O número de mulheres mortas desde o início do ano em contexto de violência doméstica subiu para 16, segundo a contabilidade feita pelo Público com base nas notícias publicadas sobre o assunto. O número exclui …